Evandro's Reviews > A escola dos bárbaros

A escola dos bárbaros by Isabelle Stal

bookshelves: minha-palpável-biblioteca

As 5 estrelas vão para o grau de esculacho do texto. As autoras não fazem concessões; sentam o pau na escola moderna.

Quanto à profundidade da análise, ela é média. As explicações feitas através de paralelos com o socialismo são muito boas, até porque é realmente o socialismo que subjaz às democracias modernas, em todos os seus projetos e quase todas as suas aspirações. O mérito das autoras é mostrar que a origem socialista da pedagogia moderna é muito mais sutil e profunda do que a mera doutrinação ideológica mais ou menos direta. A finalidade última da pedagogia, mais que subverter a educação, é aboli-la, já que uma sociedade de analfabetos funcionais é uma sociedade de robôs manipuláveis, tanto para fins de mão-de-obra industrial quanto para fins de engenharia social.

Enfim, coisas como o feminismo, a subversão da moral e tantos outros fenômenos que assolam nossa educação, não são o problema; são conseqüências dele, ou desenvolvimentos ulteriores possibilitados pelo projeto principal da pedagogia moderna: destruir o indivíduo.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A escola dos bárbaros.

December 11, 2018 – Shelved
December 11, 2018 – Shelved as: to-read