Carla's Reviews > Eu lembro-me, sim, bem me lembro

Eu lembro-me, sim, bem me lembro by Marcello Mastroianni

2007205
Jun 25, 2015

bookshelves: biblioteca-pessoal, 2015

Depois deste livro, Mastroianni é outro homem para mim.

“Eu lembro-me, sim, bem me lembro” é a transcrição do filme “Mi recordo, sì, io mi ricordo” realizado em 1996 por Anna Maria Tatò e rodado enquanto Marcello Mastroianni filmava “Viagem ao Princípio do Mundo” com Manoel de Oliveira.

As recordações esparsas de momentos marcantes da vida de Mastroianni são narradas pelo próprio com uma simplicidade avassaladora. E para além da visão diversa que me transmitiu da sua pessoa, ainda condimentou as suas memórias com referências várias aos monstros sagrados com que trabalhou, abrindo-nos a porta dos momentos íntimos partilhados com Vittorio de Sica, Luchino Visconti, Federico Fellini ou Sophia Loren.

Um livro delicioso sobre um homem que deplorava o facto de o associarem à imagem do “latin lover” até porque, como dizia Fellini, “tens cara de saloio, de provinciano”. Um homem que nunca se deixou deslumbrar por Hollywood porque já se encontrava no coração do “cinematógrafo”, a Europa, e melhor era impossível. Um homem para quem ser actor era “jouer”, jogar, divertir-se, viajar e ser criança outra vez.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Eu lembro-me, sim, bem me lembro.

June 25, 2015 – Started Reading
June 25, 2015 – Shelved
June 25, 2015 – Shelved as: to-read
June 25, 2015 – Shelved as: biblioteca-pessoal
June 25, 2015 – Shelved as: 2015
June 26, 2015 –
57.07% ""Lembro-me de uma viagem de comboio durante a guerra: o comboio entra num túnel; faz-se uma grande escuridão, e então, no meio do silêncio, uma desconhecida beija-me na boca." (P.11)"
June 29, 2015 – Finished Reading

message 1: by Luís (new) - added it

Luís C. Eu tenho o filme "Viagem ao princípio do mundo". É um dos meus favoritos de Oliveira.

Carla Mastroianni tece escassos comentários sobre Manoel de Oliveira neste livro mas frisa a sua admiração pela tenacidade do realizador que, na altura com 88 anos, continuava a dar mostras de uma inesgotável energia.

message 3: by Luís (new) - added it

Luís C. Manoel de Oliveira foi um realizador de créditos firmados e merece ser recordado também como uma pessoa que fez muito e bem pelo cinema português.