Eduardo Deboni's Reviews > Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software

Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software by Nakagawa, Elisa
Rate this book
Clear rating

by
30419615
's review

really liked it

A Revisão Sistemática de Bibliografia (RS) é um método de pesquisa que permite partir de questões de pesquisa e chegar nas referências bibliográficas que traduzem o conhecimento disponível em bases biliográficas para responder a estas perguntas. Este processo que já é aplicado com mais frequência na área de saúde, é agora apresentado, com detalhes, para a área de Engenharia de Software. O livro apresenta o processo de forma minuciosa e bastante didática, sendo de leitura fácil, organizado nos passos que o pesquisador deve seguir com sugestões e exemplos bem práticos.

A possibilidade de sistematização do processo de revisão bibliográfica se dá graças à disponibilidade de bases bibliográficas organizadas como a IEEE Xplore, Google Scholar entre outras. Também a disponibilidade de software de apoio como o programa Start da UFSCAR permite a automação e um alto nível de organização do processo, facilitando as decisões na recuperação das referências e na seleção daquelas que irão compor a revisão. Pode parecer paradoxal mas a Engenharia de Software não é a pioneira, nem a mais organizada nas suas pesquisas, e um aspecto que limita de certa forma a aplicação da Revisão Sistemática em engenharia de software é a quantidade de estudos primários de qualidade disponíveis. Ao contrário das áreas de saúde, por exemplo, onde há uma maior quantidade e qualidade das pesquisas, o pesquisador de engenharia de software vai encontrar dificuldade em responder algumas questões de pesquisa diretamente com a RS. No entando, a partir do resuldado da RS o pesquisador terá um quadro preciso do estado da arte e poderá orientar mais adequadamente sua pesquisa.

O resultado de uma RS pode ser publicado como um estudo secundário e pode despertar interesse específico pela comunidade se prover análises aprofundadas e sínteses perspicazes. Concluindo, este é um livro oportuno e altamente recomendado para todos os pesquisadores em especial oa todos os alunos de pós graduação em engenharia de software.
flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software.
Sign In »

Reading Progress

April 24, 2017 – Shelved
April 24, 2017 – Shelved as: to-read
June 10, 2017 – Started Reading
June 14, 2017 – Finished Reading

No comments have been added yet.