Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “O Continente - Volume I” as Want to Read:
O Continente - Volume I
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

O Continente - Volume I

(O Tempo e o Vento #1)

4.54  ·  Rating details ·  1,619 ratings  ·  42 reviews
'O Continente' abre a mais famosa saga da literatura brasileira, 'O tempo e o vento'. A trilogia - formada por 'O Continente', 'O retrato' e 'O arquipélago' - percorre um século e meio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, acompanhando a formação da família Terra Cambará. Num constante ir e vir entre o passado - as Missões, a fundação do povoado de Santa fé - e o t ...more
Paperback, 416 pages
Published 2004 by Companhia das Letras (first published 1949)
More Details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about O Continente - Volume I, please sign up.

Be the first to ask a question about O Continente - Volume I

Community Reviews

Showing 1-30
4.54  · 
Rating details
 ·  1,619 ratings  ·  42 reviews


More filters
 | 
Sort order
Rita
Aug 07, 2017 rated it it was amazing
Shelves: n-brasil
Parte 1 Volume 1 - (1745–1836)
Leitura conjunta com Ricardo
------------------------------------------------

A trilogia O Tempo e o Vento: O Continente, O Retrato, O Arquipélago, uma das obras-primas da literatura gaúcha e brasileira, está dividida em sete livros. Pela amostra deste primeiro não devo demorar muito para lê-los a todos.

Érico Veríssimo narra a saga da família Terra-Cambará e dá-nos a conhecer a história das origens da formação do estado do Rio Grande do Sul, marcado por guerras fronte
...more
Liliana Rio
Mar 06, 2016 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Shelves: favorite-books
Que livro Incrível!!
Sensacional....... :)
É uma obra que retrata o nascimento do Rio Grande do Sul e a história fascinante dos Terra-Cambará.
E no fim fica a saudade de algumas personagens como a Ana Terra e o Rodrigo Cambará... que personagens inesquecíveis...
Recomendo a toda a gente, é muito muito bom!!!
E ainda faltam mais seis volumes *.*
Newton Nitro
Mar 23, 2015 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Encerrada a leitura do primeiro volume de o Tempo e o Vento eu afirmo, é a melhor saga épica brasileira que já li até agora. Já sabia que era fodásico, já sabia que o Érico é um dos maiores mestres da nossa literatura, mas véio, lendo com um olhar mais técnico, com olhos de escritor, caramba, a prosa do cara é medonha de boa.

Eu não esperava encontrar uma prosa tão cinematográfica, ágil, com abertura e fechamento de cenas impecáveis, transições temporais bem feitas, um equilíbrio de estrutura nar
...more
Istefani Marcos
Feb 24, 2016 rated it it was amazing
Shelves: favorites
Uma das promessas literárias que fiz no inicio do ano foi ler mais clássicos nacionais. Decidi começar por O Tempo e o Vento pois adorei a minissérie da Globo e estava animada para ler o livro também. E, nossa, que arrependimento de não ter lido antes. Estou apaixonada pela história da família Terra Cambará. O livro é muito bem escrito e para quem gosta da história do Rio Grande do Sul, assim como eu, vai amar ainda mais :D Estou louca para ler O Continente, parte 2 e o restante dos livros.
Martha
Mar 01, 2015 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Shelves: favorites
Fiquei encantada de um jeito que só A Casa das Sete Mulheres. Que escrita similar e gostosa, que história! Fiquei besta e me perguntando porque não havia lido antes! Para quem curte história e história de legados familiares é um pratão! E agora é malucar porque há mais 6 partes para ler Oo.
Monique Gerke
Jun 06, 2016 rated it it was amazing
Não sou muito fã de séries, mas quando li o livro "um certo capitão Rodrigo" e descobri que fazia parte do grande romance "O tempo e o vento", e que na verdade não era um livro e sim um capítulo, fiquei encantada.
A série "o tempo e o vento" é composta por sete livros, divididos em três partes: O Continente, O Retrato e O Arquipélago, e conta a história da formação do Rio grande do Sul e a formação da família Terra-Cambará.
Esse primeiro livro (O continente, vol. 1) é simplesmente belíssimo, e co
...more
Walter Souza
Feb 26, 2013 rated it it was amazing  ·  review of another edition
É fantástico ler sobre a saga dos Terra, principalmente tendo em conta que o pano de fundo são os acontecimentos principais da formação do Rio Grande do Sul e Brasil. Tem os elementos que me prendem a uma história: aventura, guerra e romance. Além do mais, por contar coisas tão próximas à gente, o livro torna-se de maior relevância ainda.
Carlos Hugo Winckler Godinho
Estou dando nota no primeiro tomo porque só o capítulo da Ana Terra já merece ser considerado um livro bom, caso fosse desvinculado do resto.
Paulo Sousa
May 28, 2015 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Shelves: re-read
Livro 2°/Jan// 2°/2016

