Isa Bel | Manta de Histórias's Reviews > A Sombra do Vento

A Sombra do Vento by Carlos Ruiz Zafón

bookshelves: leituras-2018

Já andava há séculos com os livros do Carlos Ruiz Zafón, na estante, e nunca lhes tocava para ler. Graças ao desafio de leitura do Manta de Histórias, lá descobri esta pérola. Assim completei o ponto do desafio de um livro recomendado por um amigo.
Este "A sombra do vento" é uma viagem e tanto. Fiquei rendida à escrita do autor. Tem passagens lindíssimas, a construção da história é excelente, as personagens bem construídas, com muitos momentos de humor e mistério e o cenário é o ideal. Não há como não adorar viajar pelas ruas de Barcelona.
É uma história construída à volta dos livros e do amor. Várias histórias de amor são aqui narradas. Umas que conhecem os seus finais felizes, outras que estão condenadas desde início. São essas mesmas histórias de amor que são muitas vezes combustível criativo para muitos escritores. Muitos vivem essas histórias e passam-nas para os livros.
A figura central desta narrativa é Daniel Sempere, que numa visita ao Cemitério dos Livros Perdidos descobre um livro, que lhe muda a vida para sempre. Os anos vão passando e Daniel sente uma imensa curiosidade por saber o destino do autor de "A Sombra do Vento". Toda a vida de Julián Carax está envolta em mistério e Daniel não resiste em descobrir. Daniel ao iniciar essa investigação mal sabe que segredos irá desvendar, as pessoas que irá conhecer e os problemas que irá fazer nascer.
São muitos os enigmas, mistérios e intrigas neste livro. Quando pensas estar quase a deslindar o grande segredo da narrativa, lá vem Carlos Ruiz Zafón barralhar-te as contas.
A minha grande pena foi o Cemitério dos Livros Perdidos não aparecer muitas vezes durante a narrativa. Gostava de o ter sentido mais presente. Fora esse facto, acho que o autor construiu uma história brilhante. Criou personagens que nos apaixonam e repulsam. Adorei Fermín e o seu sentido de humor, odiei Fumero por ser um ser desprezível.
Foi sem dúvida uma história que me agarrou de início ao fim. Dei por mim a questionar tanta coisa durante a leitura. O mistério e suspense da narrativa combinam tão bem com a neblina de Barcelona. Teve um final à altura do livro. Deixei-me agarrar até à última página.
Venha daí o próximo livro da série, que espero que seja tão bom quanto este.
Leitura mais que recomendada.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Sombra do Vento.

October 16, 2018 – Started Reading
October 16, 2018 – Shelved