More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
“Você não teve tanto tempo como eu para se apegar ao homem que amava. Mas apego e amor são duas coisas diferentes. Meu coração ficou em pedaços, e eu não sabia mais como viver sem ele. Não me lembrava de quem eu era. Mas você viveu sem o Ben até o ano passado. E vai conseguir voltar a fazer isso. E mais cedo do que eu. Mas o amor, essa dor terrível, isso não vai acabar. Esse aperto constante no peito. Isso não vai embora assim tão fácil.”
Talvez exista só uma pessoa para cada um de nós. Nesse caso, Lorraine era a minha. Talvez eu tenha conseguido esquecer Esther porque ela não era a pessoa certa para mim. Talvez você não consiga esquecer Ben porque ele era a sua. Só queria dizer que, mesmo perto dos noventa anos, ainda aprendo coisas novas todos os dias, e acho que agora entendi que, quando você perde o que mais ama no mundo, nunca mais volta a ficar tudo bem.
Vejo um broche enorme de doadora na minha mesa. Não estão me aplaudindo porque sou uma viúva de volta ao trabalho, e sim porque fiz uma coisa boa pela biblioteca. Deixei de ser só a mulher que perdeu o marido. Eu sou mais que isso.
“Acorda, amor”, falei. “Precisamos levantar daqui a pouco.” Ben não conseguiu despertar direito. Só me abraçou e enterrou o rosto no travesseiro. “Vamos lá, maridão”, chamei. “Você precisa levantar.” Ele abriu os olhos e sorriu para mim. Em seguida, erguendo a boca do travesseiro, falou: “Por que a pressa, querida? Nós temos todo o tempo do mundo”.

