Atila Iamarino's Reviews > Rise of the Robots: Technology and the Threat of a Jobless Future

Rise of the Robots by Martin Ford
Rate this book
Clear rating

by
5648532
's review

really liked it
bookshelves: futuro, tecnologia, trabalho, inteligencia-artificial

Uma discussão bem interessante e embasada sobre automação e o futuro do mercado de trabalho. O Martin Ford consegue deixar bem claro que não tem um limite definido para o tipo de trabalho que será automatizado – até fazer hambúrguer em lanchonete está a perigo – e dá uma boa perspectiva sobre os avanços em várias áreas de tecnologia. É um livro que vai ficar desatualizado em poucos anos, mas por enquanto vale muito.

Um ponto que fica muito evidente é como o processo de substituição já está acontecendo e os salários de boa parte dos trabalhos mais comuns e "classe média" refletem isso, já que quase não aumentaram nas últimas décadas. A discussão que ele levanta sobre o acúmulo de riqueza em poucas empresas e não mão de poucos é bem preocupante. Ele faz uma comparação que ilustra isso bem entre Google e GM, quando as duas valiam cerca de $14 bi, a GM empregava quase 800 mil funcionários, contra 38 mil da Google.

Só achei entediante a parte onde ele discute o sistema de saúde americano, que não tem muito a ver com nossa realidade e se torna mais uma discussão econômica do que de automação em si. Para quem se interessa pelo tema, o Who Owns the Future? e o Throwing Rocks at the Google Bus: How Growth Became the Enemy of Prosperity vão na mesma linha.
11 likes · flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Rise of the Robots.
Sign In »

Reading Progress

January 17, 2017 – Started Reading
January 17, 2017 – Shelved
January 21, 2017 – Finished Reading
January 24, 2017 – Shelved as: futuro
January 24, 2017 – Shelved as: tecnologia
January 24, 2017 – Shelved as: trabalho
January 24, 2017 – Shelved as: inteligencia-artificial

No comments have been added yet.