Patrícia's Reviews > A Espada de Fortriu

A Espada de Fortriu by Juliet Marillier

Dec 08, 2011

bookshelves: fantasy, foreign-literature, meus, leituras-2011

Depois dos acontecimentos decorridos em O Espelho Negro, este livro apresenta-nos uma história diferente. Cinco anos passados desde os acontecimentos anteriores, A Espada de Fortriu não só nos dá a conhecer a nova vida de Bridei e Tuala como se centra em duas das anteriores personagens secundárias que me suscitaram mais curiosidade: Ana e Faolan. Num espaço diferente e com uma narrativa ainda mais forte e introspectiva, Marillier volta a surpreender e a mostrar que não é só Sevenwaters que ela sabe escrever.
Após o fantástico primeiro volume de As Crónicas de Bridei, foi quase com desespero que me agarrei imediatamente a este segundo volume. A curiosidade espicaçou-me de tal maneira que não descansei enquanto não dei esta leitura por terminada. Se não me engano, li-o em dois dias!
Mais uma vez reencontrámos todas as personagens que me conquistaram no livro anterior numa nova fase das suas vidas. Está na altura de colocar os sonhos em funcionamento e pôr finalmente em prática tudo aquilo porque lutaram. O crescimento de algumas personagens é um dos factores interessantes deste livro. Ver finalmente o rei Bridei em acção, observar o resultado final de todo o ensinamento de Broichan é como chegarmos, por fim, aquilo que todos ambicionámos. E perceber que por isso as coisas não vão ficar mais fáceis e novos desafios espreitam no horizonte torna toda a profecia em redor do jovem, ainda mais interessante. Observámos não só o rei, o guerreiro e o apaixonado dos deuses mas também o marido e pai. Marillier mostra todos os lados do poder com a sua mestria e não se esqueceu de nos dar um vislumbre não só sobre este mas também de todos os que o rodeiam.
Mas o ponto alto é bem capaz de ser a viagem de Ana e Faolan e tudo o que decorre daí. Conhecer melhor estas duas personagens secundárias foi o que mais me entusiasmou. Todos os detalhes da viagem, as mudanças pessoais que ocorrem daí, envolvem alterações muito preciosas para o futuro e transformaram esta leitura em algo mais profundo e humano, do que seria de esperar. Faolan foi a surpresa deste livro, o que eu agradeço imenso, e acabou por merecer um lugar especial pois a sua complexidade está magnífica e foi uma das razões porque eu adorei este livro. Quanto as novas personagens, adoro a maneira como a autora entrelaça tudo e todos de forma a criar ligações especiais e, claro, a sua forma de criar histórias de amor verdadeiramente românticas.
O enredo está dividido em três espaços: a viagem, a corte e a batalha. Todos eles se interligam de uma forma consistente, criando momentos tão activos quanto emotivos em todos os cenários. Com o Juliet a acção não paralisa. Ela está sempre a tecer os fios do destino e há sempre uma razão para tudo. Este livro está cheio de pontos altos mas uns quantos em especial que me emocionaram de uma maneira que já não acontecia à algum tempo.
Posso dizer-vos que vale a pena enredarem-se nesta trilogia, há pouca coisa assim por aí.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Espada de Fortriu.

December 8, 2011 – Shelved
Started Reading
December 20, 2011 – Finished Reading
December 22, 2011 – Shelved as: leituras-2011

message 1: by Kel (new) - rated it 4 stars

Kel eu li o primeiro das crónicas de Bridei há alguns anos e nunca li os outros..tenho que ler!
Como está a ser a leitura?

Patrícia Estou a gostar tanto que vou ler a trilogia seguida =p

message 3: by Kel (new) - rated it 4 stars

Kel Epá!!! Eu tenho que voltar a ler os livros da Juliet. É uma das minhas escritoras preferidas, mas há alguns livros que ainda não li...:s O Pai Natal podia dar-mos! :p

Patrícia Eu só tinha lido Sevenwaters e estou a gostar bastante desta trilogia, e devias sinceramente lê-la ;) eu pelo menos ando bastante entusiasmada xD Pois podia!=O estão a 7,20 no site da Bertrand aproveita =p

message 5: by Kel (new) - rated it 4 stars

Kel Eu li a trilogia Sevenwaters e o Herdeiro de Sevenwaters, a saga das Ilhas Brilhantes e o Segredo de Cibele. Acho que vou seguir o teu conselho! Realmente estão muito baratos! :)

Patrícia Eu sempre quis ler as Ilhas Brilhantes por terem vinkings =p

message 7: by Kel (new) - rated it 4 stars

Kel Eu gostei da Saga, mas a Sevenwaters continua a ser a minha preferida! E vou encomendar esta semana os dois livros que me faltam das Crónicas de Bridei! :)

Patrícia Fazes muito bem =p eu já estou a ler "O Poço das Sombras"

message 9: by Kel (new) - rated it 4 stars

Kel :) E que tal? O que achaste da A Espada de Fortriu?

Patrícia Adorei =D tenho as opiniões tãoooo atrasadas ;_;

message 11: by Kel (new) - rated it 4 stars

Kel Já somos duas!!! Vamos ver se consigo actualizar o blog nestas férias!

Patrícia Eu tenho de o actualizar até quarta uma vez que vou quarta para fora e já só regresso em 2012...

Catarina Coelho Adorei a tua review! É exactamente o que eu penso e sinto em relação a este livro! :)

Patrícia Obrigada Catarina!=D