Adriana's Reviews > Os Cinco na Ilha do Tesouro

Apr 09, 2011

bookshelves: clássicos, infância, marcaram
I own a copy

MY FIRST BOOK.
Não me lembro de ser nada de especial, mas foi com este livro que a minha aventura literária começou. Os cinco foram os primeiros que me deixaram entrar num mundo distante. Não eram aquelas histórias de princesas que me faziam ver. Não eram já as infantilidades de livros para crianças. Tinha oito anos, quando adoeci e a minha mãe começou a ler-me esta aventura, em voz alta. A minha curiosidade era cada vez maior, a minha mãe tinha cada vez menos tempo. Por fim, não resisti e peguei no livro. Foi aí que a minha própria aventura começou, esta paixão por livros e palavras. Com aquela idade, não era normal ler livros com mais de 100 páginas, despojados de figuras. Acabar o livro sozinha foi um marco e uma vitória. A partir daí, fui melhorando a agilidade na leitura, treinando o pensamento, melhorando o vocabulário, imaginando até mais não.
Deliciei-me.
Devo a este livro todos os outros nas estantes. Todos os textos escritos.
Sem livros, a minha infância teria sido uma porcaria - e descrença na humanidade.
Se tivesse começado com Uma Aventura, por exemplo, com certeza teria deixado os livros para um lado, possivelmente retomando com Harry Potter. Mas seria muito material perdido, entretanto...
Este pequeno livro cheira a mar, está todo amarrotado, tem dentadas de cão. Mas, livra, é dos livros por que tenho mais carinho.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Os Cinco na Ilha do Tesouro.

Pedro A minha experiência também foi muito parecida à tua. Vou sempre recordar-me dele.

Tania Os Cinco foram am minha primeira experiência de leitura também. Lembro-me de comprar os primeiros três no Jumbo com o meu pai. Só li até ao quarto e acho que os ofereci à minha melhor amiga da escola primària para a encorajar para a leitura - e funcionou! Dois em um para Os Cinco :-)