João Fernandes's Reviews > História do Cerco de Lisboa

História do Cerco de Lisboa by José Saramago

bookshelves: nobel, war

description

Mais uma vez, acabo um livro de Saramago com uma sensação quente no peito, e a vontade de ignorar a minha lista de livros a ler e ir imediatamente comprar outro livro do Nobel português.

História do Cerco de Lisboa conta a história de Raimundo Silva, um revisor literário, que Saramago descreve como "solitário, simples". Como revisor, Raimundo limita-se a corrigir os erros de autores, sem qualquer liberdade artística, dado que é o campeão da realidade num mar de inconsistentes obras literárias.

Até que um dia Raimundo, homem de costumes e rotinas, ao rever um livro académico sobre o cerco levado a cabo por D. Afonso Henriques contra a cidade mourisca de Lisboa, decide mudar a História ao escrever que os cruzados estrangeiros 'Não' aceitaram ajudar na conquista da cidade.

Este seu desvaneio tem como consequência a contratação de Maria Sara, a sua nova supervisora.

Se tivesse de dar um moral a este livro seria carpe diem: se Raimundo não agisse por impulso, se não tivesse escrito um 'não', não conheceria Maria Sara. Esta não o desafiaria a escrever a história do falso cerco, e ele não descobriria que em si existe mais do que ele é.

Vive agora em dois mundos, o da Lisboa mourisca do século XII e a Lisboa presente, reflexos pouco nítidos uma da outra: no presente, Raimundo sente-se confuso em relação a Maria Sara; mas no passado, Mogueime ferve pela barregã Ouroana, que pertence a um nobre estrangeiro e portanto nunca será sua.

Raimundo explora, sem saber, o seu subconsciente desejo por Maria Sara através destes improváveis amantes. Até que finalmente, após diversos encontros carregados de tensão amorosa, Raimundo e Maria Sara admitem como se sentem, e o revisor, que tanto se debatia sobre como era o amor medieval, acaba por fazer Mogueime conhecer Ouroana da mesma maneira que conheceu Maria Sara, como te chamas, eu sou Raimundo, ou eu sou Mogueime, não há diferença entre os dois, que ambos querem acabar o cerco e destruir as muralhas, um as da cidade de Lisboa, o outro as suas próprias muralhas e as de Maria Sara.

É uma história de um amor simples, de uma guerra sangrenta e injusta, e sobre a universalidade do coração humano no tempo e a parcialidade da História como é contada...

Por vezes há mais verdade numa história falsa de um revisor que na factual de um historiador.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read História do Cerco de Lisboa.

May 1, 2015 – Shelved
May 1, 2015 – Shelved as: to-read
June 29, 2015 – Started Reading
July 1, 2015 –
28.45% "'Somos o destino que temos.'"
July 4, 2015 – Finished Reading
August 8, 2015 – Shelved as: nobel
August 31, 2015 – Shelved as: war

message 1: by Luís (new) - added it

Luís C. Eu nunca me canso de Saramago!!