Liliana Sousa
Liliana Sousa asked Manuel Alves:

Numa conversa de elevador, se tivesses de te apresentar como escritor e sugerir um dos teus livros, qual seria a tua resposta?

Manuel Alves Ah, olá. LC? Hum… o mistério de quem se apresenta com iniciais. As possibilidades do desconhecido. Ah, nome de escritora? Coincidência. Também sou escritor. Quero dizer, mais ou menos. Escrevo e publico. Isso deve fazer de mim escritor. O meu nome não é tão misterioso como LC. É Bond… James Bond. Ahah. Pronto, tinha de dizer isto. Se calhar, não. Mas as idiotices benignas são terapêuticas. Escrevo algumas nos meus livros. Aquele em que escrevi mais idiotices benignas? Hum… talvez em A invenção de um conto de fadas. Os contos de fadas, por si só, já são uma espécie de idiotice benigna. A história? Será mais acertado dizer histórias. É um romance que cruza cinco relacionamentos unidos pelo personagem mais simpático de todos os mundos possíveis. É preciso conhecer o senhor Agostinho para acreditar que não estou a exagerar. Ele sabe a receita secreta de um chá delicioso e é a personificação das coisas boas. Deixei as coisas más para o livro que escrevi a seguir. Terra Fria. A ditadura é uma coisa má, e nós tivemos uma. Se calhar, ainda temos. Mas isso, como diria a Lili, a menina de uma série de contos de fantasia que me faz reviver a infância enquanto escrevo as palavras que ela diz, é uma coisa chata para acabar conversas. É muito melhor falar de delícias como cacau quente com canela. O meu nome verdadeiro? Ah, pois é. Continuei a dizer idiotices e escapou-me. Pareço o Quim, o rapaz perdido da cabeça que está sempre a deixar fugir a ovelha Negra, no livro das coisas más (que também tem coisas boas). Manuel Alves, nome de escritor. Normalmente é só Manuel. Ou, para citar um amigo, palhaço. Os amigos conhecem-nos, e não podemos zangar-nos com eles por nos verem tal como somos.

About Goodreads Q&A

Ask and answer questions about books!

You can pose questions to the Goodreads community with Reader Q&A, or ask your favorite author a question with Ask the Author.

See Featured Authors Answering Questions

Learn more