Renato's Reviews > Pigeons: The Fascinating Saga of the World's Most Revered and Reviled Bird

Pigeons by Andrew D. Blechman

7702050
Feb 11, 2012

bookshelves: non-fiction

Numa altura em que falar do ambiente e da ecologia está tão na moda, acho estranho que ninguém tenha explorado devidamente um dos mais claros exemplos da irresponsabilidade do Homem perante a Natureza. Os pombos são, provavelmente a seguir ao cavalo e ao cão, o animal mais importante da história da Humanidade. Foram usados com fins meramente práticos durante milhares de anos como eficiente (o mais eficiente, aliás) de todos os sistemas de comunicação; mas, hoje em dia, poucos os conheceriam não fossem os seus miseráveis descendentes defecar em cima dos seus veículos. São apelidados de "ratos com asas" por aqueles que desconhecem que é a Humanidade a responsável pelas dezenas de milhões de pombos que esvoaçam nas cidades, e não deixa de ser irónico que um bicho que fora material no avanço da Humanidade e que graças a ela se tenha propagado para todo o mundo seja hoje tratado como um mero e aborrecido parasita. Andrew Blechman traça a história dos animais e da sua antiga (e actual) relação com os Humanos, mergulhando no universo da columbofilia competitiva, dos grupos de ódio cosmopolitas, assassinos de pombos em massa, e incluindo personalidades como Charles Darwin e Mike Tyson (não estou a brincar). O livro só não é fantástico porque, por mais fantástico que seja o assunto, o autor explora-o apenas na perspectiva jornalística (toda a obra é uma espécie de reportagem alongada), escreve na primeira pessoa (o que é irritante e parece limitar o espectro de assuntos tratados à experiência pessoal do autor), e falha ao tentar envolver emocionalmente o leitor nos meandros da columbofilia nova-iorquina.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Pigeons.