Tempo de Ler's Reviews > A Lenda do Cisne

A Lenda do Cisne by Jules Watson
Rate this book
Clear rating

by
10165683
's review
Aug 09, 2012

liked it
Read from August 09 to 18, 2012 — I own a copy

{http://tempodler.blogspot.pt/2012/08/...}

«Nas histórias dos druidas, para alcançar a luz, temos primeiro de descer por uma longa estrada de escuridão, um vale escuro. E quanto mais bonita for a alvorada que acena sobre as colinas, mais difícil o trilho para lá chegar». Esta é uma história de druidas…de mitos e lendas…de magia e superstição…irá Deirdre e Naisi encontrar a sua alvorada? Ou enveredar por uma longa estrada de escuridão sem fim, marcada pelas sombrias intenções de outros como Nessa, Conor, Cinet,…! Assim que se atingem as mais escuras profundezas apenas se pode subir, «…ou assim dizem os druidas»…

A história de Deirdre é uma história de amor e coragem; uma luta entre aquilo que queremos e aquilo que estamos dispostos a ceder pelo amor e companhia de outro…

À medida que a trama se desenvolve temos acesso ao maravilhoso folclore irlandês, seja através de músicas, histórias/mitos ou até mesmo do comportamento e acção das personagens. O fascínio da cultura celta está presente, é certo, mas não o seu espírito. Comparando com os livros de Juliet Marillier, falta neste livro de Jules Watson a energia simbólica deste povo, o seu carisma e essência apaixonante. Isso é algo que não pode ser relatado, tem que ser inspirado através de cada palavra impressa - e esta é, para mim, a maior falha de Watson.

A introdução de praticamente todas as personagens relevantes para a trama logo no início do livro torna o começo muito atribulado e confuso, mas a rica caracterização de cada uma das personagens permite-nos começar a diferenciá-las e a apreciar a sua individualidade.

A protagonista é uma potência a ter em conta - corajosa, mordaz, selvagem, audaciosa mas inocente na sua impetuosidade. Lamentavelmente, há muito poucas cenas do quotidiano no início, mostrando a interacção entre Deirdre e Naisi. A autora perde-se apenas na descrição (bastante competente, é verdade) da componente de luxúria entre ambas as personagens.

É interessante observar a luta interior, tanto de Naisi como de Deirdre. Os irmãos de Naisi também são personagens muito bem construídas e interessantes, bastante distintos entre si. Tanto a descrição de Conor e de Cinet, os dois reis, está muito bem elaborada, cheia de detalhes deliciosamente perversos que nos leva a repudiá-los assim que entram em cena. Lamentavelmente, os pais adotivos de Deirdre não têm praticamente qualquer participação na trama e não conhecemos os seus sentimentos/opiniões sobre tudo o que se passou. Seria interessante ter acesso a esta perspectiva... e saber que Deirdre era amada por quem lhe foi mais próximo.

O ritmo do livro é bastante desencorajador - Jules começa muito bem, avançando sem perder mais tempo do que o necessário na construção do romance entre os protagonistas que, embora levem algum tempo a envolver-se, não tornam a leitura enfadonha. Contudo, a partir de determinada altura, há partes neste livro em que parece que nada acontece - a narrativa arrasta-se, aborrecendo-nos com partes completamente dispensáveis que já haviam sido exploradas antes pela autora. Adoro narrativas bonitas e floreadas…mas não quando é notório que servem apenas para empatar a história! A escrita de Watson é muito bonita e harmoniosa - não havia necessidade de optar por este tipo atafulhamento.

As cenas relacionadas com o sobrenatural são difíceis de idealizar mas muito ricas na sua construção pormenorizada, deixando sempre o conceito de algo encantadoramente misterioso. A noção de tempo é muito vaga, não temos ideia de quanto tempo passou desde que Deirdre e os irmãos fugiram de Erin, até que essa informação aparece enfiada no texto, como quem não quer a coisa.

O final é bastante forte e, apesar de cansativo, dá um outro impacto a toda a história, aprofundando-a bastante.
flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Lenda do Cisne.
Sign In »

Reading Progress

08/10/2012 page 74
12.0%
08/14/2012 page 260
42.0% 4 comments
show 11 hidden updates…

No comments have been added yet.