João Carlos's Reviews > No Coração da Tempestade

No Coração da Tempestade by Jesmyn Ward

bookshelves: l2017

O romance ”No Coração da Tempestade” venceu o National Book Award for Fiction em 2011, segunda obra da jovem escritora norte-americana Jesmyn Ward (n. 1977).
A acção de ”No Coração da Tempestade” decorre durante doze dias, cada dia é um capítulo; numa zona denominada de Bois Sauvage, nas proximidades do Golfo do México e do rio Mississippi, e da pequena vila de St. Catherine, no Louisiana, com o furacão Katrina a fustigar aquela área no décimo primeiro dia.
”No Coração da Tempestade” retrata a vida dos membros da família Batiste, de raça negra – o pai, a filha Esch, com catorze anos de idade; os filhos, Randall, o mais velho, com dezassete anos, está na expectativa de obter uma bolsa para jogar basquetebol; Skeetah, com dezasseis anos, é um miúdo obcecado, literalmente, pela sua cadela pit bull, China, e pela ninhada de cachorros valiosos que nasceram; Junior, o mais novo, sofre dramaticamente com a falta da mãe – e que sobrevivem em condições de pobreza extrema, numa comunidade que vive num bayou, uma zona pantanosa próxima do rio Mississippi.
A menina Esch é a narradora, órfã de mãe, a única referência feminina nesta família, que partilha o protagonismo com uma cadela Pit Bull de nome China e sua ninhada recém nascida, e que anda a ler o livro Mitologia, o capítulo sobre Medeia e Jasão, o casal mitológico grego, entre o amor, a vingança e a traição. Esta pequena família é orientada pelo pai, um alcoólatra, que vive ou sobrevive numa propriedade isolada denominada Fosso, uma zona onde foi extraída areia, ficando apenas cascalho e pedras soltas.
Nos Batiste a quem o Katrina trouxe inundações e destruição, sempre existirá o amor e a união, independentemente dos condicionalismos decorrentes da extrema pobreza e do isolamento geográfico, existindo vínculos que se tornam imutáveis como a lealdade, a fidelidade e a honra.
Jesmyn Ward descreve de um modo cinematográfico e notável autenticidade as vivências desta família e dos amigos que com eles convivem, numa narrativa excepcionalmente detalhada, num contexto em que se vão acumulando revelações involuntárias, que se convertem muitas das vezes no horror e no desespero; ponderando, igualmente, outras questões como o alcoolismo, a marginalidade e a sexualidade precoce; e por sequências trágicas repletas de um dramatismo atroz e de incontáveis relações conflituosas.
”No Coração da Tempestade” é um romance notável e intenso, como uma escrita incómoda, que deixa o leitor desconfortável com a veracidade das descrições e com a insuportabilidade da dor; que nos remete para a tristeza e para a incompreensão, para relatos de sobrevivência de uma família disfuncional, problemática nas vivências e nos comportamentos; que tem na jovem Esch uma heroína inesquecível, lutadora nas adversidades, sensível e sempre disponível no apoio inquestionável aos seus familiares - amada e protegida por todos eles.
Jesmyn Ward (n. 1977) é uma jovem escritora de créditos e méritos reconhecidos – a influência de William Faulkner, William Gay ou Cormac McCarthy é inquestionável – e este romance ”No Coração da Tempestade” - podendo ser referenciado como "Southern Gothic/Gótico Sulista" - é uma obra altamente recomendável.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read No Coração da Tempestade.

October 23, 2015 – Shelved
October 23, 2015 – Shelved as: to-read
September 11, 2017 – Started Reading
September 11, 2017 –
1.17% "
Furacão Katrina - Agosto de 2005 - Golfo do México - Nova Orleães"
September 13, 2017 –
September 13, 2017 – Finished Reading