Tiago's Reviews > A Misteriosa Chama da Rainha Loana

A Misteriosa Chama da Rainha Loana by Umberto Eco

Aug 30, 2012

Um livro tremendamente visual, possivelmente um dos momentos mais autobiográficos de Umberto Eco, que aqui quebra com a sua tradição de romance Histórico para nos falar de História. A sua, muito possivelmente. O protagonista é Yambo, um alfarrabista que perde a memória na sequência de um AVC, e que consegue apenas comunicar pela literatura. Num esforço de tentar redescobrir quem é, enclausura-se na sua casa de infância, onde descobre a sua colecção de livros e escritos da sua meninice. Através deles, reconstrói, através de menções à banda desenhada, a cartazes, revistas e folhetos de época, como era crescer à sombra do fascismo de Mussolini e a Segunda Grande Guerra, num conto em que narrador e autor frequentemente se parecem confundir. Desta premissa complicada, nasce talvez o mais ligeiro dos livros de Eco.

Não se deve porém esperar uma "história" no sentido estrito da palavra. São memórias soltas, que vêm à cabeça de Yambo da mesma forma que nos viriam a nós, enquanto vasculhamos um baú com aquilo que nos encantou na infância. Como tanta coisa do Eco, é, afinal, um livro para saborear.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Misteriosa Chama da Rainha Loana.