Joana's Reviews > Memorial do Convento

Memorial do Convento by José Saramago

bookshelves: favorites, portuguese-lit, books-that-make-you-think

Bem, cá vamos nós.
Este foi o primeiro livro de Saramago que li e não será, certamente, o último. Apaixonei-me pela escrita deste tão conceituado autor, verdade seja dita. Como se costuma dizer: "primeiro estranha-se, depois entranha-se" e eu tive de adotar os meus métodos para que isso acontecesse. A minha própria mãe presenciou alguns momentos embaraçosos de leituras e releituras em voz alta de diálogos confusos... Mas sobrevivi e adorei a experiência.

Começamos pelo Baltasar e pela Blimunda? A mim, parece-me bem... Adorei a relação destes dois. Um amor ingénuo, puro e cativante que traz ao de cima o melhor dos corações humanos. Se sofri com o final? Oh meus caros, eu tenho um grave problema com personagens fictícias e quando já me tinha conformado com o desfecho da história, o narrador decide lançar a "bomba" nos dois últimos parágrafos. Não soltei nem uma, nem duas nem mesmo três lágrimas... foram aos pares como se elas tivessem sofrido e não se quisessem abandonar umas às outras num momento tão (...) emotivo.
Blimunda e Baltasar, Sete-Luas e Sete-Sóis ficarão para sempre guardados na minha memória.

Quanto ao aspecto crítico da obra... Adorei ler a partir da perspectiva deste narrador tão perspicaz e inteligente. O notório tom sarcástico e ironia propositada em algumas passagens textuais não me seguraram umas boas e agradáveis gargalhadas. A descrição não podia ser mais ousada e adequada ao contexto social da época e o mais interessante, a meu ver, foi sem dúvida o relevo dado aos que vivem na sombra deste Portugal entorpecido da primeira metade do século XVIII. Um povo que vive na penúria, que luta por um país cujo rei usa e abusa do poder lhe fora concedido para satisfazer o seu "pequenino" ego.

Uma grande vénia a este senhor... Muita pena tenho eu de só agora dar valor a este fantástico escritor português! Palmas!

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Memorial do Convento.

March 27, 2015 – Started Reading
March 27, 2015 – Shelved
April 5, 2015 –
27.79% ""Tu és o Sete-Sóis porque vês às claras, tu serás Sete-Luas porque vês às escuras (...) Dormiram nessa noite os sóis e as luas abraçados, enquanto as estrelas giravam devagar no céu, Lua onde estás, Sol aonde vais.""
April 19, 2015 –
51.72% "Devagar, devagarinho, mas estou a gostar imenso! Falta é tempo para ler..."
May 1, 2015 –
May 1, 2015 – Finished Reading
May 2, 2015 – Shelved as: favorites
July 20, 2015 – Shelved as: portuguese-lit
August 25, 2015 – Shelved as: books-that-make-you-think

Carmo Clap, clap! :)

Joana Carmo wrote: "Clap, clap! :)"

Já leu mais livros de Saramago? :)

daniel Um dos meus livros favoritos de sempre é do autor, "O Ensaio sobre a Cegueira". Também li "As intermitências da Morte" e adorei, não tanto como o primeiro mas mesmo assim fantástico.

Joana daniel wrote: "Um dos meus livros favoritos de sempre é do autor, "O Ensaio sobre a Cegueira". Também li "As intermitências da Morte" e adorei, não tanto como o primeiro mas mesmo assim fantástico."

Tenho "O Ensaio sobre a cegueira" na prateleira e quero lê-lo já há algum tempo. Agora, vontade não me falta, mas até finais de Junho será impossível...

Obrigada pela recomendação! :)

Carmo Carmo wrote: "Clap, clap! :)"
O Ensaio Sobre a Cegueira, As Intermitências da Morte e neste momento O Ano da Morte de Ricardo Reis.Acho que o Memorial será sempre o meu favorito:)
Também quero tentar a poesia.

Joana Carmo wrote: "Carmo wrote: "Clap, clap! :)"
Também quero tent..."

Tenho imensa curiosidade para ler o "Ensaio sobre a cegueira", "As intermitências da morte", "O Homem Duplicado" e também "As pequenas memórias" do autor... Nunca li nenhum poema de Saramago, no entanto sinto alguma curiosidade :)

Fábio Duarte O ensaio sobre a cegueira é de mestre pôs-me a ter medo de cegar. Tenho estado a gostar do memorial mas nada me tira essa sensação gloriosa da cegueira branca

message 8: by Íris (new) - added it

Íris Fantástica avaliação! Ainda não li, infelizmente, dele ainda só li Alabardas, alabardas, Clarabóia e Caim. Quero ler mais no futuro e a tua avaliação relembrou-me dos bons momentos que tive a ler os livros dele. Ele é fantástico :)

Joana Fábio wrote: "O ensaio sobre a cegueira é de mestre pôs-me a ter medo de cegar. Tenho estado a gostar do memorial mas nada me tira essa sensação gloriosa da cegueira branca"

Eu consegui encontrar "O Ensaio sobre a Cegueira" e ainda tentei pegar nele antes de começar o memorial, mas decidi que era melhor não, visto que iria atrasar esta leitura.. Tenho-o na estante e pegarei nele este verão, disso não duvido... Sei que o vou adorar.
Quanto a este, foi uma agradável surpresa... Não esperava gostar tanto (visto também que foi o meu primeiro contacto com a escrita de Saramago). Vale muito a pena, pelo menos eu aconselho-o!