Título: O Tempo e O Vento 1 - O Continente 1
Autor: Erico Verissimo
Editora: Cia das Letras (2004)
Páginas: 416
Minha classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐

_____________________________________
O Continente vol. 1, o livro que abre a trilogia O Tempo e O Vento (de 7 volumes, publicado pela Companhia das Letras, e à qual estou lendo) além de abrir a famosa saga da formação do Brasil gaúcho, também é um livro de apresentação dos principais personagens, bem como das vias pelas quais alguns dos mais
...more
Gláucia Renata
Jul 17, 2014 rated it really liked it  ·  review of another edition
Esse volume inicia a saga do Sul, composta por 7 volumes. Aqui já aparecem os principais personagens: Ana Terra que acaba se tornando a matriarca, seu filho Pedro Terra e sua neta Bibiana que também se transformará numa espécie de pilastra do clã Terra/Cambará. Também é nesse livro que surge o Capitão Rodrigo, guerreiro valente e mulherengo, com quem Bibiana se casa.
A história local, suas revoluções, formação cultural, descrição da paisagem tornam a obra um verdadeiro tratado histórico.
Giselle
Jul 20, 2015 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Increíble, es taaannnn buena, es tan profunda, sumamente compleja y cruda, nunca había visto a mis vecinos de Brasil de esta forma, nunca me había sentido tan mujer y tan maltratada por mí misma, nunca había llegado a entender el machismo y la guerra de esta forma. En definitiva me leo los otros dos!!
Paulo
Sep 12, 2007 rated it really liked it  ·  review of another edition
A really nice beginning to the saga of a Rio Grande do Sul family, with surprisingly well-rounded characters despite their number (and the editor of this edition was nice enough to include a family tree at the beginning, which makes it easier to keep 'em all straight). I'm looking forward to getting to the I don't know how many more volumes.
Ademilson
Jan 03, 2013 rated it it was amazing  ·  review of another edition
A obra completa "O tempo e o vento" é maravilhosa.
Lorrayne
Mar 23, 2015 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Shelves: lusófonos
A monster of a book. Cannot wait to read the rest and learn about the powerful history of this family and brave people of the South.
Mayumi
Sep 07, 2015 rated it it was amazing
Citações que eu marquei como spoiler.

(view spoiler)
...more
Cinthya
May 12, 2017 rated it it was amazing
Shelves: brasil, historical
Que livro incrível! A história é maravilhosa!

A escrita do Érico Veríssimo é encantadora, poética e envolvente.

Neste livro, dois personagens se destacaram: Ana Terra e capitão Rodrigo Cambará. Ana Terra por sua força e Rodrigo Cambará por... Bom, por ser Rodrigo Cambará! Tive uma relação de amor e ódio com o capitão, ora eu o adorava e ora eu o detestava. Mas que ele é um personagem marcante isto ele é.

Em alguns momentos do livro o autor diz que a personagem Bibiana é parecia com a Ana Terra, mas
...more
Marcelo Ottoni
Aug 29, 2018 rated it it was amazing
Primeiro tomo do grande romance definitivo da história do Rio Grande do Sul, o livro é uma aula sobre a formação do estado, da cultura e, principalmente, do povo gaúcho.

Mais que isso, Erico Verissimo destaca, por meio de seus personagens, o tamanho da opressão machista da sociedade, ao ponto de descrever o sofrimento de uma mãe ao ter uma filha "destinada a sofrer, esperar e viver em silêncio". Aqui, infelizmente, não é uma característica somente da cultura gaúcha, mas universal.

