Helena's Reviews > As Horas Invisíveis

As Horas Invisíveis by David Mitchell

2193881

bookshelves: foreign-authors, own, passatempos, 4-stars, 2016, favorites

Opinião publicada em: As Horas... que me preenchem de prazer.

Opinião publicada em:

Com 632 páginas e um sem fim de personagens, esta não constitui, com certeza, uma das opiniões mais fáceis de escrever. Primeiramente, porque é muito difícil falar da história sem revelar factos determinantes para o seu desenrolar e, em segundo, por ser longa e com perspectivas variadas.

A história baseia-se na existência de fenómenos parapsíquicos, os quais apenas são conhecidos por poucos e possuídos por ainda menos. Existem os que nascem dotados - pertencentes à Horologia - e os que, por meios ilícitos, chegam ao mesmo dom e conhecimento - os Anacoretas o que conduz à eterna disputa entre o Bem e o Mal. Ambos desfrutam da imortalidade, mas a que custo? É uma luta feroz que se estende pelo tempo, culminando em algo que, não sendo o ideal, deixa uma luz de esperança para a Humanidade. Holly Sykes, a protagonista, é apanhada no meio deste turbilhão, sofrendo duras consequências, não sendo, contudo, a única.

Temporalmente delimitada entre 1984, 1991, 2004, 2015, 2025 e 2043, nesta narrativa seguimos as perspectivas de imensos intervenientes, que convergem sempre para Holly. E foi sem dúvida por ela que senti definida empatia, talvez por a acompanharmos nos seus momentos decisivos e todo o seu crescimento - desde a adolescência até à velhice. O mundo pós-apocalíptico de 2043, em que o petróleo está encarecido e os mantimentos escasseiam, aproximando-se a passos largos da total anarquia, encerra a história e não me será difícil relembrá-lo.

De um modo geral, o escritor conseguiu criar um contexto lógico justificativo dos fenómenos parapsíquicos, porém, existem alguns pontos mortos na acção que só senti serem recompensados com o término da leitura.

Um livro que não recomendaria a qualquer tipo de leitor, especialmente aos que buscam leituras fluídas e/ou superficiais. Possui um misto de thriller e suspense, ficção contemporânea, histórica e científica, new age e distopia e nesse sentido é das obras mais completas que li. Não é de admirar, portanto, que Cloud Atlas tenha entrado directamente para a minha wishlist, cujas críticas são bem mais favoráveis.

4,0/5*

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read As Horas Invisíveis.

January 22, 2016 – Shelved
January 22, 2016 – Shelved as: to-read