Francine Guilen's Reviews > 1Q84

1Q84 by Haruki Murakami

did not like it

Murakami consegue a incrível façanha de contar uma história permeada de revolta contra uma sociedade sexista e denúncias de casos de abusos e estupros... com uma narrativa bizarramente misógina.

As mulheres do livro são criaturas a todo instante balizadas pelo formato, tamanho ou textura de seus seios, que estão constantemente pensando em seus seios, ou estão tirando os sutiãs umas das outras e comparando o tamanho de seus seios ou estão se esforçando para não tocar nos seios umas das outras (aparentemente, duas mulheres não podem ficar sozinhas, que já querem sexo lésbico). As mulheres de 1Q84, quando se dão ao direito de pensar ou de ser descritas por algo além de seus seios (sim, rola uma obsessão), tecem profundos raciocínios sobre o quanto são frágeis e o quanto estão precisando de um homem para fazer sexo.

Olha que odeio ficar procurando misoginia onde não tem, mas não consegui achar outra palavra para descrever tão pobre retrato do universo feminino, em um livro com um tema tão forte, em que as mulheres deveriam ter muito mais dimensões e colorido. Ao final do primeiro volume, me pergunto se não sou eu que estou vivendo em um mundo alternativo, o 2Q17, em que todos leram uma versão diferente da minha e só eu que fiquei com essa versão bizarra em mãos.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read 1Q84.

January 3, 2017 – Started Reading
January 3, 2017 – Shelved