Isabel Maia's Reviews > O Barão Trepador

O Barão Trepador by Italo Calvino
Rate this book
Clear rating

by
2074673
's review
Apr 04, 2009

really liked it
bookshelves: mine, translated

Cosimo, filho do Barão de Rondó, num gesto de revolta por causa de um jantar de caracóis preparado pela irmã Battista, decide viver no cimo das árvores e não mais pisar o chão. Aquela que parecia uma promessa que não ia durar mais que o efémero fulgor da juventude prolongou-se pela vida inteira de Cosimo.
Construiu então o seu mundo na copa das árvores, as distâncias passam a ser vistas consoante os ramos das árvores disponíveis, o seu dia-a-dia enquadrou-se na vida da floresta e as necessidades humanas satisfeitas por meio de mecanismos que lhe permitiam manter-se no ar.
Do cimo das árvores, Cosimo via e escutava tudo, aproveitando a sua posição para ajudar os que o rodeavam, transmitindo recados, fornecendo abrigo, vigiando as matas dos fogos e dos perigos diversos que podiam esconder.
Mas o facto de viver no cimo das árvores não impediu Cosimo de viver uma vida normal. Continuou a ter as lições com o abade, leu vários romances, divertiu-se e apaixonou-se...
Cosimo tinha uma imaginação muito fértil, não só para as diversas tarefas do dia-a-dia, como também para contar e recontar as histórias por si vividas que a cada re-escrita se iam tornando cada vez mais mirabolantes.
Assistimos, também, embora de uma maneira vaga, ao desenrolar dos acontecimentos históricos do seu país, tocando momentos como a Revolução Francesa, as Invasões Napoleónicas ou a criação de Lojas Maçónicas.
flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Barão Trepador.
Sign In »

Reading Progress

April 4, 2009 – Shelved
April 4, 2009 – Shelved as: mine
April 4, 2009 –
page 57
17.92%
April 7, 2009 –
page 147
46.23%
April 9, 2009 –
page 238
74.84%
Started Reading
April 14, 2009 – Finished Reading
November 16, 2011 – Shelved as: translated

No comments have been added yet.