Sofia Teixeira's Reviews > Império Terra - O Princípio

Império Terra - O Princípio by Paulo Fonseca

Apr 25, 2010

Adorei!! Aqui há uns dias tinha-vos apresentado o autor Paulo Fonseca, que lançou este seu primeiro livro há dois anos e que até há bem pouco tempo eu não conhecia.
Após ter descoberto o seu blog Império Terra e após um desafio do autor, ele teve a amabilidade de me enviar este primeiro livro sem qualquer custo. E ainda bem que o fez!!! Digo-vos que só fiquei a ganhar.
Império Terra é um livro apocalíptico que retrata uma invasão ao planeta Terra por seres desconhecidos e que vão deixando um rasto de destruição à sua passagem. Na sua presença, as pessoas perdem a noção de onde estão do que fazem e mergulham num medo e terror profundo. Quem serão estas criaturas? É Gabriel, a personagem principal, quem nos tenta responder a esta pergunta quando ele próprio acorda de um coma, uma semana após o início da invasão destas criaturas. Gabriel mal se lembra do que aconteceu para ter ficado em coma e quando acorda e parte à descoberta de uma Lisboa que em nada se parece com aquela de há uma semana atrás. Seres misteriosos e desconhecidos diambulam então por toda a Terra.
Fora Gabriel são-nos apresentadas mais 3 personagens que vêm a desenrolar papéis muito importantes no desenrolar da história.
Laura, uma humana que Gabriel conhece enquanto tenta descobrir quem são as criaturas e que raio se passa!! Laura tem um ideal de mundo perfeito e acredita que a humanidade é boa e que se unirá para combater aqueles seres demoníacos. Será mesmo assim?
Nulen, um ser diferente mas em muito parecido com Gabriel. Um ser evoluído que tenta ajudar Gabriel na sua demanda.
E Romana, uma vampira que se junta à causa dos humanos contra aqueles seres aterradores.
Juntos estas 4 personagens vão formando uma teia viciante de acontecimentos que nos faz querer ler e ler.
Adorei o conceito do livro. Acho que nos dá uma prespectiva muito interessante da evolução dos seres e de um mundo apocalíptico.
No entanto há outros aspectos menos positivos. A narrativa é em geral boa mas às vezes um pouquinho confusa. Houve alturas em que eu não sabia muito bem de quem se estava a falar. Mesmo assim isto foi melhorando e notou-se que mais ao menos a partir de um terço do livro que a sua escrita evoluiu. Evoluiu ao ponto de não querer parar de ler.
Acho que foi um livro que nos introduziu bem à nova realidade.

(Para perceber o contexto da opinião-> http://branmorrighan.blogspot.com/201...)

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Império Terra - O Princípio.