More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Sabiam que as qualidades humanas, tais como as habilidades intelectuais, podem ser cultivadas por meio do esforço.
o principal modo de aquisição de conhecimento especializado “não é alguma capacidade prévia e fixa, e sim a dedicação com objetivo”.
“Não divido o mundo entre os fracos e os fortes, ou entre sucessos e fracassos […] divido o mundo entre os que aprendem e os que não aprendem”.
Se você passar pela vida fazendo somente o que é fácil, deve se envergonhar”.
melhores pilotos voam mais tempo do que os outros, por isso são os melhores.
Tal como Michael Jordan, Yeager era um ser humano. Simplesmente desenvolveu-se mais do que a maioria das pessoas.
“Se você é alguém quando tem sucesso, o que você é quando fracassa?”.
John Wooden, lendário técnico de basquete, diz que ninguém pode ser considerado fracassado enquanto não começar a culpar os outros.41 Ele quer dizer que é possível estar ainda no processo de aprender com os próprios erros, até que se comece a negá-los.
o mindset de crescimento permite efetivamente que as pessoas gostem do que fazem, e continuem a gostar mesmo diante de dificuldades.
O mindset de crescimento também não determina que tudo que é possível mudar deva ser mudado. Todos precisamos aceitar algumas de nossas imperfeições, em especial aquelas que realmente não prejudicam nossa vida ou a vida de outrem.
O mindset fixo dificulta o desenvolvimento e a mudança. O mindset de crescimento é um ponto de partida para a mudança, mas cada um deve decidir por si mesmo em que direção seus esforços de mudança seriam mais úteis.
O que quero dizer é que, mesmo que você acredite que não sabe fazer bem determinada coisa, ainda assim é possível mergulhar nela com empenho e perseverar.
Você não precisa achar que é competente em algo para desejar fazê-lo e ter prazer nisso.
Mas raciocine — você não quer crescer nunca? Da próxima vez que se sentir tentado a ficar rodeado de adoradores, vá à igreja. Para o resto da vida, prefira a crítica construtiva.
O mindset fixo aliado ao estereótipo e à confiança feminina nas avaliações de outras pessoas sobre elas: todas essas coisas podem contribuir para o abismo entre os gêneros no que se refere à matemática e às ciências.
Em suma, o mindset de crescimento permite que as pessoas, mesmo quando são alvo de rótulos negativos, utilizem e desenvolvam integralmente suas mentes. Elas não se prendem a pensamentos limitadores, a uma frágil sensação de adequação e à ideia de que outras pessoas possam defini-las.
“Ruth deu a mais notável demonstração de consistência em acertos que o beisebol jamais viu. […]. Das cinzas de 1925, Babe Ruth subiu como um foguete”.17 Tudo por causa da disciplina.
Não era o talento nato em ação. Era o mindset, dando a última palavra.
Em algumas culturas, aqueles que tentaram ir além de seu talento nato por meio de treinamento receberam firme desaprovação. As pessoas achavam que era preciso aceitar a situação de cada um na vida.
Embora nossa cultura mencione muito o esforço individual e o autoaperfeiçoamento, no fundo, argumenta ele, reverenciamos o talento nato. Gostamos de pensar em nossos campeões e ídolos como super-heróis, que nasceram diferentes de nós.
Caráter, diziam eles. Eles sabem reconhecê-lo. É a capacidade de ir ao fundo de si mesmo e encontrar forças, mesmo quando as coisas estão contra você.
a marca do campeão é a capacidade de vencer quando as coisas não vão muito bem, quando você não está jogando bem e suas emoções não são as que deveriam ser.
“Mia, qual é a coisa mais importante que uma jogadora de futebol deve ter?”.39 Sem hesitar, ela respondia: “Firmeza mental”.
Todas essas pessoas possuíam caráter. Nenhum deles se achava especial, nascido com o direito de vencer. Eram pessoas que se esforçaram, que aprenderam a manter a concentração sob pressão, e que, quando necessário, foram além de sua capacidade normal.
“Depois de qualquer jogo ou treino, se você sair de campo sabendo que deu tudo o que podia, sempre será vencedor”.
“Se você se esforçar em alguma coisa, receberá de volta o esforço que empregou”.
Infelizmente, muitas vezes as pessoas gostam das coisas que prejudicam seu crescimento […]. As pessoas gostam de utilizar suas qualidades […] para obter resultados rápidos e espetaculares, ainda que […] não estejam desenvolvendo as aptidões de que mais tarde necessitarão. Preferem acreditar que possuem as boas qualidades que todos afirmam […] e não levar a sério, tanto quanto deveriam, suas deficiências. Não gostam de ouvir más notícias nem de receber críticas. […] Há um tremendo risco […] em abandonar uma coisa que somos capazes de fazer bem para tentar dominar algo novo.
Quando os chefes se tornam controladores e abusivos, colocam todos no mindset fixo. Isso significa que, em vez de aprender, crescer e levar a empresa adiante, todos passam a se preocupar com o fato de estarem sendo julgados.
Dificilmente a coragem e a inovação sobrevivem ao mindset fixo de uma empresa.
“Detesto ter de usar a primeira pessoa. Quase tudo o que fiz na vida foi realizado junto com outras pessoas. […] Por favor, lembrem-se de que, cada vez que virem a palavra “eu” nestas páginas, isso se refere a todos aqueles colegas e amigos e a alguns que eu possa ter deixado escapar”.
“há uma diferença muito tênue entre autoconfiança e orgulho exagerado. Dessa vez, o orgulho venceu e me deu uma lição que jamais esquecerei”.
O que ele aprendeu foi o seguinte: a verdadeira autoconfiança é “a coragem de se abrir — acolher as mudanças e as novas ideias, qualquer que seja sua fonte”.
num terno caro, num belo carro ou numa série de aquisições. Reflete-se em seu mindset: sua disposição para crescer.
Laura Kray e Michael Haselhuhn mostraram que os mindsets têm um impacto importante no sucesso da negociação.
As pessoas que trabalham em organizações com mindset de crescimento têm mais confiança em sua empresa e maior senso de propriedade sobre seu trabalho.
relacionamento sem esforço estará condenado ao fracasso, e não será um bom relacionamento.
A resposta da minha amiga foi que todos têm virtudes e defeitos e que, na verdade, se procurarmos somente pessoas perfeitas, nosso círculo social ficará empobrecido. Havia, no entanto, uma coisa que ela não suportava: pessoas que a fizessem se sentir mal consigo mesma.
Não julgue. Ensine. É um processo de aprendizado.
Adoram aprender. E ensinar é uma maneira maravilhosa de aprender. Aprender sobre as pessoas, e como funcionam. Sobre a matéria. Sobre si mesmos. E sobre a vida.
“Você tem de se dedicar diariamente para se tornar um pouco melhor. Quando você se dedica à tarefa de se tornar um pouco melhor todos os dias durante certo período, você se torna muito melhor”.
Pedia-lhes preparação total e esforço total. “Ganhei? Perdi? Essas são as perguntas erradas. A pergunta correta é: Eu me esforcei ao máximo?”59 Se for assim, diz ele, “pode-se marcar menos pontos, porém jamais perder”.60
ninguém ridiculariza os bebês nem diz que são burros porque não sabem falar. Simplesmente ainda não aprenderam.

