Rita's Reviews > Civilization: The West and the Rest

Civilization by Niall Ferguson

F 50x66
Feb 26, 2012

bookshelves: currently-reading

"Niall Ferguson é provavelmente o mais famoso historiador britânico da atualidade. A revista Time chegou mesmo a incluí-lo há uns anos na lista das cem pessoas mais influentes do mundo. Influente, famoso e controverso. Uma das razões para essa controvérsia é o facto de Niall Ferguson ser muito crítico daquilo a que chama a tendência europeia para a auto-flagelação.
O Ocidente dominou o mundo nos últimos quinhentos anos e o historiador britânico recusa-se a ver nisso apenas aspetos negativos. Dito de outra maneira, Niall Ferguson não partilha daquilo a que em tempos alguém chamou o remorso do homem branco.

O propósito deste livro (Civilização, o Ocidente e os Outros) é, nas palavras do próprio Niall Ferguson, compreender porque é que a civilização ocidental «se expandiu de forma tão espetacular em termos de riqueza, influência e poder».

A razão e as explicações do autor evidentemente não têm nada de simplista. Dito de uma forma abreviada, no entanto, o que Ferguson defende é que «a diferença entre o Ocidente e os Outros foi institucional». Ao longo de 450 páginas Niall Ferguson ensina, pensa e argumenta com uma clareza que faz deste livro um mergulho na História dos últimos quinhentos anos e um bom instrumento de reflexão para quem quer tentar perceber porque é que a civilização ocidental está em crise."

no programa da TSF "Livro do Dia"

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Civilization.