Moureco's Reviews > O Corredor de Fundo

O Corredor de Fundo by Patricia Nell Warren

Feb 23, 2012

bookshelves: queer

Belíssima história de amor entre um jovem 'corredor de fundo' e o seu treinador, ambientada no início da década de 70 do século passado, quando se inicia a emancipação da comunidade gay e a sua visibilidade na America dispara, com todas as consequências positivas e negativas que isso tem para os seus membros. Publicado em 1974, o livro é interessantíssimo na forma como aborda as questões da militância, denunciando já na altura, em que o 'We're here, we're queer, get used to it' era gritado no seu tom mais alto, uma preferência pelo 'direito à indiferença', a ser quem se é como um todo, e não apenas homo ou heterossexual. Como no caso de Billy, corredor olímpico dos 5.000 e 10.000 metros, que apenas quer que o deixem em paz para viver o seu amor tranquilo, e que o conheçam não como gay, ou atleta gay, mas apenas como atleta, e mais tarde campeão pelo seu país.
O desenlace do livro é chocante, vários são os momentos emocionantes até às lágrimas, tal a emoção que o livro desperta, o que é tão mais impressionante quando nos recordamos que foi publicado em 1974.
Um palavra de gratidão para os editores da INDEX e-books que nos permitiram ler esta obra na língua portuguesa.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Corredor de Fundo.

February 23, 2012 – Shelved
January 11, 2013 – Shelved as: queer