O romance não tr
...more
Maria Clara
Aug 09, 2017 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Shelves: for-university
i didn't read, i saw; that's how good this book is. the objective prose, the larger-than-life characters, the... everything. even the historical bits that i would have otherwise found dragging were captivating. definitely looking forward to reading the rest of this saga.
Jéssica Schmitz
Oct 03, 2018 rated it really liked it  ·  review of another edition
A história é muito forte, muito boa mas tem tantos detalhes que acaba sendo exaustivo em alguns pontos
Barbara
Jun 23, 2018 rated it it was amazing
"noite de vento, noite de mortos" (Ana Terra e Bibiana <3)
Monica Cherulli
Mar 06, 2018 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Lindo. Emocionante. Personagens fortes e apaixonantes.
Annalu
Aug 05, 2018 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Com certeza um dos meus livros favoritos da vida
Osman Junior
Mar 18, 2017 rated it really liked it  ·  review of another edition
4.5/5
Antonio
This is one my all-time favourites and surely one of the best books I have ever read.

In O Continente, the first book of Time and Wind trilogy (the first book was translated into English as "Time and Wind, the name of the whole series), Erico Verissimo builds an amazing historical fiction about Rio Grande do Sul - a state of Brazil - formation. While taking us through the decades he gives us characters we quickly grow fond of, wars which will leave scars in the characters and in the reader itself
...more
Paula ZZT
Jan 07, 2017 rated it it was amazing
Já tinha lido em separado Ana Terra é Um certo Capitão Rodrigo há muitos anos. E já tinha lido esse volume 1x, mas a minha sensação agora foi como se eu tivesse lido pela 1ªx!! Não me lembrava de várias coisas!! Histórias maravilhosas! É muito bom saber a origem dos personagens! Deu até vontade de voltar a estudar história para entender melhor o RS!
As histórias se alternam entre o que acontece no Sobrado em 1895 e as origens do clã Terra Cambará passando por Pedro Missioneiro, Ana Terra, Pedro
...more
Dulio
Sep 03, 2008 rated it it was amazing  ·  review of another edition
An Epic that tells the story of generations of a family of Rio Grande do Sul (a brazilian southern state). This is one of the best books I ever read, it's storyline seems to be like 'Cien años de soledade', but may be even better.
Marcos Felipe
Aug 24, 2016 rated it it was amazing
Incrível, incrível, incrível.
Fiquei meio obcecado por essa história e agora tudo que eu quero fazer é ler os outros livros da série.
(Ana Terra. Que mulher)
(Ana Terra é a Meredith Grey dos livros.)
Jordana
May 07, 2011 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Que toda la vida es sueño y los sueños, sueños son
Jason Melo Hall
Oct 29, 2011 rated it it was amazing
Couldn't understand much, but i learned a lot of português!
Daniela
Jun 12, 2016 rated it it was amazing  ·  review of another edition
The author masterfully tells the story of RS permeated by legendary characters who undoubtedly enrapture the reader.
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »

Readers also enjoyed

  • Vestido de Noiva
  • The Centaur in the Garden
  • Angústia
  • Morte e Vida Severina
  • O Analista de Bagé
  • Sagarana
  • Antologia Poética
  • Anarquistas, Graças a Deus
  • Morangos Mofados
  • Quincas Borba
  • O Que é Isso, Companheiro?
  • O Encontro Marcado
  • Libertinagem / Estrela da Manhã
  • Rebellion in the Backlands
  • Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século
  • Os ratos
  • Viva o Povo Brasileiro
  • Romanceiro da Inconfidência
See similar books…
233 followers
Erico Verissimo (December 17, 1905 - November 28, 1975) is an important Brazilian writer, who was born in Rio Grande do Sul. His father, Sebastião Veríssimo da Fonseca, heir of a rich family in Cruz Alta, Rio Grande do Sul, met financial ruin during his son's youth. Veríssimo worked in a pharmacy before obtaining a job at Editora Globo, a book publisher, where he translated and released works of w ...more

Other books in the series

O Tempo e o Vento (9 books)
  • O Continente - Volume II
  • O Retrato - Volume I
  • O Retrato - Volume II
  • O Tempo e o Vento: O Continente, O Retrato, O Arquipélago
  • O Arquipélago - Volume I
  • Time And The Wind
  • O Arquipélago - Volume II
  • O Arquipélago - Volume III