Jump to ratings and reviews
Rate this book

Gay de família

Rate this book
"De cair o c* das calças! Gay de família acerta nas referências, no humor e no frescor delicioso da narrativa. Felipe Fagundes é um escritor de mão cheia que veio para ficar."
— Pedro Rhuas, autor best-seller da VEJA de Enquanto eu não te encontro

"Você vai gargalhar com essa história. Gay de família é uma novela sobre crescer se sentindo rejeitado, encontrar acolhimento onde menos espera e extorquir seu irmão mais velho que com certeza trabalha com lavagem de dinheiro."
— Sem Spoiler

Diego não faz questão nenhuma de manter contato com a família.

Seu irmão mais velho, porém, aparece em sua porta implorando por um favor: que Diego seja babá dos três sobrinhos por uma noite, crianças com as quais ele nunca conviveu.

De olho na grana que o irmão promete pagar e acreditando piamente no seu próprio potencial como tio, ele aceita o desafio sem imaginar que os pequenos são, no mínimo, peculiares. O menorzinho se veste de preto e tem um amigo imaginário. O do meio ama princesas e transformar a casa numa zona de guerra. A mais velha quase não fala. Ainda por cima, vieram acompanhados de uma gata hedionda que provavelmente já matou gente.

Dividido entre prestar atenção nos sobrinhos ou no novo vizinho gostoso que chegou ao seu andar, Diego terá que provar que pode dar conta do recado, sem perder o rebolado que apenas um tio gay é capaz de manter.

Recomendado para maiores de 16 anos.

84 pages, Kindle Edition

First published November 22, 2021

20 people are currently reading
838 people want to read

About the author

Felipe Fagundes

16 books14 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
671 (47%)
4 stars
523 (37%)
3 stars
185 (13%)
2 stars
21 (1%)
1 star
6 (<1%)
Displaying 1 - 30 of 335 reviews
Profile Image for Alfredo.
470 reviews599 followers
July 1, 2023
uau.

não é sempre que a gente se depara como uma joia como "gay de família". o livro não promete ser nada além de uma comédia engraçada sobre um tio gay que precisa cuidar de seus sobrinhos por um final de semana, mas mesmo assim ele ENTREGA!

só tenho elogios a fazer. primeiro, à escrita, que é absurdamente sagaz. a narrativa é engraçada no ponto certo, nas horas certas. os personagens são bem desenvolvidos, cada com um sua própria personalidade e jornada de amadurecimento. as piadas são um deleite à parte, porque conseguem equilibrar referências à cultura nacional com humor autodepreciativo e um quê de deboche. felipe fagundes parece estar sempre consciente do que coloca em cada frase, porque sempre funciona como deveria.

segundo, ao enredo. é da metade pro final que ele entrega o OURO, apesar do livro inteiro ser muito bom e consistente. "gay de família", no fim, se revela como uma história sobre um adulto gay com traumas familiares que vê as agressões psicológicas cometidas com ele serem repetidas em crianças da sua família que ele não conhecia até então mas por quem sente empatia. com leveza, o livro trata de como as experiências da infância marcam positiva ou negativamente a nossa vida e como as brincadeiras de crianças devem ser livres e incentivadas, independente de gênero ou de comentários preconceituosos alheios.

é, sim, um livro sobre um final de semana caótico, engraçado e cheio de confusão, mas também é um livro sobre a jornada de cura do nosso protagonista, que se vê em contato com a família pela primeira vez em anos. a jornada está longe de chegar ao fim, como todas as jornadas da vida, mas há progresso e esperança.

essa leitura me deixou reflexivo e vou sempre indicar, especialmente se você for uma pessoa LGBTQ+ com experiências de traumas similares. fenomenal.
Profile Image for Alec Costa.
352 reviews1,634 followers
October 7, 2022
não sei o que dizer, só sentir. esse livro, com essa temática, poderia facilmente ter sido escrito por mim!!! muito bom humor, crianças e gays: a receita pra me cativar por completo

eu sou uma pessoa que costuma torcer um pouco o nariz pra "livros com referência à cultura pop", pq eles facilmente se perdem e se tornam um amontoado de referências sem nexo, que tentam cativar o leitor única e exclusivamente dessa forma. o que não rola por aqui!!! a escrita do Felipe é mt boa, caras, e faz vc acreditar 100% naquela história e naqueles personagens. eu amo como os personagens são complexos, com erros e acertos, e te *obrigam* a enxergar novos ângulos

agora, o que dizer das crianças? por diversas vezes meus olhos lacrimejaram de tanto amor! o autor soube muito bem escrever crianças verossímeis, em momento nenhum parecendo forçado. depois de ler essa história, comecei ainda mais a desconfiar de adulto que bate no peito pra dizer que "odeia crianças", afinal de contas eu odeio 90% dos adultos q eu conheço e mesmo assim não saio dizendo isso pra todo mundo'

