Beatriz Canas Mendes's Reviews > Catalogue des idées reçues sur la langue

Catalogue des idées reçues sur la langue by Marina Yaguello

Apesar de já ter estudado linguística na faculdade, antes de ler este livro, sinto que já o deveria ter feito anteriormente. Aconselho-o, desde já, a quem quiser compreender a ciência da linguística, sobre o que trata, que questões levantadas por ela (algumas) também são do interesse comum (dos leigos) e, talvez sobretudo, a quem estiver disposto a perceber que não se trata de uma disciplina aborrecida.
Neste "catálogo", encontrei muitas respostas a certas dúvidas que tenho recolhido nos últimos anos acerca das línguas. Em especial a sua evolução é explicada brilhantemente por Maria Yaguello, tanto através da teoria, quanto através de exemplos práticos. No que toca a estes últimos, faz sentido que os leitores falem Inglês e Francês, caso contrário não os entenderão.
O facto de ser um livro pequeno (cerca de 140 páginas) e de incluir anexos úteis e complementares ao texto principal contribui para que qualquer um retire proveito da sua leitura. Só achei algumas partes mais enfadonhas pois é necessário ter-se o mínimo de atenção durante a leitura, de modo a acompanhar o raciocínio (relativamente explícito) da autora. Se nos distrairmos, aí sim, teremos de voltar atrás, o que me aconteceu com frequência, tendo tido de repetir a leitura.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Catalogue des idées reçues sur la langue.

November 2, 2014 – Shelved
November 2, 2014 – Shelved as: to-read