khordofon's Reviews > Operação Brasil - O ataque alemão que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial

Operação Brasil - O ataque alemão que mudou o curso da Segund... by Durval Lourenço Pereira

bookshelves: história, nacional, não-ficção, militar, favorites

QUE LIVRO, MEUS AMIGOS. QUE LIVRO.

Não sei nem por onde começar essa resenha. Acho que vou começar elogiando o autor: Pereira está de parabéns com sua pesquisa e sua inovação na historiografia naval e militar com sua hipótese (que já tenho como teoria, provada) de que foi o indivíduo do comandante do U-507, Harro Schacht, o responsável pela entrada do Brasil na guerra e talvez da virada da própria guerra contra o Eixo.

O livro de Pereira me surpreendeu por vários motivos. Eu sou um historiador com foco em História Naval, mas admito que sempre me interessei mais pela atuação da Marinha Mercante do que a Marinha de Guerra. Então, ver isso subvertido foi fantástico. Primeiro, é escrito por um oficial do Exército, mas que foca completamente na ação naval do Brasil; segundo, é tremendamente bem pesquisado, terceiro, é tremendamente denso e abrangente. Acho que deveria ser leitura obrigatória para os historiadores e aficionados, mesmo que discordem da tese ousada de Pereira.

Operação Brasil foca em várias partes: no estado político brasileiro do Estado Novo, no estado de guerra nas Américas e no Brasil em específico, nos trâmites entre diplomatas e oficiais do relacionamento EUA-Brasil, nos estados das Forças Armadas brasileiras, americanas, britânicas e alemãs; na guerra no Norte da África contra os Afirkakorps, nos comboios do Atlântico Sul e na própria pessoa de Harro Schacht.

A ideia de Pereira é clara: a perigosíssima Operação Brasil (que visava atacar os grandes portos brasileiros em retaliação à mídia) existiu, mas Hitler a freou contra o desejo da Kriegsmarine e freou também ataques a navios brasileiros por vários motivos - entre eles, problemas de diplomacia e o medo da América do Sul toda se unir e declarar guerra. Ainda assim, a Kriegsmarine fez vista grossa para as ações agressivas do comandante Schacht contra a Marinha Mercante brasileira (não deu medalhas a ele, mas também não o puniu) - e lembrando que por pouco ele não pegou o SS Seatrain Texas, que levava motores de blindados Sherman para o esforço aliado na África - e, nos julgamentos em Nuremberg, Karl Dönitz e Erich Raeder lavaram as mãos da Kriegsmarine e do próprio Schacht, morto em ação em 1943. Por isso a entrada do Brasil na guerra teria sido tão importante.

Pereira também critica de forma sutil os autores e historiadores no geral que se focam somente em grandes batalhas: para ele (e outros citados), a "Batalha" do Atlântico - o esforço de guerra contra a guerra de corso, a ação dos comboios, o transporte de aviões - foi o que garantiu a chegada de material aos Aliados no Velho Mundo e virou a guerra em nosso favor.

Resumindo: é um livro importante não apenas para entender diversos pontos de vista sobre a guerra, mas também para ver as relações brasileiras e americanas na época e lembrar sempre do papel do Brasil neste conflito. Termino essa resenha com uma citação do Capitão Lauro Reis, sobrevivente do torpedeamento do vapor Baependi, que já tinha lido antes em outros artigos e livros sobre a heroica atuação da Marinha Mercante, mas que me emocionou de qualquer jeito:

Quase todos os nossos camaradas tinham sido tragados pelas ondas. E quando um médico, náufrago também, nos relatou o episódio da morte do mais jovem dos nossos companheiros de armas, não pudemos conter as lágrimas. Ao atirar-se ao mar, sem salva-vidas, certo do fim que o aguardava, o Tenente Assunção lançara em voz vibrante este grito derradeiro de patriotismo: "Viva o Brasil!"

(Este depoimento foi publicado em 1948, no livro Seleção de Seleções, da Reader's Digest, e pode ser lido aqui: http://www.brasilmergulho.com/port/es...)

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Operação Brasil - O ataque alemão que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial.

February 23, 2016 – Shelved
February 23, 2016 – Shelved as: to-read
February 23, 2016 – Shelved as: história
February 23, 2016 – Shelved as: nacional
February 23, 2016 – Shelved as: não-ficção
February 23, 2016 – Shelved as: militar
March 20, 2016 – Started Reading
March 20, 2016 –
61.9% "Por enquanto está sendo um livro essencial pra qualquer historiador de Brasil, ou militar, ou de WW II."
March 21, 2016 –
72.02% "O livro parece tão maior do que ele realmente é, mas é porque ele é MUITO denso. MUITA informação boa aqui nele. Vai tomar um 5 facinho, eu acho."
March 22, 2016 – Finished Reading
August 3, 2016 – Shelved as: favorites