Fogo & Sangue (A Targaryen History, #1)
Rate it:
Open Preview
Read between October 27, 2022 - January 14, 2023
0%
Flag icon
Os Targaryen tinham puro sangue valiriano, eram senhores de dragões de linhagem ancestral. Doze anos antes da Destruição de Valíria (114 AC), Aenar Targaryen vendeu suas propriedades na Cidade Franca e nas Terras do Longo Verão e se mudou, com suas esposas, sua fortuna, seus escravos, dragões, irmãos, parentes e filhos para Pedra do Dragão, uma cidadela insular desolada sob uma montanha fumegante no mar estreito.
1%
Flag icon
Targaryen quanto seus aliados próximos, os Velaryon de Derivamarca (uma casa menor de ascendência valiriana), enchessem seus cofres com o comércio que passava por ali. Os navios dos Velaryon, assim como os de outra casa valiriana aliada, os Celtigar de Ilha da Garra,
1%
Flag icon
Dos cinco dragões que haviam voado com Aenar, o Exilado, a partir de Valíria, apenas um ainda vivia na época de Aegon: o grande animal chamado Balerion, o Terror Negro. Os dragões Vhagar e Meraxes eram mais jovens, nascidos na própria Pedra do Dragão.
1%
Flag icon
vasto, frio e pedregoso Norte era governado pelos Stark de Winterfell. Nos desertos de Dorne, o domínio pertencia aos príncipes Martell. As terras ocidentais ricas em ouro eram regidas pelos Lannister de Rochedo Casterly, e a fértil Campina, pelos Gardener de Jardim de Cima. O Vale, os Dedos e as Montanhas da Lua pertenciam à Casa Arryn... mas os reis mais beligerantes na época de Aegon eram os dois cujos domínios ficavam mais próximos de Pedra do Dragão: Harren, o Negro, e Argilac, o Arrogante.
1%
Flag icon
Dizia-se à boca pequena que Orys Baratheon era um indigno meio-irmão do lorde Aegon, e o Rei da Tempestade não comprometeria a honra da filha ao dar sua mão a um bastardo.
1%
Flag icon
Visenya, a mais velha dos três irmãos, era tão guerreira quanto o próprio Aegon e se sentia tão à vontade com uma cota de malha quanto com um vestido de seda. Ela portava a espada longa valiriana Irmã Sombria e a usava com habilidade, tendo treinado junto do irmão desde a infância. Embora fosse dotada dos cabelos loiro-prateados e dos olhos violeta de Valíria, sua beleza era ríspida, austera. Mesmo as pessoas que mais a amavam consideravam Visenya uma pessoa rígida, séria e impiedosa;
1%
Flag icon
Rhaenys, a mais jovem dos três Targaryen, era tudo o que a irmã não era: brincalhona, curiosa, impulsiva, dada a arroubos de fantasia. Rhaenys não era uma guerreira genuína, amava música, dança e poesia, e apoiava muitos cantores, saltimbancos e marioneteiros. Contudo, dizia-se que Rhaenys passava mais tempo sobre um dragão do que o irmão e a irmã juntos, pois voar era o que ela amava acima de tudo. Certa vez ela teria dito que antes de morrer queria voar com Meraxes sobre o Mar do Poente, para ver o que havia na margem ocidental. Enquanto ninguém jamais questionava a fidelidade de Visenya ao ...more
1%
Flag icon
Sua presença imponente atraía a lealdade dos homens, mas ele não possuía nenhum amigo próximo, salvo Orys Baratheon, seu companheiro da juventude. As mulheres o procuravam, mas Aegon permanecia fiel às irmãs. Como rei, depositava grande confiança nelas e em seu pequeno conselho, deixando a eles grande parte das atividades cotidianas da administração do reino… No entanto, não hesitava em assumir o controle quando julgava necessário. Embora fosse implacável ao lidar com rebeldes e traidores, era generoso com ex-inimigos que dobravam o joelho.