Joana Íris wrote: "Fantástica avaliação! Ainda não li, infelizmente, dele ainda só li Alabardas, alabardas, Clarabóia e Caim. Quero ler mais no futuro e a tua avaliação relembrou-me dos bons momentos que tive a ler o..."

Muito obrigada!
Tenho muita pena de só agora pegar num livro deste escritor, ainda por cima por ser leitura obrigatória... Gostava de ter dado o devido valor a Saramago enquanto este ainda era vivo.

Vale muito a pena! Aconselho-o :)

message 11: by Maria (new)

Maria Carmo Inspiradora recensão. Já li vários livros deste autor, mas por acaso o Memorial ainda não. Fico com vntade de o ler em breve!
As intermitências da morte (que adorei) Clarabóia e o livro das memórias de juventude são alguns dos que já li e apreciei. Também gostei da versão cinematográfica de "A Jangada de Pedra", vale a pena ver.

Um abraço

Joana Maria wrote: "Inspiradora recensão. Já li vários livros deste autor, mas por acaso o Memorial ainda não. Fico com vntade de o ler em breve!
As intermitências da morte (que adorei) Clarabóia e o livro das memória..."

Eu recomendo imenso este livro!
Não li mais nada de Saramago (mas algo me diz que isso vai mudar em breve...), mas "As intermitências da morte" captaram logo a minha atenção!

Obrigada pela opinião e recomendação! :)

message 13: by Maria (new)

Maria Carmo Joana wrote: "Maria wrote: "Inspiradora recensão. Já li vários livros deste autor, mas por acaso o Memorial ainda não. Fico com vntade de o ler em breve!
As intermitências da morte (que adorei) Clarabóia e o liv..."

You are welcome!

message 14: by Maria (new)

Maria adorei o review! ahah acabei por encontrar o teu goodreads mas como está privado não te consigo adicionar, foi mesmo ao acaso, espero gostar tanto deste livro como tu!

Joana Maria wrote: "adorei o review! ahah acabei por encontrar o teu goodreads mas como está privado não te consigo adicionar, foi mesmo ao acaso, espero gostar tanto deste livro como tu!"

ahah obrigada querida! Eu já te adicionei!
Quanto ao livro, recomendo-o! A verdade é que é um grande "abre-olhos" e faz-nos pensar muito...

Pedro Jorge tens mesmo de ler mais do Saramago :) a Cegueira e a Lucidez foram os que li para além deste e gostei bastante mais. Mas pronto, se calhar este tipo de romance histórico é mais o teu estilo. Achei este livro um bocado secante. Entendo a história, mas não me cativa, ponto. lol

Joana Pedro wrote: "tens mesmo de ler mais do Saramago :) a Cegueira e a Lucidez foram os que li para além deste e gostei bastante mais. Mas pronto, se calhar este tipo de romance histórico é mais o teu estilo. Achei ..."

Eu não estava mesmo nada à espera de gostar tanto! Foi uma agradável surpresa. Quanto ao "Ensaio sobre a cegueira", estou a tratar dele neste momento :)

Pedro Jorge leste para a escola?

André José Li dois livros de Saramago. Este porque teve de ser... É imperfeito mas eficaz. Depois li o Ensaio Sobre a Cegueira que é dos melhores livros que alguma vez li. Não é só a parte emotiva que nos é despertada naquele livro. O ensaio sobre a cegueira deixa-nos com medo! É visceral mas ao mesmo tempo incrível!

Joana Pedro wrote: "leste para a escola?

Se gostares do da Cegueira, experimenta ler alguma coisa do Jorge Luís Borges :)"

sim, foi. Obrigada pela recomendação! Nunca li nada desse autor :)

Joana André wrote: "Li dois livros de Saramago. Este porque teve de ser... É imperfeito mas eficaz. Depois li o Ensaio Sobre a Cegueira que é dos melhores livros que alguma vez li. Não é só a parte emotiva que nos é d..."

Pessoalmente, adorei o Memorial mas percebo que não seja um livro para toda a gente. Quanto ao "Ensaio sobre a cegueira", estou a lê-lo neste momento e irei escrever uma review, certamente :)

Pedro Jorge Joana wrote:

sim, foi. Obrigada pela recomendação! Nunca li nada desse autor :)"

lá está, também tem um pouco a ver com Kafka. Mas acho parecido com o Saramago porque usava realidades impossíveis, labirintos, bibliotecas infinitas... O Saramago também é assim, de certo modo: 'e se agora ninguém votasse?'; 'e se agora ninguém morresse?'; 'e se agora ninguém visse?'

Joana Pedro wrote: "Joana wrote:

sim, foi. Obrigada pela recomendação! Nunca li nada desse autor :)"

Estás a fazer-me querer ler tudo e vou entrar para um curso que não me vai dar descanso nem 1 segundo ahah Tenho de ir pesquisar sobre isso, então. Aconselhas algum em especial?

Pedro Jorge Joana wrote:

ahahah é terrível não é? x)

eu tenho o Ficções, do qual ainda li pouco. mas há certos autores que a gente percebe logo que têm um toque especial. Do Jorge Luís Borges, bastou-me ler um pequeno texto, que deve ter umas 10 páginas, chamado Biblioteca de Babel. Tinha chegado a ele através de uma banda que gosto bastante e realmente faz sentido terem-se inspirado ali. Acho que podes começar por esse, que para mais além eu não te sei guiar, ainda.

(li em inglês, em pdf. deves conseguir encontrar - Library of Babel)

Joana Pedro wrote: "Joana wrote:

a..."

obrigada pela recomendação! Vou adicionar à minha lista de próximas leituras :p