David Pimenta's Reviews > Livro

Livro by José Luís Peixoto

Sep 17, 2010

bookshelves: 4-stars

Nunca tinha lido nenhuma obra do José Luís Peixoto. Já tinha o Livro há imenso tempo na estante, lembro-me que comprei uma versão autografada mal foi colocado no mercado. Não me perguntou o motivo desta escolha há algum tempo atrás. Acabou por ficar a apanhar pó durante uns tempos antes de decidir começar a lê-lo, já que vieram outros livros mais importantes, novas prioridades. Que má escolha que fui fazendo com o tempo, o Livro é divino.

Tem a saga da emigração portuguesa como fundo da história, em primeiro. Isto traz-me familiaridade graças às histórias que o meu próprio avô materno me foi contando ao longo do tempo. Nasceu perto da fronteira espanhola e teve de emigrar para o território francês na esperança de conseguir juntar dinheiro e ter um património. O meu avô podia ser uma das personagens de José Luís Peixoto, podia ser o Ilídio, a Adelaide, o Cosme ou o Galopim. Quem sabe se a minha avó também não teria sido a velha Lubélia? O melhor desta história é o facto de não existir uma única personagem que rouba o protagonismo às outras como se vê em tantas histórias. Aqui, o escritor humaniza e valoriza quase indiscretamente todas as personagens da aldeia portuguesa, daqueles que partem para França e uma personagem que rouba as atenções quase no final (afinal existe uma mas quando lerem esta pequena maravilha entendem o que quero explicar). Não existe a personagem mas sim as personagens.

Não fui com a cara do Galopim. Adorei a Adelaide e o Ilídio, aquele amor dos dois. As descrições de Peixoto enamoram-me, prendem-me. Numa narrativa em que não acontece assim tanta coisa é de louvar todos aqueles que conseguem prender a atenção do leitor unicamente pela magia das palavras, pelo encadear das frases. É de louvar, de se fazer vénia. Depois o melhor do Livro é a identificação pessoal. Aposto que todas as pessoas com alguém na família que emigrou, para fugir ao regime do Salazar, para conseguir fazer mais fortuna se identifica com a premissa que é colocada. Agora compreendo a atribuição do prémio José Saramago. Não cheguei a ler esse livro mas imagino a qualidade nas palavras.
Consigo acreditar que a Literatura portuguesa está a salvo com estes seres humanos como José Luís Peixoto. Há uns tempos li um artigo com 50 autores que fazem os portugueses ler, na revista LER e não me surpreende a presença de Peixoto nessa lista, absolutamente nenhuma.

E o melhor é o final. O melhor por se descobrir o significado do título da obra. Essa é a melhor parte que nem me atrevo a revelar. Falhou por ter um pouco de mais expetativas em relação à história, por em alguns momentos estar prestes a pensar que ia acontecer algo estrondoso e afinal não foi nada. Não dou as cinco estrelas por isso.

4,5/5

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Livro.

Quotes David Liked

José Luís Peixoto
“Sempre gostei de procurar livros, não quero saber onde estão, basta-me saber que existem.”
José Luís Peixoto, Livro

Jessica Ferreira também o tenho ali guardado para devorar :)

David Pimenta fiz uma pré-encomenda. vou buscá-lo na segunda :D

Jessica Ferreira o meu também foi uma pré-encomenda, durante o período de pré-venda :) veio com autógrafo.

David Pimenta amanhã já o tenho nas minhas mãos. Nunca li nada do autor, vou experimentar.

Jessica Ferreira eu li o cemitério de pianos, e tenho um certo 'conhecimento' sobre o nenhum olhar. pessoalmente, eu acho-o fantástico.

David Pimenta com essa opinião, fiquei mais curioso para ler este Livro :)