Maria Ferreira's Reviews > A Paixão Segundo Constança H.

A Paixão Segundo Constança H. by Maria Teresa Horta

bookshelves: portugal

É um livro que nos conta a história de Constança, o relacionamento moribundo com a mãe, que fugira com outro homem, abandonando a família, quando ela era ainda criança. Esta separação lhe deixou marcas que de certa forma justifica a sua loucura, a sua incapacidade para amar, de perdoar, de viver e ser feliz.

A paixão assolapada por Henrique, pela carne, pelo físico e pelo medo de o perder enlouquece-a e enlouquece todos à sua volta. A infidelidade de Henrique foi a gota de água que transbordou, inundando o mundo de Constança, transformando o amor em ódio.

Na mente abre-se lascas de cólera, que incendiam o cérebro fazendo-o parar de raciocinar, a sede de vingança leva à loucura. A loucura é o abismo habitado por aqueles que deixam o odio entrar dentro de si.

É uma história diferente, contada de forma diferente de todas as outras histórias. A narrativa é um conjunto fragmentado de ideias, narrado pela própria Constança, que nos dá conta do seu pensar e sentir, juntando fragmentos dos diários de Constança, Henrique e mãe de Constança, poemas escritos por Constança e Henrique. Apesar de fragmentado, as ideias estão encadeadas dando compostura ao livro não sendo por isso fastidioso.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Paixão Segundo Constança H..

Finished Reading
December 10, 2017 – Shelved