O Estrangeiro
Rate it:
Read between January 30 - February 8, 2023
18%
Flag icon
Hoje, o sol transbordante, que fazia estremecer a paisagem, tornava-a deprimente e desumana.
87%
Flag icon
Mamãe costumava dizer que nunca se é completamente infeliz.
90%
Flag icon
Quanto a mim, não queria que ninguém me ajudasse e justamente me faltava tempo para me interessar pelo que não me interessava.
91%
Flag icon
Não tem então nenhuma esperança e consegue viver com o pensamento de que vai morrer todo por inteiro? — Sim — respondi. Baixou então a cabeça e voltou a sentar-se. Disse que lamentava. Achava isso impossível de suportar para um homem. Quanto a mim, senti apenas que ele começava a me cansar.
91%
Flag icon
Disse-lhe que não sabia o que era um pecado. Tinham-me apenas dito o que era um culpado.
93%
Flag icon
Queria continuar a me falar em Deus, mas eu avancei para ele e tentei explicar-lhe, pela última vez, que já não dispunha de muito tempo. Não queria perdê-lo com Deus.
93%
Flag icon
Mas estava certo de mim mesmo, certo de tudo, mais certo do que ele, certo da minha vida e desta morte que se aproximava. Sim, só tinha isto. Mas ao menos agarrava esta verdade tanto quanto esta verdade se agarrava a mim. Tinha tido razão, ainda tinha razão, teria sempre razão. Vivera de uma certa maneira e poderia ter vivido de outra. Fizera isto e não fizera aquilo. Não fizera determinada coisa, ao passo que fizera esta outra. E depois? Era como se durante todo o tempo tivesse esperado por este minuto e por essa madrugada em que seria justificado. Nada, nada tinha importância, e eu sabia bem ...more
93%
Flag icon
pessoas elegem, já que um só destino devia eleger-me a mim próprio e comigo milhares de privilegiados que, como ele, se diziam meus irmãos. Ele compreendia? Ele compreendia o que eu queria dizer? Todos eram privilegiados. Só havia privilegiados. Também os outros seriam um dia condenados. Também ele seria um dia condenado. Que importava se, acusado de um crime, ele fosse executado por não ter chorado no enterro de sua mãe? O cão de Salamano valia tanto quanto a mulher dele. A mulherzinha-autômato era tão culpada quanto a parisiense com quem Masson se casara, ou quanto Marie, que queria que eu ...more
94%
Flag icon
Lá, também lá, ao redor daquele asilo onde as vidas se apagavam, a noite era como uma trégua melancólica.
94%
Flag icon
Tão perto da morte, mamãe deve ter-se sentido liberada e pronta a reviver tudo. Ninguém, ninguém tinha o direito de chorar por ela.
94%
Flag icon
diante desta noite carregada de sinais e de estrelas eu me abria pela primeira vez à terna indiferença do mundo.