More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
by
Steve Allen
Read between
July 28 - July 31, 2018
Ser um gênio não tem nada a ver com o conhecimento, mas sua principal característica é a capacidade de aprender
A mentalidade de crescimento gera a crença otimista de que você pode realizar quase tudo se investir trabalho e tempo suficiente.
Você retém 75% quando faz algo. Você retém 90% ao ensinar a outros.
Quanto mais proativamente você processar e participar na análise da informação, melhor a manterá e aprenderá. Da mesma forma, quanto mais passivamente você consumir a informação sem um segundo processamento, menos você vai reter e aprender.
Vamos ver um exemplo. Se você quiser aprender sobre a história da humanidade, é verdade que você pode aprender muito ao processar as informações passivamente. Você poderia tomar notas ou assistir a um documentário, e seria facilmente considerado como alguém instruido sobre o assunto. No entanto, imagine quanto mais você aprenderia se dissecasse e discutisse com outras pessoas a história do império romano, a revolução industrial, ou criasse um vídeo para mostrar como Cristóvão Colombo navegou através do oceano Atlântico. Imagine como a sua capacidade de revisar e analisar informações
...more
Conceito 1: Mantenha o foco na aprendizagem acelerada
O conceito básico de aprendizagem acelerada é a regra 80/20, também conhecida como o princípio de Pareto, que afirma que 80% das coisas que aprendemos vêm de 20% de nossos esforços. A chave para a aprendizagem acelerada é identificar que 20% de qualquer capacidade de trabalhar exclusivamente em algo, embora não faça de você um perito da habilidade, o fará melhor do que a maioria.
aprendizagem acelerada: "Domina os fundamentos básicos essenciais e, em seguida, passa diretamente para a prática das habilidades essenciais"
Então, a grande lição aqui é que quando você está aprendendo uma nova habilidade deve procurar os atalhos que geram os melhores resultados.
Conceito 2: Aprendizagem
Um modelo muito melhor é simplesmente se concentrar no que é preciso para dar o próximo passo, implementar essa informação e, em seguida, aprender o próximo passo.
Por exemplo, digamos que você queira iniciar um novo negócio. Em vez de tentar aprender tudo o que está envolvido com a gestão de uma empresa, coisas como implicações fiscais, obter financiamentos ou a estrutura empresarial mais conveniente, é melhor se concentrar na primeira etapa do processo: como saber se a sua ideia de negócio será rentável. Ignore todo o resto até ter certeza de que sabe se o negócio será rentável.
Foi descoberto que temos dois modos de pensamento que são fundamentalmente diferentes, e que são conhecidos como "modo focado" e "modo difuso"
Para fortalecer sua estrutura muscular você deve trabalhar um pouco a cada dia, permitindo que seus músculos cresçam gradativamente. Da mesma forma, para construir uma estrutura neuronal, você tem que trabalhar um pouco a cada dia, gradualmente construindo uma base de neurônios sobre os quais pode construir novos pensamentos, um pouco a cada dia.
Provavelmente você não ficará surpreso ao saber que temos um sistema extraordinário de memória visual e espacial que pode nos ajudar a melhorar o poder do nosso cérebro. Se eu lhe pedir para dar uma olhada em uma casa que você nunca visitou antes, em pouco tempo você já teria uma ideia da distribuição geral da mobília, onde são os quartos, as cores das paredes, e até mesmo as cores dos medicamentos no armário do banheiro. Em poucos minutos sua mente adquiriria e conservaria milhares de novas peças de informação que serão mantidas em sua cabeça por semanas. Por outro lado, se apenas ler sobre
...more
Para começar a tirar proveito deste sistema de memória visual, você só tem que criar uma imagem muito memorável que represente um item chave que você deseja lembrar. Uma imagem ajuda a guardar um conceito aparentemente monótono e difícil de lembrar, e o conecta diretamente com os centros espaciais do hemisfério direito do cérebro.
Se você está estudando a história da humanidade, em vez de memorizar alguns dos destaques (quando começou a primeira guerra mundial, quando terminou, etc.) procure compreender a história, as motivações das civilizações, a importância dos recursos naturais e a evolução de valores sociais.
"Se você não pode resolver um problema, então há um problema mais fácil que você não pode resolver: O encontre." - George Polya
Uma compreensão forte das ideias básicas permitirá que você progrida muito mais rapidamente no futuro. A profundidade com que você domina as ideias básicas de um tema influenciará o quão bem vai aprender no futuro.
O terceiro passo para a fragmentação é entender o contexto, para que você saiba não apenas como, mas também quando usar esse fragmento.
Então, para resumir, você constrói fragmentos com atenção concentrada, compreendendo a ideia básica, e praticando para dominar o tema e ter uma ideia do contexto e do quadro geral. Estes são os passos essenciais para criar um fragmento e para ajustar esse fragmento em uma visão conceitual maior do que você está aprendendo.
