TonyAlmeida's Reviews > O Sétimo Selo

O Sétimo Selo by José Rodrigues dos Santos

Jul 24, 2008

bookshelves: authors-portugal, fiction, language-portuguese, borrowed, read-2008, wished
Read in September, 2008

Este é, na minha opinião, o livro menos interessante de José Rodrigues dos Santos. Não pelo tema em si – a dependência mundial do petróleo e as alterações climatéricas – mas pela repetição já quase exaustiva da mesma fórmula literária: um criptanalista que é convidado a participar no desvendar de um crime o qual tem a particularidade de, entre as pistas, existir uma mensagem codificada. Pelo meio surge sempre uma mulher que se envolve com a personagem principal, uma espécie de “Noronha-girl”, e, durante a aventura, o professor de história ainda tem que lidar com um problema familiar grave. Tudo isto condimentado com algum suspense e viagens a lugares exóticos repletos de inúmeras descrições, perfazendo assim um volume de aproximadamente 500 páginas.

Este livro peca ainda por ser demasiado previsível: o acidente de Noronha no início do livro que parece depois arremetido ao esquecimento e que serve depois para explicar toda uma série de eventos é quase óbvio; o contacto com a Interpol levanta, logo na primeira reunião, muitas suspeitas, e chega a ser mesmo inacreditável que não se estranhem determinados procedimentos; e até mesmo a acção final do livro era expectável. Em suma, este livro assenta numa estrutura muito mais frágil do que a apresentada nos anteriores romances.

O que de certo modo salva o livro é o tema central que foi escolhido e em torno do qual a história flui. Longe das conversas filosóficas e metafísicas de “A Fórmula de Deus”, os leitores são confrontados com uma realidade bem provável se nada for feito. A dependência da nossa sociedade moderna numa única fonte principal de energia é o nosso Calcanhar de Aquiles, ainda mais quando esta mesma fonte de energia é ela também responsável pelas grandes transformações climatéricas que estamos a assistir. Grande parte da informação constante no livro já era do meu conhecimento – afinal, é uma área sobre a qual tenho algum interesse académico –, a excepção da análise especulativa sobre a real situação da produção de petróleo nos países da OPEP, e que segundo o autor também é verdadeira. Sobre a solução apontada, e denominada como “O Sétimo Selo”, José Rodrigues dos Santos apenas esquece referir que a tal “bateria que não precisa de recarregar”, cujo funcionamento foi explicado de uma forma que achei divertida e interessante, não passa da já velhinha “célula de combustível”, ou “fuel cell” (se bem que na nota final ele refira que a tecnologia de facto já existe há algum tempo, mas nunca descortina o nome por que é conhecida, referindo-se antes à designação “bateria de hidrogénio”, esta muito menos comum).

Finalmente, as referências apontadas no final do livro correspondem a leituras bem interessantes para quem queira ler mais sobre um assunto muito pertinente e que está em cima da mesa da actualidade.

Para concluir, este é sem dúvida o livro menos conseguido de José Rodrigues dos Santos, e confesso que, se não fosse o tema central do livro, seria certo que não o leria até ao fim.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Sétimo Selo.