Beatriz Santos's Reviews > O Grande Amor da Minha Vida

O Grande Amor da Minha Vida by Paullina Simons

F 50x66
Oct 28, 2014

Opinião no blogue Books and Pages: http://booksandpagesblog.blogspot.pt/
O Grande Amor da Minha Vida é um romance histórico que nos transporta para a União Soviética e para as ruas cada vez mais negras de Leninegrado durante a Segunda Guerra Mundial. Segue a história de duas personagens, Tatiana e Alexander, uma civil e um militar que se conhecem no dia em que a União Soviética entra na 2º Guerra Mundial e cuja relação se vai desenvolver num cenário de guerra, morte e medo. Estes dois mostram como a esperança e o amor que sentem um pelo outro e pelas pessoas que os rodeiam os vão tornar mais fortes e mais capazes de sobreviverem à guerra, aos racionamentos, às perdas, ao desespero total.

Neste livro, Paullina Simons consegue retratar de uma forma extremamente vívida e realista a vida na União Soviética durante o governo de Estaline com os seus apartamentos comunitários em que famílias inteiras viviam num ou dois quartos e as cozinhas e casas de banho eram partilhadas; a forma como as pessoas faziam o que lhes era mandado, se lhes era dito que mudassem de emprego ou de cidade faziam-no sem se queixarem, com medo da polícia secreta, a NKVD. Através das várias personagens conseguimos perceber o impacto que os conflitos armados têm na vida em sociedade e nas relações interpessoais, como a situação de guerra e desespero afecta de forma diferente as várias pessoas e como em momentos negros, pequenos gestos ou acções podem fazer uma diferença enorme.

Fiquei um bocado desapontada com o livro pois não estava nada à espera que existisse um triângulo amoroso e a verdade é que existe algo muito parecido com um durante cerca de metade do livro, o que me deixou bastante frustrada pois não suporto triângulos amorosos.

Quanto à escrita, tive alguns problemas nalgumas partes do livro em que se tornava extremamente confuso perceber a que personagens pertenciam as falas, não sei se isto é um problema da escrita original ou da tradução mas fez com que tivesse que ler certos trechos inúmeras vezes até conseguir compreendê-los.

Em jeito de conclusão, trata-se de uma história bastante emotiva e dramática, ao ponto de nalguns momentos sentirmos o desespero, a raiva, a esperança, as expectativas e os desapontamentos sentidos pelas personagens, e com uma contextualização histórica muito interessante, que me agradou imenso e que me deixou com uma vontade enorme de visitar a Rússia.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Grande Amor da Minha Vida.

October 28, 2014 – Started Reading
October 28, 2014 – Shelved