1%
Flag icon
E Orys Baratheon foi proclamado “meu escudo, meu defensor, minha forte mão direita”. E, assim, Baratheon é considerado pelos meistres a primeira Mão do Rei.
2%
Flag icon
A isso, Aegon respondeu: — Ao pôr do sol, sua linhagem chegará ao fim.
3%
Flag icon
O nosso é Insubmissos, imbatíveis, inquebráveis. Vocês podem nos queimar, senhora… mas não nos curvarão, não nos quebrarão, não nos submeterão. Aqui é Dorne. Vocês não são bem-vindos. Voltem por sua conta e risco.
3%
Flag icon
Porto Real, assim se chamaria a nova cidade. Dali, Aegon, o Dragão, governaria seu reino, sobre um grande trono de metal feito com as espadas derretidas, retorcidas, amassadas e quebradas de todos os seus inimigos derrotados, um assento perigoso que logo viria a ser conhecido por todo o mundo como o Trono de Ferro de Westeros.
5%
Flag icon
Até hoje não se sabe se Rhaenys Targaryen morreu antes ou depois de seu dragão. Há quem diga que ela foi lançada da sela e morreu com a queda, ou que ela foi esmagada debaixo de Meraxes no pátio do castelo. Alguns boatos afirmam que a rainha sobreviveu à queda do dragão, mas teve uma morte lenta e dolorosa nas masmorras dos Uller. Provavelmente ninguém jamais saberá as circunstâncias verdadeiras de seu fim, mas Rhaenys Targaryen, irmã e esposa do rei Aegon I, pereceu na Toca do Inferno, em Dorne, no ano 10 Depois da Conquista.
6%
Flag icon
Contudo, havia um caráter sombrio em Visenya Targaryen. Para a maior parte do mundo, ela apresentava o rosto sério de uma guerreira, rigorosa e inclemente. Seus admiradores diziam que até mesmo sua beleza era afiada. A mais velha das três cabeças do dragão, Visenya viria a viver mais que os irmãos, e corriam boatos de que, em seus últimos anos, quando já não conseguia mais brandir uma espada, ela se dedicou às artes obscuras, misturando venenos e invocando feitiços malignos.
6%
Flag icon
Até mesmo com Fogonegro na mão, você é apenas um homem — disse ela. — E eu não posso estar sempre por perto.
7%
Flag icon
Dezesseis Targaryen sucederam Aegon, o Dragão, no Trono de Ferro, até que a dinastia enfim foi derrubada com a Rebelião de Robert. Houve entre eles homens sábios e tolos, cruéis e piedosos, bondosos e malignos. Contudo, se os reis dragões forem classificados exclusivamente com base em seu legado, nas leis e instituições e melhorias que deixaram, o nome do rei Aegon I ocupa quase o topo da lista, na paz bem como na guerra.
7%
Flag icon
O príncipe Aenys tinha três anos quando sua mãe e o dragão Meraxes foram mortos em Dorne. O menino ficou inconsolável com a morte dela.
7%
Flag icon
amor da princesa Rhaena pelos irmãos e a alegria do reino por todo novo herdeiro Targaryen não eram partilhados pelo príncipe Maegor ou sua mãe, a rainha Visenya, pois cada novo filho gerado por Aenys afastava ainda mais Maegor na linha sucessória, e havia ainda quem afirmasse que ele estava atrás das filhas de Aenys também. E o próprio Maegor continuava sem filhos, pois a senhora Ceryse não engravidou nos anos após seu casamento.
9%
Flag icon
O rei Aenys amava a esposa, seus filhos e o povo e só desejava amor em troca. Espada e lança perderam qualquer apelo que algum dia pudessem ter exercido sobre ele.
9%
Flag icon
Seu irmão Maegor, mais alto e largo, e de força temível, não tinha paciência para nada disso, vivia para a guerra, torneios e batalhas.
11%
Flag icon
Alyssa,
11%
Flag icon
No topo da Torralta, a grande fogueira assumiu um tom doentio de verde quando o lorde Martyn Hightower convocou seus vassalos.
