Nana's Reviews > Enfim, capivaras

Enfim, capivaras by Luisa Geisler

12198605

bookshelves: netgalley, nokindle

Quem nunca teve uma capivara de estimação? Ha! Queria, né?
E também, quem nunca teve um amiguinho com um pé no surrealismo de tanta mentira que conta?

Faz pouco tempo que Vanessa se mudou para uma cidadezinha no interior de Minas Gerais, mas já é o suficiente para "se sentir em casa" no grupo de amigos de Nick. Nas primeiras páginas, da narrativa que se inicia sobre esse dia super louco, os quatro amigos decidem desmascarar todas as mentiras do quinto integrante do grupo, Dênis, também conhecido como Binho (a explicação para o apelido é hilária). O garoto mente sobre qualquer coisa. Ele sempre aproveita pequenos fatos, das conversas entre eles, pra dar seu toque surreal.

Toda situação desenvolvida no livro acontece em menos de 24 horas. Os amigos decidem confrontar Binho, mas algo dentro deles deseja que tudo tenha um fundo de verdade. A última pérola foi solta durante o intervalo colegial. Binho contou a eles que tinha uma capivara de estimação. Cansados, decidiram visitá-lo de surpresa e expor todas as mentiras. Eis que menino Binho é muito esperto, sempre saindo pela tangente, e diz a eles que a capivara foi roubada.

Curiosos, e com um "culpado" em mente, partem em busca da suposta capivara perdida. Mas antes, fazem uma pausa no supermercado da pequena cidade, e se abastecem com todas as delícias e bebidas que conseguem. E foi uma escolha muito inteligente, pois conforme as horas passam, os problemas começam a surgir - o carro quebra e se perdem no matagal no meio da noite -, fora as discussões entre os amigos do grupo. Todo mundo tem sua mentirinha inocente, não é mesmo?

"Então decidimos visitar o Dênis. Com todos nós ali parados, encarando o mentiroso no ato, ele olharia descapivarado para jardins vazios e pediria desculpas. Assumiria que de fato roubou os óculos do Léo; que não tinha visto todos os animes que a Nick conhecia, além de uns que eram "desconhecidos até pra ela"; que nunca tinha visitado Porto Alegre e a família e a rua da Vanessa. Também assumiria, finalmente, que o Zé Luís nunca tinha perdido a virgindade com uma prostituta de trinta reais."

Antes de mais nada, quero deixar claro que esse livro não é infantil. Enfim, Capivaras é um jovem adulto e sua linguagem é como tal. Dizer pra vocês que achei a construção bem diferente, de um jeito bem positivo. A autora Luisa Geisler nos apresenta parte do cenário, e parte de informações sobre seus personagens, através de listas no início de cada capítulo. De fato acrescenta em seu desenvolvimento mais a interação entre os amigos, que praticamente, são os únicos que "lemos" em cena. Funciona, soando suficiente, bem feito e satisfatório. A ideia é apresentar uma trama ágil, descontraída, que só quer te entreter sem dificuldades.

A escrita de Luisa é deliciosa de acompanhar. É seu primeiro jovem adulto. Suas outras publicações pegam mais no lado dramático adulto. Uma prosa carismática e bem humorada. A trama se passa no interior de Minas, Luisa se dedica a trazer certa proximidade com a linguagem regional e as peculiaridades que rondam cidades pequenas. Eu não tenho problema com narrativa regional, a não ser quando se torna um exagero; escrita dominada por gírias/ditos locais. Mas aqui minha opinião nem conta, pois amo o jeitinho que mineiro fala. Ha!

Mencionei que cada capítulo inicia com listas. Elas focam em um personagem específico, assim o capítulo é narrado por tal. E só ajuda a história caminhar, pois eles guardam muitos segredos e sentimentos uns dos outros. Uma hora acaba por sair a explosão, claro. Vanessa acabou se mudar, está lidando com as saudades do lar e enfrenta certos problemas em casa; Leo está atraído por ela, e ela por ele, só que Leo tem namorada; Nick sabe que a namorada de Leo apronta e só está com ele por status; Zé Luis e Leo são amigos desde pequenos, e Leo é o "filho do patrão", então Zé não sabe como contar que está se relacionando com a irmã dele...

"Mas talvez toda história seja um recorte que veio de outra história. Toda história é parte de uma história maior. A gente sempre chega no meio de uma história e sempre sai antes que acabe."

Porém, meus capítulos favoritos foram os da Nick. Ela é aloka dos animes, está lidando com algumas transformações em seu eu interior, e não sabe como compartilhar isso com os amigos. Todos a definem pelas roupas ~estilo Avril início de carreira ~ que ela veste e o gênio esquentado, mas seus sentimentos mostram que ela é muito mais que isso. E é dela que parte boas críticas, inclusive sobre consumo alimentar e meio ambiente.

O final é aberto, então tem um ótimo pé para uma possível continuação. Por outro lado, minhas ressalvas caem na divisão dos capítulos, dos focos entre os amigos, e o fato de Binho-Dênis ficar de fora. Sério, eu super fiquei esperando um capítulo narrado por ele. Só o conhecemos pela opinião dos amigos, as ações descritas e diálogos. Imaginava encontrá-lo refletindo sobre os motivos que o levam a fantasiar tanto.

Enfim, Capivaras é daquelas leituras perfeitas para quem está numa ressaca literária, ou está procurando uma leitura mais relaxante, após algo pesado. O final aberto pode frustar alguns leitores, mas é uma experiência literária bem bacana, que transmite críticas importantes nas entrelinhas e, claro, nos deixa curioso pelos caminhos da aventura destes amigos. Dels me dibre me perder no meio de uma floresta pela noite. E gente, difícil não sentir fome lendo esse livro, viu? Muitas menções às guloseimas que eles compraram, e eu, só queria comer tudo.

"Quando eu tinha uns doze anos, se um garoto me dava oi no corredor, eu já estava planejando nosso casamento. Já sabia as madrinhas de cor e queria casar de All Star. Tudo meio tosco, não? Mas, hoje, se alguém me fala "Nossa, você é perfeita, eu morreria por você. De verdade, morreria por você!", fico meio: aham, tá bom, boa noite. Nada me dá arrepio mais."

Edição lida em e-book, recebido através da plataforma NetGalley, e já tinha um gostinho da final. Conferi parte da diagramação, o livro está uma graça, cheio de capivaras. Ha! Temos as fontes diferentes para início das listas, que sinaliza quem estará narrando o capítulo. Apreciei bastante da revisão, me senti vigiando uma conversa agradável entre mineiros, o jeitinho de falar e tudo mais. A capa me deixou encantada. Muito fofa! Adorei o toque com a gravatinha. Só lendo para vocês descobrirem o motivo.

Nas páginas finais, ainda encontramos uma entrevista bem bacana com a autora.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Enfim, capivaras.

Started Reading
August 7, 2019 – Shelved