Ana Filipa's Reviews > Demência

Demência by Célia Correia Loureiro

Nov 28, 2011

bookshelves: my-books

O rating que atribuí ao livro não teve nada a ver com o facto de conhecer a escritora.
A história, por sua vez, teve a capacidade de me transportar para todo aquele mundo imaginário/real com o qual nos vamos deparando ao longo da mesma. A maneira como o percurso das diferentes personagens vai sendo traçado, o desespero destas, a angústia e o sofrimento com o qual nos cruzamos também nos sufoca a nós leitores.
É demasiado fácil criar uma relação de amor/amizade com as personagens. Desde o mais novo ao mais velhinho, passando pelo bom e pelo vilão, todas elas demonstram a sua subtileza, a sua compaixão, o motivo pelo qual agem de certa maneira perante determinado problema.
É extremamente importante que o leitor, enquanto ser humano capaz de compreender todo o mundo e todas as alternativas que tem ao seu dispor ao longo da vida, compreenda o porquê de Letícia ter tomado alguma decisões no passado que irão de encontro à história de vida de Olímpia, que sucumbirá num dos mais lamentáveis e incompreensíveis desfechos.
O bom na história é que ao lê-la é possível que captemos os cheiros daquela explêndida aldeia. No final irão ver que foi tão bom simpatizar com todas aquelas mulheres e aqueles homens. Foi tão bom compreender a Letícia e verter uma lágrima pela Olímpia. Melhor que tudo isto será descobrir, no final, que afinal valeu a pena...que tudo vale a pena. Que a vida é uma montanha russa na qual nos podemos perder e encontrar de novo.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Demência.

November 28, 2011 – Started Reading
December 5, 2011 –
December 7, 2011 –
December 8, 2011 –
December 9, 2011 –
100% "Um dos melhores livros que já li na minha vida :D"
December 9, 2011 – Finished Reading
April 26, 2012 – Shelved as: my-books

message 1: by Célia (new) - added it

Célia Loureiro QUE ORGULHO MANA <3

Ana Filipa não sei se é por o livro ter sido escrito por ti, mas acredita que consigo sentir cada cheiro, cada cantinho no Norte, cada estrada, cada gesto.

message 3: by Célia (new) - added it

Célia Loureiro isto é que é, sempre a aviar!