16%
Flag icon
Orys era irmão bastardo de Aegon,
17%
Flag icon
O maior elogio veio de Brandon Stark, Senhor de Winterfell, que disse: — Vejo nele o avô.
18%
Flag icon
rainha Alyssa em particular não tinha dúvida alguma sobre quem seu filho elegeria para se casar, se a escolha fosse dele: sua filha mais nova, irmã dele, a princesa Alysanne.
18%
Flag icon
o plano logo foi arruinado, pois eles subestimaram gravemente o desejo e a determinação da própria Alysanne Targaryen e do jovem rei Jaehaerys.
19%
Flag icon
Se podemos acreditar nas histórias dos criados, o rei e sua nova rainha dormiam nus e compartilhavam muitos beijos longos e duradouros, à mesa e na cama e em muitos outros momentos ao longo do dia, mas sem consumar sua união. Mais um ano e meio se passaria até que Jaehaerys e Alysanne finalmente se unissem como homem e mulher.
21%
Flag icon
“A rainha encontrou seu verdadeiro amor em Ilha Bela”, escreveu meistre Smike para a Cidadela, “não com Androw, mas com a irmã dele, a senhorita Elissa.” Mais velha do que Androw três anos, Elissa Farman tinha os mesmos olhos azuis e cabelo claro e comprido do irmão, mas de resto era tão diferente dele quanto uma irmã pode ser.
25%
Flag icon
Doutrina do Excepcionalismo.
25%
Flag icon
As leis dos Sete, como citadas em textos sagrados e ensinadas por septãs e septões em obediência ao Pai dos Fiéis, decretavam que irmão não podia se deitar com irmã, nem pai com filha, nem mãe com filho, e que os frutos dessas uniões eram abominações, desprezíveis aos olhos dos deuses. Tudo isso os excepcionalistas afirmavam, mas com a seguinte ressalva: os Targaryen eram diferentes.
27%
Flag icon
Mas a jovem rainha tinha enorme influência sobre o rei Jaehaerys, e quando ela falava, ele escutava… assim como fez quando eles voltaram do Vale de Arryn.
27%
Flag icon
O bebê foi batizado de Corlys, em homenagem ao tio-bisavô que serviu tão nobremente como senhor comandante da primeira Guarda Real, mas nos anos seguintes o povo de Westeros passaria a conhecer esse novo Corlys melhor como o Serpente Marinha.
28%
Flag icon
Três ovos de dragão haviam sumido, e os dias de busca não renderam frutos.
28%
Flag icon
Como o rei insistiu que teria a proteção dos Hightower, olhares inquietos foram trocados. — Lorde Donnel é cheio de planos e ressentimentos — disse Manfryd Redwyne. — Não confio nele. E o senhor também não deveria confiar. Ele faz o que acha melhor para si, sua casa e Vilavelha e não liga para mais ninguém nem para mais nada. Nem mesmo para o rei.
29%
Flag icon
— Salvem meu bebê — sussurrou ela. — Vou ver meus meninos de novo. A Velha vai iluminar meu caminho.
30%
Flag icon
“Pode ser mesmo que os dragões sintam e ecoem o humor de seus passageiros”, escreveu o septão Barth, “pois Dreamfyre desceu das nuvens como uma tempestade naquele dia, e Vermithor e Asaprata se ergueram e rugiram para a chegada dela, de uma tal forma que todos nós que vimos e ouvimos ficamos com medo de os dragões estarem prestes a sair voando um para cima do outro com chamas e garras e acabassem atacando uns aos outros como Balerion fez com Mercúrio sob o Olho de Deus.”
32%
Flag icon
mas os louros do campeão foram para o galante e belo sor Simon Dondarrion de Portonegro, que conquistou o amor do povo e da rainha quando coroou a princesa Daenerys como rainha do amor e da beleza.
34%
Flag icon
Desde o início, perguntamos: Aonde Aerea levou Balerion? Devíamos ter perguntado: Aonde Balerion levou Aerea?
34%
Flag icon
“Balerion também tinha ferimentos.
