Beatriz Canas Mendes's Reviews > The Casual Vacancy

The Casual Vacancy by J.K. Rowling
Rate this book
Clear rating

by
12656236
's review

it was amazing

Até agora, este é um dos meus livros favoritos, de entre os que já li em 2015.
Não comecei a ler The Casual Vacancy com expectativas muito elevadas, uma vez que muitas das crìticas de outros leitores eram negativas e porque não me queria (des)iludir. Afinal, a J. K. Rowling é conhecida por escrever livros para um público infantil e juvenil, não para um público adulto.
No entanto, acho que desde o primeiro dia que me surpreendi. Não deixei de ser cautelosa com as primeiras impressões, cuja qualidade poderia não se prolongar, mas, quanto mais o final se aproximava, mais a história dos habitantes de Pagford se tornava empolgante. Falo por mim - notei que havia uma espécie de gradação no que toca à intensidade no desenrolar dos acontecimentos, quase como num filme, e que me ia tornando cada vez mais íntima em relação às personagens - primeiro, obtemos uma descrição muito geral de quem são, mas vamos percebendo cada vez mais a sua verdadeira identidade e os seus segredos ao longo dos capítulos.
Não é suposto este livro ser um thriller ou um policial. Desde o início que sabemos como morreu Barry Fairbrother, quem usa a sua identidade indevidamente, quem lhe queria mal e quem lhe queria bem. Na verdade, a existência desta personagem breve constitui apenas um pretexto para contar as histórias de todos os seus conterrâneos.
Surpreendi-me com a linguagem nua e crua (li a edição original, em inglês), com a construção detalhada da vida de cada habitante de Pagford e com a capacidade de J. K. Rowling para escrever um livro fora do seu registo habitual, depois de tantos anos dedicados a Harry Potter.
Sei que é precisa alguma perseverança para ler um livro tão longo sem perder o impulso e a motivação na sua leitura, mas o meu truque foi não deixar de pegar no livro um dia que fosse, mesmo que só acabasse por ler algumas páginas.
2 likes · flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read The Casual Vacancy.
Sign In »

Reading Progress

July 27, 2015 – Started Reading
July 28, 2015 – Shelved
July 28, 2015 –
page 32
6.36%
July 30, 2015 –
page 160
31.81%
July 31, 2015 –
page 198
39.36%
August 3, 2015 –
page 293
58.25%
August 4, 2015 –
page 362
71.97%
August 7, 2015 – Finished Reading

No comments have been added yet.