Ângelo's Reviews > Os Malaquias

Os Malaquias by Andréa del Fuego

Os Malaquias de Andréa Del Fuego

Um livro que nos conta a vida de uma família, Os Malaquias, mais propriamente de três irmãos que ficaram órfãos quando um raio fulminou os seus pais, e aqui bem no início temos a um pequeno excerto da extraordinária prosa da Andréa del Fuego, ..."O coração do casal fazia a sístole, momento em que a aorta se fecha. Com a via contraída, a descarga não pode atravessá-los e aterrar-se. Na passagem do raio, pai e mãe inspiraram, o músculo cardíaco recebeu o abalo sem escoamento. O clarão aqueceu o sangue em níveis solares e pôs-se a queimar toda a árvore circulatória. Um incêndio interno que fez o coração, cavalo que corre por si, terminar a corrida em Donana e Adolfo.
Nas crianças, nos três, o coração fazia a diástole, a via expressa estava aberta. O vaso dilatado não perturbou o curso da electricidade e o raio seguiu pelo funil da aorta. sem afetar o órgão, os três tiveram queimaduras ínfimas, imperceptíveis." (pág.. 11).
Assim os três irmão, Nico, Júlia e António que se vêm privados de uma autoridade parental seguem caminhos diferentes, Nico é acolhido por Geraldo dono de uma fazenda por seu lado Júlia e António são entregues num lar de freiras francesas para posterior adopção.
Com esta divisão de vidas se inicia este romance repleto de desencontros e de poucos encontros. Nico trabalha para Geraldo mas ambos têm que se mudar pois a aldeia onde vivem será submergida com a chegada da hidroeléctrica, mais uma mudança na vida das personagens. Júlia é adoptada e vai trabalhar para Leila, senhora rica que assim vai substituindo as suas empregadas, mas António que se descobre ser portador de nanismo irá permanecer na instituição por um longo período de tempo.

Um livro repleto de de acontecimentos fulminantes alguns parecem mesmo surgir antes de o raio atingir o solo outros desaparecem no sentido inverso do raio, e são estes hiatos imaginários que me levam a não classificar este livro como uma das melhores leituras deste ano. Andréa lapidou em demasia o livrou removeu tudo o que é supérfluo para ela e deixou o leitor por vezes suspenso numa nuvem sem rede de suporte.
Contrariamente a isto Andréa não sabe escrever mal de uma prosa excepcional o uso de metáforas é realmente muito bom, só por este aspecto livro vale a pena ser lido e muitas partes relido.

Um livro pautado pela irreverência ou pela diferença onde o choque inicial leva o leitor a adorar o livro, os momentos seguintes são de uma apatia e relutância culminado num final mais poético que apoteótico.
Um livro de uma vida para Andréa del Fuego, recomendo vivamente o livro mas com estado de espírito muito aberto e receptivo a novidades.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Os Malaquias.

May 6, 2012 – Shelved
May 28, 2012 – Started Reading