João's Reviews > Cândido, ou o Optimismo

Cândido, ou o Optimismo by Voltaire

12075528
Sep 25, 2014

bookshelves: foreign-fiction

Cândido é um optimista, mas nada lhe corre bem na vida: apaixona-se pela menina Cunegundes, mas o pai, o Barão de Thunder-ten-tronckh, expulsa-o do seu castelo a pontapés no traseiro porque ele, que não tinha os setenta e um costados da nobreza, ousara beijar a sua filha. A partir daí, as aventuras de Cândido vão de mal a pior, e cada pessoa que encontra tem uma história de vida mais trágica, e cada país que visita sofre de desgraças piores (Cândido chega a Lisboa no dia do grande terramoto de 1755...). Apesar de tudo, e apesar de ter encontrado Martinho, um filósofo cético, Cândido continua a acreditar no seu querido professor Pangloss, que afirma que todo o efeito tem uma razão determinante e que tudo vai pelo melhor neste mundo.

A escrita é em rajada, os episódios rocambolescos e trágico-cómicos sucedem-se. O humor é refinado e certeiro, parodiando filósofos (Pangloss será uma caricatura de Leibniz) e ridicularizando a realeza, governadores ("Don Fernando d'Ibarra y Figueroa y Mascarenes y Lampourdos y Souza", é o governador espanhol de Buenos-Aires), inquisidores, militares, aristocratas, médicos ("à força de medicamentos e de sangrias a doença tornou-se pior") ou religiosos, e por vezes todos de uma assentada: Paquette, uma "airosa dama-de-companhia da nossa augusta Baronesa" estaria infectada com sífilis e teria recebido "este brinde de um Franciscano muito sábio que havia subido à fonte, pois o apanhara com uma velha Condessa, que o tinha recebido de um Capitão de Cavalaria, que o devia a uma Marquesa, que o obtivera de um Pajem, que o recebera de um Jesuíta que, quando era noviço, o ganhara em linha directa de um dos companheiros de Cristóvao Colombo."

O livro de Voltaire teve sucesso explosivo, apesar de ter sido proibido em inúmeros países (entre os quais Portugal). No entanto, Voltaire estava preparado, e tinha montado um esquema de publicação e distribuição brilhante: fez publicar o livro clandestinamente, sob pseudónimo (embora deixando que todos soubessem quem era o verdadeiro autor) e fê-lo distribuir em vários países simultaneamente, com nomes de tipografias falsas, inundando o mercado antes que as autoridades tivessem tempo para atuar, apreendendo-o. O sucesso tem-se mantido, com toda a justiça, até aos nossos dias!

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Cândido, ou o Optimismo.

September 25, 2014 – Started Reading
September 25, 2014 – Shelved
October 4, 2014 – Finished Reading
October 5, 2014 – Shelved as: foreign-fiction

Luís C. D-i-v-i-n-a-l!!!

message 2: by João (new)

João Roque Pronto, fico na lista, até porque já li "O Senhor Ganimedes"...