Lucas Mota's Reviews > Dungeons and Dragons: O Império da Imaginação

Dungeons and Dragons by Michael Witwer

35411911

Esta é a biografia de Gary Gygax, criador do RPG e autor do título mais famoso deste hobby: Dungeons & Dragons.
É uma biografia excelente. Muito bem pesquisada. Na maior parte do tempo aposta naquilo que realmente interessa. O desafio de um biógrafo é saber equilibrar passagens da vida pessoal com a vida profissional do biografado.
Aqui há alguns excessos. No começo, a vida pessoal é mostrada mais do que o necessário. Não há uma invasão de privacidade ou sensacionalismo presentes no texto, apenas um excesso de cenas que pouco interessam ao leitor. Me flagrei pensando em alguns momentos "pula logo pra parte do D&D".
No final, há um capítulo que faz o oposto. Após ao drama da morte de Gygax (não existe spoiler de biografias), o autor nos leva em um longo capítulo sobre os caminhos que a marca D&D tomou a longo dos anos. Não era o momento para tantos detalhes impessoais.
Registrando minhas devidas queixas, me sobra tempo pra falar do que adorei neste livro.
A separação da história em nove partes, chamadas aqui de "níveis". A dramatização da história e a forma poética como o autor retratou a morte do protagonista. Tudo isso fez esta ser uma das biografias mais belas e interessantes que já li na vida, apesar dos excessos já comentados.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Dungeons and Dragons.

November 4, 2017 – Started Reading
November 4, 2017 – Shelved