34%
Flag icon
voltou a Porto Real com feridas parcialmente cicatrizadas que ninguém se lembrava de jamais ter visto, e um rasgo de quase três metros de comprimento ao longo do lado esquerdo de seu corpo, uma ferida vermelha enorme de onde ainda pingava sangue, quente e fumegante.
36%
Flag icon
“Três vezes voei com Asaprata muito acima de Castelo Negro, e três vezes tentei levá-la para o norte além da Muralha”, escreveu Alysanne para Jaehaerys, “mas em todas ela se virou para o sul de novo e se negou a ir. Ela nunca se negara a me levar aonde eu queria ir. Dei risada quando voltei a descer, para que os irmãos negros não percebessem que havia algo errado, mas aquilo me perturbou na ocasião, e ainda me perturba.”
39%
Flag icon
Um dia e meio depois de acordar a mãe na cama queixando-se de frio, a pequena princesa estava morta. A rainha desmoronou nos braços do rei, sacudindo-se com tanta violência que houve receios de que ela também estivesse com os Arrepios.
42%
Flag icon
A princesa Rhaenys nasceu no sétimo dia da sétima lua do ano, o que o septões avaliaram ser altamente auspicioso. Grande e feroz, a menina tinha os cabelos negros da mãe Baratheon e os olhos violeta-claros do pai Targaryen. Sendo a filha primogênita do Príncipe de Pedra do Dragão, muitos a exaltaram como a primeira na linha de sucessão ao Trono de Ferro após o pai. Quando a rainha Alysanne a segurou pela primeira vez, ouviram-na chamar a pequena de “nossa futura rainha”.
42%
Flag icon
não tardou até que aparecesse o resultado muito aguardado e a barriga de Alyssa Targaryen crescesse. Em 77 DC, ela deu ao valente príncipe um filho que eles chamaram de Viserys.
43%
Flag icon
a princesa Alyssa deu ao Príncipe da Primavera um segundo filho, que recebeu o nome Daemon. A mãe do menino, irreprimível como sempre, levou o bebê ao céu com Meleys uma quinzena após o nascimento, tal como ela havia feito com o irmão da criança, Viserys.
43%
Flag icon
Estamos todos nas mãos dos deuses, e vida e morte pertencem a eles para dar ou tomar, mas os homens, em seu orgulho, depositam a culpa em outros.
43%
Flag icon
Alysanne Targaryen, em seu luto, dirigia a culpa a si mesma, ao lorde Arryn e ao meistre do Ninho da Águia pela participação que cada um tivera na morte de sua filha… mas, acima de tudo, ela culpava Jaehaerys. Se ele não tivesse insistido para que Daella se casasse, que ela escolhesse alguém antes do fim do ano… que mal teria feito se ela continuasse menina por mais um ano, ou dois, ou dez? — Ela não tinha idade nem força para gerar uma criança — disse ela a Sua Graça após voltar a Porto Real. — Nós nunca devíamos ter insistido em um casamento para ela.
43%
Flag icon
Ainda que arrasado pela perda, Baelon encontrou consolo nos dois filhos fortes que ela lhe deixara, Viserys e Daemon, e nunca deixou de honrar a memória de sua bela senhora do nariz quebrado e olhos destoantes.
44%
Flag icon
Aemon é o futuro rei, Baelon provavelmente vai ser a Mão, Alyssa talvez seja tudo o que a mãe dela é e mais ainda, Vaegon é mais erudito que ela, Maegelle é mais santa, e Daella… existe algum dia em que Daella não precise ser amparada?
44%
Flag icon
Saera estava ensinando Alys a beijar, então perguntei se ela me ensinaria também. Os meninos treinam luta todas as manhãs, então por que nós não podíamos treinar beijos? É o que as meninas devem fazer, não é? Alys Turnberry concordou. — Beijar era gostoso — disse ela —, e uma noite começamos a beijar sem as roupas, e foi assustador, mas empolgante. Nós nos revezamos fingindo que éramos meninos. Nunca foi nossa intenção fazer maldade, só estávamos brincando.
« Prev 1 3