Lénia's Reviews > A Noite em que o Verão Acabou

A Noite em que o Verão Acabou by João Tordo

bookshelves: 2019

Estas 5 estrelas, na verdade, são 7. Porquê?

1. João Tordo é sempre João Tordo, quer nos ponha no meio de uma enorme angústia pessoal, daquelas que nos levam a revirar as entranhas, quer nos leve em ritmo frenético pelos meandros de um crime. Mesmo quando os livros são densos, pelas temáticas, a escrita do João é sempre muito simples e fluída. Isso faz com que, mesmo quando os assuntos são pesados, a leitura seja sempre fácil.

2. Neste romance de quase 700 páginas, não se sente o peso da sua extensão. Li-o em 13 dias e podia ter demorado ainda menos, se a vida não se tivesse atravessado no meio. As últimas 300 páginas não foram lidas; foram devoradas! Há sempre tanta coisa a acontecer, tanta informação a ser desvendada no ritmo certo...

3. O livro engana. Entramos nele a pensar que é uma coisa e acaba por ser outra completamente diferente. Não esperava aquele desfecho. Só consegui inferir uma das situações, mas tudo o resto esteve sempre bem escondido - mesmo para mim, que leio dezenas de thrillers e já sei que há sempre twists nas alturas mais inusitadas.

4. A maneira como todas as pontas são atadas é genial. Num livro com tantos detalhes, seria normal que houvesse qualquer coisa que não batesse certo. Mas não há, de todo. Só posso imaginar o trabalho (árduo) que terá sido montar este esquema todo e fazê-lo funcionar!

5. Consigo perfeitamente imaginar este livro transformado num filme. Ou, melhor ainda, numa mini-série. Sei exactamente quem imagino a dar vida a algumas destas personagens e isso, sendo tendencioso, é também uma maravilha, porque adiciona à história um polimento final de realidade como tantos e tantos livros não conseguem fazer.

Em suma: foi uma leitura fabulosa, que me deixou aquela sensação de vazio que só temos quando fechamos os livros que são realmente muito bons. Aconselho vivamente a quem goste de histórias bem contadas, com reviravoltas bem construídas e personagens com muito sumo. Leiam!

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Noite em que o Verão Acabou.

October 24, 2019 – Shelved (Other Paperback Edition)
October 24, 2019 – Shelved as: to-read (Other Paperback Edition)
November 5, 2019 – Started Reading
November 5, 2019 – Shelved