é uma história muito gostosa pra um fim de semana, que vc lê super rápido e sai com um novo autor ~autobuy
Profile Image for fer.
653 reviews106 followers
May 13, 2022
NAO PROMETEU NADA E ENTREGOU TUDOOOOO!! RI HORRORES, ALEM DE TER SIDO UMA LEITURA MT AMORZINHO!! Em poucas paginas essa historia me conquistou de uma forma que alguns livros de 300 paginas nao conseguem. Adorei demais, sai com coraçao quentinho
Profile Image for julia.
166 reviews27 followers
August 19, 2025
3,5☆

os primeiros 50% foram IMPECÁVEIS, MUITO engraçado!!! eu dei muita risada, apesar de o humor ser extremamente datado (piadas e referências a memes que são Do Momento™, então acho que daqui a alguns anos, quem ler não vai entender at all kkkkkk)

mas depois de certo ponto, eu achei que deu uma desandada porque as piadas com c* e mamada e s*xo ficaram meio too much, encheu um pouco o saco e eu achei meio bagaceiro demais kkkkkk

mas no geral, é uma história muito legal e engraçada, e é ~refreshing ler esses clichezinhos turned gay.
Profile Image for Aparecida.
207 reviews198 followers
April 29, 2023
esse livro precisa entrar já no programa Sorriso na chapa pra todos
Profile Image for Caroly.
403 reviews20 followers
October 5, 2023
só queria que fosse um pouco mais longo, mas adorei

att 2023: li esse livro na pandemia e fez parte de um momento muito adoecido pra mim. foi um alivio em meio ao caos. hoje releio com outra cabeça, mas ainda gargalhando em varias partes
Profile Image for alienticia.
279 reviews9 followers
Read
June 21, 2023
rapidíssimo de ler e HILÁRIO. a cena da previsão do tempo me fez ficar me tremendo de rir na frente da sala de aula que eu tava. e gosto que quando é pra ser ele também é sério mas sem deixar de ser fofo. queria ser amiga do Diego pra tirar foto com os dioguinhos e farmar likes no instagram
Profile Image for Luma Dionísio.
148 reviews
November 23, 2021
Nossa, esse livro foi uma deliciosaaaa surpresa.

Eu comprei sem nem ver a sinopse porque achei a capa fofa e porque o nome me chamou atenção, além do fato de ser nacional, e AINDA BEM.

Comecei a ler de forma despretensiosa e foi uma delícia me ver rapidamente envolvida pelos personagens e pela trama. Eu gargalhei em alguns momentos, porque é impossível não rir das situações que as crianças (pestinhas?) criam.

Mas mais do que apenas entreter, essa história nos lembra que crianças não são preconceituosas se não são ensinadas a ser.

Recomendo DEMAIS! É uma graça.
Profile Image for Dandara.
156 reviews25 followers
October 8, 2023
Através de um texto extremamente engraçado, Felipe conseguiu contar o lindo desenvolvimento da relação entre um tio e seus sobrinhos.
Profile Image for breno bauer.
52 reviews
December 28, 2024
"Se eu tivesse tempo e dinheiro suficientes para isso, criaria uma versão LGBTQIA+ para todos os clássicos de Sessão da Tarde"

Gay de família é isso e mais muita coisa. Extremamente engraçada, mas profundamente triste. É a minha história; é a história de muita gente que cresceu sem enxergar na família aquele amor e compreensão incondicionais que todo mundo fala por aí, por causa do grande elefante da orientação sexual na sala.
No sobre as estórias do Felipe são caracterizadas como "histórias bem humoradas que, na verdade, são dramas disfarçados." Esse livro é assim. É um desabafo bem humorado (uma forma de botar pra fora com a qual me identifico muito) que, sim, daria um ótimo filme de Sessão da Tarde.

Amo essas crianças!!!
Profile Image for Stephanie.
628 reviews41 followers
January 24, 2023
(3,5)

Tive muita dificuldade de gostar do protagonista no começo, mas sabia que chegaria o momento de evolução do Diego e isso faria com que eu me identificasse mais com ele (o que de fato aconteceu). Apesar de achar o humor e referências um pouco datados e forçados, foi uma leitura divertida!
Profile Image for Augusto Guibone.
Author 1 book46 followers
January 15, 2023
Gay de Família tem o mérito de ser, genuinamente, uma história de comédia brasileira. E melhor, uma comédia gay brasileira. O livro é muito engraçado e eu consigo ver como é perfeito para o público adulto brasileiro, porque junta a comédia, que sabemos fazer bem, com a representatividade. Embora, em alguns momentos, eu tenha sentido o humor pesando mais do que eu gostaria, é inegável que a história é engraçada e várias tiradas são ótimas.