A técnica é muito simples e consiste simplesmente em "recordar". Depois de ler o material, basta olhar para o outro lado e verificar o que pode lembrar do material. A pesquisa de Karpicke, publicada no Journal Science, apresenta provas sólidas nessa linha. Os sujeitos estudaram um texto científico e o praticaram recordando a maior quantidade de informação que puderam. Depois eles voltaram a estudar o texto e se lembraram novamente. Ou seja, eles mais uma vez tentaram recordar das ideias principais.
Os resultados foram que na mesma quantidade de tempo, apenas praticando e relembrando o material, os alunos aprenderam mais e em um nível mais profundo, do que com todos os outros métodos, incluindo reler o texto várias vezes ou desenhar mapas conceituais. Esta aprendizagem melhorada foi avaliada quando os sujeitos apresentaram exames formais, e também quando foram testados informalmente.
Muitas vezes um erro é uma revelação de uma falha em uma parte de informação básica do conhecimento.
A seguir outra dica muito útil que não só se aplica à aprendizagem de material escrito: Reveja o material aprendido fora do seu local de estudo usual. Você não percebe isso, mas quando está aprendendo algo novo muitas vezes pega sinais subliminares do quarto onde estava e do espaço ao seu redor no momento em que estava originalmente aprendendo esse material.
A técnica de Feynman
Passo 1: Escolha o seu conceito
Suponhamos que queremos entender os conceitos básicos da gravidade.
Passo 2: Anote uma explicação do conceito em linguagem simples
Você pode fazê-lo, ou você vai recorrer a dizer "Bem, você sabe... a gravidade é a gravidade!" Este passo lhe permite ver os seus pontos cegos e onde a sua explicação começa a desmoronar. Se você não pode dar este passo, claramente não sabe tanto sobre o conceito quanto pensou.
Passo 3: Encontrar os pontos cegos
Se você não conseguiu encontrar uma maneira simples de explicar a gravidade na etapa anterior, então é claro que você tem grandes lacunas em seu conhecimento. Este é o momento em que precisa pesquisar mais e encontrar uma maneira de descrever a gravidade em termos simples. Você pode chegar a algo como, "A gravidade ...
This highlight has been truncated due to consecutive passage length restrictions.
Passo 4: Use uma analogia ou uma metáfora
Fazer analogias entre dois conceitos requer uma compreensão das principais características de cada um. Este passo vai mostrar se você realmente entende o conceito em um nível mais profundo. Você pode vê-lo como a verdadeira prova de sua compreensão e descobrir se ainda tem pontos cegos em seu conhecimento.
Ironicamente, este excesso de compromisso rapidamente se torna contraproducente porque poucas pessoas têm uma bateria física e mental para trabalhar dessa forma. Quanto ao que isso significa para o seu cérebro, a fadiga vai afetar a sua clareza de pensamento. Mas o que é menos óbvio é que se desconectar de tudo e não fazer nada em absoluto pode realmente ser um caminho de maior criatividade e perspicácia.
Quando você relaxa e não faz nada, você entra em um estado que permite que sua mente divague, e também se renove e se recarregue de energia. Se você precisa de uma pausa, resista à tentação de ligar a TV e procurar um filme no Netflix. Simplesmente olhar para uma parede branca ou para o céu, pode ser um melhor uso do seu tempo.
Talvez mais importante e fundamental do que os ácidos graxos ômega-3, é simplesmente permanecer o mais hidratado possível. Estudos têm mostrado que se você não está hidratado, a reação do seu cérebro diminui até em 14% (Universidade de East London, 2013).
Na verdade, estudos têm demonstrado que o fracasso é uma das melhores maneiras de aprender. Este conceito é chamado de "fracasso produtivo" fruto do trabalho de um pesquisador da Universidade de Singapura, que realizou um estudo com dois grupos de estudantes em que os professores ajudaram o primeiro grupo a encontrar as respostas para seus problemas, enquanto o segundo grupo não recebeu ajuda, mas foram autorizados a colaborar uns com os outros. O segundo grupo não respondeu corretamente a nenhum dos problemas, mas como resultado do trabalho em conjunto, puderam analisar diferentes abordagens
...more
Por exemplo, existem muitas sub-habilidades envolvidas se você deseja tocar uma peça de violino em um nível profissional. Você deve trabalhar a força dos dedos, a velocidade, a dinâmica, a presença no palco, a memorização, etc. A prática deliberada consiste em isolar cada uma das sub-habilidades e as trabalhar em uma base individual até que você as domine.
A prática deliberada é a arte de dominar as habilidades menores que contribuem para o seu objetivo total. A prática deliberada também ensina a analisar a meta em que você está trabalhando e o que precisa fazer para alcançá-la.

