Rita's Reviews > Felicidade

Felicidade by João Tordo

bookshelves: 2020, autores-lusófonos, origem-comprados, tipo-romance, à-espera-na-estante

"Felicidade" tem tudo: tragédia, humor e passagens deliciosas. Fiquei ainda mais curiosa relativamente à leitura após ter lido as primeiras duas páginas. A história começa com a personagem principal, que é também o narrador, em frente à campa de três mulheres - as trigémeas - referindo-se a estas da seguinte forma:

"A primeira das trigémeas foi o meu grande amor; a segunda, a minha mulher; a terceira, participante involuntária na minha ruína. Juntas, elas destruíram a minha vida de maneira lenta e insidiosa, como uma matilha de cadelas que rodeia, dia após dia, um passarinho esfomeado, até este jazer morto no chão da sua gaiola. Finalmente, encontram-se saciadas."

Começando pelo contexto, temos uma personagem principal - cujo nome desconhecemos - que sabemos logo na primeira página ter tido uma vida trágica, associando essa ruína às trigémeas Felicidade, Esperança e Angélica. O enredo ocorre maioritariamente nos anos 70, década em que a nossa personagem principal vive a sua adolescência, percorrendo ainda a década de 80, acompanhando a vida adulta dessa personagem.

O mistério envolve toda a trama, quer através de personagens enigmáticas - destaque para as trigémeas e as suas personalidades distintas, mas igualmente enigmáticas - quer pelo suspense em torno da vida arruinada da personagem principal.

A história que o João Tordo relata tem várias características semelhantes a outras das suas obras - e que tanto prezo nos seus livros - em particular, um drama contínuo e um leque de personagens muito bem caracterizadas. Para além disso temos a escrita do autor que, para mim, é do melhor que temos na literatura portuguesa contemporânea.

Opinião completa em: https://clarocomoaagua.blogs.sapo.pt/...

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Felicidade.

October 27, 2020 – Shelved
October 27, 2020 – Shelved as: to-read