TonyAlmeida's Reviews > O Anjo da Morte

O Anjo da Morte by Ariana Franklin
Rate this book
Clear rating

by
1143403
's review
Dec 26, 2008

really liked it
bookshelves: authors-uk, historical-fiction, language-portuguese, libraries, read-2009, 13th-century, middle-ages
Recommended for: Whoever loves historical fiction
Read in January, 2009 , read count: 1

Um livro a medida daqueles que gostam de ler um romance histórico.

Tal como diz a autora na nota final do livro, escrever um romance histórico, em particular quando a acção decorre no século XII, pode ser complicado e por vezes os anacronismos se tornam inevitáveis. Alguns foram introduzidos voluntariamente para permitir uma melhor leitura do texto (que raio! não é um livro de História), outros poderão ter sido colocados inadvertidamente. Em qualquer dos casos, a compreensão da Idade Média não ficou a perder por causa do enredo deste romance.

Em poucas palavras, o romance é uma espécie de "CSI", em que Adelia, uma médica especialista em "interpretar os mortos", é solicitada para acompanhar a investigação do assassinato de várias crianças na cidade de Cambridge. Os judeus, conhecidos por sacrificarem crianças, são imediatamente tidos como culpados pela população que pretende fazer justiça pelas suas próprias mãos (muito habitual na altura, pelos vistos). Qual é o problema: os judeus são precisamente a principal fonte de rendimento para a coroa inglesa, pelo que Henrique II não vê com bons olhos a eventualidade de perder dinheiro, não sem antes apurar a verdade por detrás das mortes que têm ensombrado aquela comunidade inglesa. E ainda por cima, tudo leva a crer que o judeus nada terão a ver com os crimes...

Uma narrativa fluída e nada aborrecida, onde falha na previsibilidade de algumas acções - digamos que uma história que envolve a morte de crianças e que coloca bem no meio do enredo uma criança que acompanha a personagem principal dá para perceber rapidamente o que pode vir a acontecer - mas que ganha algum interesse devido à reviravolta final (que também não é nenhuma surpresa, uma vez que o leitor já tinha sido previamente informado de tudo o que é dito, no entanto a forma quase hipnótica como é feito deixa-nos agarrados ao livro).

Apenas uma ressalva sem grande importância sobre o enredo: o tradução do título do livro. Sendo título original "The Mistress of the Art of Death", que está em perfeita sintonia com a história que é narrada, eu gostava de saber que é que teve a ideia peregrina de traduzir para "O Anjo da Morte". Mais uma daquelas que nem lembra ao diabo. Vá lá, vá lá, a tradução do texto não é má.
1 like · flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Anjo da Morte.
Sign In »

Reading Progress

12/29/2008 page 67
16.11%
01/03/2009 page 321
77.16% "O livro tem-se revelado uma surprea agradável, se bem que, nesta parte, a narrativa está um pouco lenta..."

No comments have been added yet.