Outro ponto muito bom é trazer justamente as crianças para o contexto lgbt. Eu adorei o debate sobre "odiar" crianças e a impossibilidade disso, mas, principalmente, sobre como isso afeta as pessoas lgbt. Gostei muito sobre como os personagens desse livro são muito reais, crianças (que roubam a cena com suas peculiaridades) e adultos. O protagonista tem dores muito sinceras, que muitas pessoas lgbt carregam, e eu gosto como ele lida com elas e deixa uma mensagem positiva pra si e pra própria família.
Profile Image for Niége Casarini.
68 reviews5 followers
June 7, 2023
Me diverti horrores, amei as três (ou quatro?) crianças. Até a gata foi bem construída nessa história!
Que surpresa boa!
Profile Image for jujuba.
106 reviews
July 13, 2023
não tinha escrito a resenha porque não sei o que sentir sobre esse livro. a minha primeira impressão foi: a sensação é que estou lendo uma thread no twitter. e apesar de ter sido engraçado, não era uma sensação que eu esperava ter lendo um livro, sabe? achei de cara bem besta. ao mesmo tempo que achei besta me surpreendi com a seriedade dos temas abordados ali: e não tem problema nenhum abordar temas pesados em tom de piada, mas me deixou confusa sobre o que esperar do livro de novo.

senti muita raiva durante o livro e é principalmente porque eu odeio o personagem principal. acho ele insuportável. e quando digo isso não quero dizer que ele não é engraçado, quero dizer que ele é chato e inconsequente e eu não conseguiria passar um dia com ele sem mandar ele virar gente. o bom é que o livro serve algo parecido com desenvolvimento do personagem (só em alguns aspectos, os piores sinto que ficaram intocados)

o que eu gostei é que o livro não tem um foco no romance, e isso foi uma surpresa bem positiva. confesso que eu também gosto dessa coisa de relação de pessoa que nunca se deu bem com criança sendo obrigada a cuidar de pestinhas, é um plot que nunca tem erro.

também tem muitas referências a cultura pop, uma coisa bem nichada e atual, o que torna hilário pra algumas pessoas, mas que condena seu livro a um esquecimento muito rápido, já que várias das histórias/termos/memes que estão ali não vão ser mais nem conhecidos daqui a 10 anos, quem dirá engraçados...

no geral eu acho que é inovador porque pega um clichê e vira do avesso, mas ao mesmo tempo é chato porque pq é terrível ler por horas sobre um personagem que você não suporta.

é um 2.5 estrelas. uma nota pra passar de ano!
Profile Image for Gabrielle Cunha.
432 reviews118 followers
June 18, 2023
Gargalhei DEMAIS com esse livro, que parece uma thread do Twitter (no sentido de ser rápida, engraçada e com uma lição de moral interessante, nesse caso sobre crianças/pedofobia)
Profile Image for Gabriel Mar.
Author 5 books148 followers
January 21, 2023
todo ano eu penso em voltar a escrever resenha e todo ano eu canso, mas como esse é o primeiro do ano, vou manter minha tradição e falar horrores.

tenho muitas emoções sobre gay de família.
primeiro, ele é surpreendentemente profundo. não é essa a promessa, nem a premissa, mas quando terminei a leitura tive uma sensação tão clara de amadurecimento e uma força de transformação tão bem direcionada nos personagens que eu acharia uma ofensa dizer o contrário.

segundo, como gay, a história fala muito alto comigo, apesar da relação com a minha família não ser exatamente a mesma experiência que o protagonista relata, é fácil me colocar na posição dele, e acho que o livro é muito competente em atribuir um passado carregado à história sem perder o tom da comédia.

agora, falando de humor, farei uso de um ícone para ilustrar um argumento.
com a criação da Dona Hermínia, Paulo Gustavo conseguiu atingir o que parecia impossível para artistas lgbts em geral, ele produziu um material original, sem querer se esconder, e sem medo de tratar sexualidade como um mistério enigmático. e assim, de propósito, ele estabeleceu um diálogo perfeito com um público mais tradicional, permitindo que um pouco do misticismo negativo a respeito do GAY se dissolvesse.

não sinto que esse deva ser o objetivo de nenhuma pessoa que trabalhe com criatividade, mas acho que Gay de Família consegue fazer algo parecido, em diversos momentos, todos eles na relação entre o protagonista e seus sobrinhos.

por falta de hábito ou talvez por uma inabilidade no ato de cuidar de alguém, Diego vê essas crianças como pequenos adultos. por um lado, isso é terrível, porque apesar de terem muita energia e vontade, ainda são seres vulneráveis e precisam de atenção, mas por outro lado, é isso que permite que ele valorize o que nenhum dos outros cuidadores dessas crianças viu até então: a individualidade de cada um.
no equilíbrio entre essas questões, Felipe Fagundes consegue criar várias situações onde o protagonista descobre que a prática do afeto saudável é uma troca, que o que ele entrega, também volta para ele em proporções claras. e na relação com os sobrinhos, ele consegue encontrar a volição para curar feridas antigas e até recriar laços que foram corrompidos, tudo isso sem deixar de lado as cicatrizes que ele acumulou quando esteve sozinho.

