Romulo's Reviews > Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres

Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres by Clarice Lispector

Jan 12, 2009

bookshelves: fiction
Read in October, 2002

Existem livros que nos pegam de surpresa e nos envolvem de tal maneira que parece que foi escrito apenas para nós mesmos. Só assim consigo descrever como foi prazeroso ler esse livro de Clarice Lispector.

O livro já começa com peculiaridades típicas dessa fantástica autora. Por exemplo, talvez seja o único livro a começar com uma vírgula, isso mesmo, uma vírgula e a terminar com dois pontos.

São apenas dois personagens: A Lori e o Ulisses. Lori, é uma mulher que está aprendendo a viver e a amar, daí o nome do livro. Mas para viver Lori terá que aprender a alegria e a dor de ir ao encontro do outro. Ulisses é seu guia nesse aprendizado. A cada passo de Lori, ele a espera e pacientemente a explica o que está se passando com sua amada.

Um das cenas que nunca mais vou esquecer é quando Lori sai de casa e toma coragem de conversar com uma estranha. Ela troca poucas palavras, mas para ela foi o suficiente para provar, experimentar a vida. Imediatamente depois de chegar em casa ela liga para Ulisses e diz:

- Que é que eu faço? Não estou agüentando viver. A vida é tão curta e eu não estou agüentando viver?

Através de Lori Clarisse consegue nos mostrar que o simples ato de encontrar alguém e conversar, pode ser algo intenso e profundo. Sua personagem vivia tão intensamente o encontro com o outro que isso chegava a ser insuportável tamanha era a carga de sentimentos contidos nesse ato. O livro é repleto de reflexões, como essa, sobre a vida, sobre não ter medo de viver ou sobre como a vida é, ao mesmo tempo, terrível e bela de se viver.

Eu recomendo este pequeno livro à todos os apaixonados pela vida. Inclusive à todos os que estão vivendo uma paixão neste momento. À todos que tem sensibilidade para entender que fomos feitos para nos relacionar uns com os outros e que não existe outro modo de fazê-lo se não for nos tornando vulneráveis.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres.

09/17/2016 marked as: read