Nelson Zagalo's Reviews > The Man in the High Castle

The Man in the High Castle by Philip K. Dick

Aug 20, 2014

bookshelves: sci-fi, literature

PKD é um dos meus autores de ficção-científica preferidos, nomeadamente pelo modo como trata a Realidade, tudo no seu trabalho está sempre de algum modo ligado à discussão sobre o Real. Em "The Man in the High Castle" não é diferente, já que nos apresenta uma realidade alternativa, mas fá-lo de um modo histórico, fugindo ao tom filosófico, sua imagem de marca. Como ele chegou a dizer, "I am a fictionalising philosopher, not a novelist; my novel and story-writing ability is employed as a means to formulate my perception."

E é por isso que apenas dou 3 estrelas a "The Man in the High Castle" , o livro acaba por se tornar confuso, pouco elaborado no detalhe, com falta de narrativização e mesmo de aprofundamento. A melhor parte acaba por ser a discussão em redor da Autenticidade das Imitações, mas é um tema que logo se perde no emaranhado de outras pontas. Julgo que PKD se perdeu no meio de tanta coisa que se poderia ter feito e dito nesta abordagem alternativa. Aliás como disse mais tarde, nunca chegou a fazer uma segunda parte do livro porque não conseguia voltar a investigar o regime Nazi de tão pesado. E isso nota-se aqui, PKD de certo modo quer aprofundar, mas ao mesmo tempo que afastar-se da temática, do profundo horror.

Dito isto continua a ser uma obra relevante, mas pela ideia, pela premissa, e por alguns fios da narrativa explorada, mas está longe de ser um grande livro. Se o objectivo é conhecer o trabalho de PKD aconselho antes a leitura de "The Simulacra", "A Scanner Darkly" ou "Ubik".

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read The Man in the High Castle.

August 20, 2014 – Started Reading
August 20, 2014 – Shelved
August 22, 2014 –
August 23, 2014 – Shelved as: sci-fi
August 23, 2014 – Finished Reading
December 6, 2014 – Shelved as: literature

message 1: by Nuno (new)

Nuno Magalhães Nélson, andava há bastante tempo a ponderar abordar este livro, mas sempre hesitei porque nunca li nada de PKD que gostasse verdadeiramente. Sendo assim, não vale a pena perder tempo com isto. Obrigado.

Nelson Zagalo Olá Nuno

Tenho o livro em casa há mais de 10 anos, aliás tenho duas versões, a portuguesa da colecção Argonauta, que por apresentar o texto de forma pouco coerente e algo entrecortado me levou a adquirir a versão original. Mas depois de várias tentativas, com ambas as versões, nunca consegui ler o livro totalmente, raramente passava das primeiras páginas.
Este verão decidi pegar-lhe novamente depois de ver uma lista aqui no GoodReads sobre História Alternativa que apresentava este trabalho de PKD em primeiro lugar. Encontrei então uma terceira versão em português do Brasil, traduzida ainda nos anos 1960. E assim li o livro completo saltando entre as três versões, sempre que ficava com dúvidas na leitura. No final percebi que o problema advém do próprio PKD, influenciado pelas suas conhecidas alucinações, terá tido dificuldade em construir uma argumentação mais estruturada a partir de todo o material que recolheu tendo em conta a tarefa que se tinha proposto, que era muito maior do que com certeza estaria à espera.
Posto isto, no final nunca senti que tinha saído dos EUA convencionais, nunca me senti verdadeiramente numa américa alternativa governada por japoneses. Mas admito que posso não ter conseguido ligar-me ao livro, ou seja este é apenas um relato da minha experiência pessoal, nada mais.