é claro que esse é um livro de comédia então nada disso é narrado com tantas palavras ou com tantos arabescos quanto estou usando agora, mas como eu disse no início, esse livro é surpreendentemente profundo. e, pessoalmente, esse é o aspecto que mais me encantou.

dito isso, a única coisa que me deixou sem paciência na história foi o fato dos personagens adultos falarem de sexo quase o tempo todo. longe de mim ser moralista e dizer que o autor não poderia ter colocado desejo e tesão no texto (inclusive, ele é sinalizado pelo conteúdo adulto, então não é um escândalo também), mas a repetição do tema foi se tornando muito tediosa para mim e realmente pareceu que eles não tinham mais nada para fazer além de foder ou querer foder ou reclamar porque não foderam ou pedir para foder ou contar de como foderam...
existem diálogos e ocasiões entre esses adultos que não envolvem sexo, e são situações bem trabalhadas que avançam a complexidade dos personagens, então não é como se faltasse algo, para mim foi só uma questão de equilíbrio mesmo.

felizmente, é minha única ressalva negativa num livro que me surpreendeu bastante.
comecei o ano muito bem.
Profile Image for Alisson Gomes.
240 reviews11 followers
January 7, 2023
Eu vi o burburinho no booktwitter quando a edição independente desse livro foi lançada, mas, não tive oportunidade de lê-la, que felicidade a minha quando vi o anuncio um tempo depois que o livro seria relançando pela Paralela e com ainda mais conteúdo que a edição original, claramente que meu momento havia chegado e eu finalmente conseguiria ler o livro.

Esse foi o meu primeiro contato com uma obra do autor, a escrita de Felipe é bem fluida e o desenvolvimento que ele dá para a história, me fez ficar completamente vidrado na leitura, eu dei boas e altas gargalhadas em vários e vários momentos do livro, mas, o ele vai muito além das partes engraçadas, com momentos que me fizeram querer abraçar o protagonista.

Finalmente uma história sobre uma gay trambiqueira, debochada e interesseira kkkk brincadeiras a parte, eu adorei Diego, ele é um personagem muito muito bom, simplesmente porque ele é humano, é muito fácil perceber os defeitos e qualidades dele, e esse tipo de personagem soa muito real e isso me trouxe um nível de identificação como o mesmo que eu não costumo sentir.

O que falar de Ester, Miguel e Gabriel? Cada um com uma personalidade totalmente diferente, fizeram da vida de Diego uma completa loucura, mas, é simplesmente impossível não gostar deles. Não posso deixar de citar meu ódio mortal por Silvério, o porteiro do condomínio que Diego mora, oh criatura dissimulada.

Esse livro aparenta ser uma comédia boba e divertida sobre um tio cuidando de seus sobrinhos, mas, ele vai muito além disso, falando sobre a importância da família para o nosso desenvolvimento pessoal tanto para o bem quanto o mal, a importância de ter boas e verdadeiras amizades com quem podemos contar e que sempre serão como família, de como é possível encontrar amor e amar em lugares que nunca imaginamos. Ai gente eu AMEI esse demais esse livro, sem dúvidas foi uma das melhores leituras de 2022 e por mais que eu escreva e escreva acho que não vou conseguir expressar o bastante o quanto eu gostei dele.

Possíveis gatinhos: Abandono e maus tratos parentais e homofobia.
Profile Image for Tata, la Bruja.
159 reviews2 followers
June 17, 2024
Amei descobrir esse livro por acaso! Achei que seria mega dramático, mas me peguei rindo sozinha a todo momento de leitura hahaha
Foi uma bela compania de dois dias me trazendo leveza, distração mas ali no fundo, a gente sabe o peso que ele carrega. Me identifiquei muito com o lidar com a vida com humor, mesmo na desgraça. Isso deixa tudo um pouquinho mais leve.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Letícia Cabral.
74 reviews2 followers
August 22, 2023
Eu não tenho nem palavras pra descrever o que senti lendo esse livro! Nunca ri tanto, me emocionei e agora quero que meu irmão tenha três boneco pra eu chamar de João 1, João 2 e João 3
Profile Image for Douglas Rosa.
33 reviews1 follower
May 28, 2025
Um livro muito divertido que me arrancou ótimas risadas. Passa uma mensagem muito bacana e tem um final que te deixa bem feliz e emotivo.
Displaying 1 - 30 of 335 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.