"ESSE TEMA ESTÁ BASTANTE BATIDO. Parece que não há nada mais que se possa dizer que enriqueça esse assunto." Se você pensa assim, vai mudar de ideia ao ler A cultura do jejum, de Luciano Subirá.
O autor debruçou-se sobre as Escrituras e recorreu a especialistas na área médica para produzir um texto rico em conteúdo e bastante prático para o exercício dessa disciplina espiritual amplamente citada nas Escrituras. Ao concluir a leitura deste livro, tem-se a impressão de que o autor esgotou o assunto ao analisar de forma rica e profunda essa temática bíblica.
Além de examinar o essencial — o que é o jejum e o que a Bíblia diz a respeito —, ele vai além e enriquece a análise ao apresentar os tipos de jejum, sua duração, seus efeitos, seus propósitos e a forma de jejuar, sem contar os aspectos médico-científicos relacionados a essa prática milenar. Há um capítulo especial em que Subirá responde de forma clara e sucinta a 40 questões específicas sobre o assunto.
Este livro é uma visão bíblica e profética do jejum para o tempo do fim e o conduzirá a um nível mais profundo de intimidade com Deus.
A leitura é muito válida, esclarece muito bem o assunto, achei um pouco longo demais de forma que não seria tão necessária, mas é uma ótima leitura pra quem quer crescer na prática.
muito bom! o autor desenvolveu super bem o assunto! terminei o livro com um entendimento bem maior sobre jejum e várias ideias aplicáveis pro meu dia a dia — recomendo 👍 (já quero explorar mais livros do Luciano Subirá..)
MIND-BLOWING num tem uma coisa que eu possa falar desse livro. ele é completo. passa calmamente por todos os tópicos do jejum, de forma longa, até cansativa. MAS essa técnica é ótima para nos fazer viver o jejum enquanto estamos lendo. ele é um melhor amigo quando não sabemos por onde começar.
Acredito que essa seja uma leitura essencial para todo cristão— mesmo aqueles que já possuem uma cultura do jejum—, pois é possível terminá-la com pelo menos um ou dois ensinamentos valiosos nas áreas teológica e medicinal. O autor trata o jejum não apenas como uma prática isolada, mas como um estilo de vida rendido, disciplinado e profundamente conectado com o Reino de Deus — e é, afinal, assim que ele deve ser.
Se você busca mais profundidade no seu relacionamento com Deus, sente que precisa retomar o controle sobre essa área negligenciada da sua vida (eu sei que eu preciso, pelo menos), ou se simplesmente deseja compreender mais sobre essa disciplina bíblica, esse livro é um excelente auxiliador — com a Bíblia, é claro, como prioridade.
Foi o primeiro livro que li sobre o assunto de jejum em geral e fico feliz por ser relacionado ao cristianismo. Simplesmente esclarecedor, desmistificando muita coisa e dando várias dicas preciosas em um único livro.
Muito interessante. Este livro aborda desde os motivos espirituais para jejuar quanto a parte fisiológica. Sem dúvida é esclarecedor. Claro que contém a perspectiva e as opiniões do próprio autor. Mas achei de grande influência a prática do jejum.
Ele toca em diversos pontos sobre o jejum, e mesmo que não se concorde com todas as argumentações, vale a pena considerar a pesquisa e os textos estudados sobre o tema.
Um excelente material, extremamente relevante para o povo de Deus. Explorar a prática do jejum pode proporcionar valiosos insights e benefícios para todos nós.
A providential, well-researched, & biblical God-send of the mandatory practice and grace gift of fasting. The Why? How? What?and when of fasting. On the other hand , it's far, far too long though.