Jump to ratings and reviews
Rate this book

Clichês em rosa, roxo e azul: Coleção completa

Rate this book
Personagens cis e trans, binários e não-binários, vivendo suas vidas, se apaixonando pelo vizinho, ajudando o avô com as compras, descobrindo novos super poderes; trisais, casais, solteires; músicos, estudantes, alienígenas. Tudo isso reunido em uma série de 12 contos com protagonistas bissexuais.

510 pages, Kindle Edition

First published April 11, 2021

20 people are currently reading
146 people want to read

About the author

Maria Freitas

63 books132 followers
Maria Freitas é escritora e jornalista. Autora de Cartas para Luísa, As razões de Cris e Sempre estive aqui. É fundadora e responsável pelo Cadê LGBT, projeto de promoção e divulgação de literatura queer, e host do podcast Bi Sem Carteirinha. E atualmente está escrevendo a série de contos e novelas bissexuais Clichês em rosa, roxo e azul.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
49 (32%)
4 stars
60 (39%)
3 stars
32 (21%)
2 stars
10 (6%)
1 star
1 (<1%)
Displaying 1 - 27 of 27 reviews
Profile Image for Carol Correia.
351 reviews13 followers
March 8, 2022
É uma coleção de doze contos com protagonistas bissexuais variados, em que alguns se relacionam. São: “Mas... e se?”, “Um corpo de verão”, “Espero que não perca”, “Amor de janela”, “Outra dimensão pra nós dois”, “Estrela e a Flor”, “Azeitonas”, “As razões de Henrique”, “Emma, Cobra e a criatura da parede”, “Acho que eu fiz uma música”, “Bregafunk do amor”, “Um papai Noel de outro planeta”.
Pontos positivos:
1 de forma geral, é muito interessante trazer uma coleção com protagonistas bissexuais em que eles sejam bem diferentes uns dos outros. A forma em como cada protagonista possui características físicas distintas e desejam coisas diferentes e estão em situações variadas é muito bom;
2 “Amor de janela” é uma história boa e leva sobre se envolver com alguém em meio a pandemia do covid-19;
3 é adorável ver as garotas de “Corpo de verão” interagindo.
Pontos negativos:
1 as piadinhas sobre determinada pessoa ser privilegiada se torna um pouco cansativa, simplesmente porque a informação é dita para o leitor algumas vezes, enquanto poderia apenas deixar implícito; E isso acontece em “Mas... e se?” e “Acho que eu fiz uma música”;
2 há muita referência a cultura pop a ponto de se tornar cansativo, em especial em “Bregafunk do amor”;
3 a relação sáfica em “Espero que não perca” é um pouco forçada. A premissa é legal, mas não foi tão bem executada, quanto poderia ser;
4 a forma como outras dimensões é trazida em “Outra dimensão para nós dois” e “Um papai Noel de outro planeta” é um pouco apressada. Neste, até parece que e escritore não sabe para onde está levando a história com toda a questão de outras dimensões;
5 não faz sentido o comportamento de Cecília em “Azeitonas” no que diz respeito a namorade. Já terminaram, mas ela continua mandando mensagens e mandando frequentemente para no fim ter uma resolução fácil demais;
6 é interessante a escolha de mostrar tanto personagem bonzinhos quanto personagens de moral duvidosa para mostrar que todo tipo de pessoa pode ser babaca, mas em “As razões de Henrique” é para nos solidarizarmos com Henrique, mas ele pode até cair no estereótipo de bi confuso;
7 os casais de “Acho que eu fiz uma música” e “Emma, Cobra e a criatura da parede” não possuem química;
8 em “Bregafunk do amor”, há três pontos de vista. No entanto, os pontos de vista não são tão distintos um do outro para não soarem similares – o que deixa o desenrolar da história confusa.
Profile Image for Vitoria Finkler.
128 reviews
December 26, 2021
Não tem muito o que falar não, achei ele bem okay e um pouco chato na real. Pulei várias partes pq tava com preguiça da escrita. Podia ser uma coisa mais fluida
Profile Image for Laís.
31 reviews
October 29, 2022
"Descubra quem você é. Se depois disso, você ainda achar que gosta de mim. Talvez eu ainda esteja aqui"

Depois de ler "O último natal de Violeta", outra obra da mesma autora, fiquei com muita vontade de conhecer seus outros trabalhos.
Por isso, de certa forma, já sabia o que esperar da leitura.

Todo conto falou comigo e tive uma certa aproximação/identificação com alguma personagem ou situação. Gostei muito de alguns trechos, especialmente aqueles com diálogos longos. Os contos sci-fi são bons, me parece que é onde a autora explora mais outros ambientes, diferentes contextos. Porém, o que me fixou mesmo foram as histórias mais 'reais'.
Os meus contos preferidos são 'Mas.. e se?' e 'As razões de Henrique '.

A primeira parte inteira é minha favorita, do meio pro fim eu já não estava tão conectada com as histórias. Sobre os contos se relacionarem eu demorei a notar porque li devagar e são muitos nome e histórias, então, tirando os que mencionei como favoritos o resto eu não catei muito as referências (por preguiça talvez) hehe
Profile Image for Nicole.
173 reviews15 followers
September 27, 2022
Representatividade necessária e boa escrita!
Li apenas 30% do livro, mas perdi o interesse por motivos pessoais: descobri que não curto muito contos. Não há nada de errado com a escrita desses contos em específico: considerando-se esse formato, eles são muito bem escritos e eu me diverti lendo, mas percebi que pessoalmente não consigo me envolver tanto com histórias curtas.
Mesmo assim dou 4 estrelas ao livro pela qualidade de escrita, histórias divertidas e excelente representatividade. Manterei esse livro na minha coleção e quem sabe, quando estiver cansada da mesmice da literatura romântica, eu leia mais um conto de vez em quando :)
Para quem curte contos e quer ler histórias reais com personagens realistas, eu recomendo!
Profile Image for docebia⭐.
91 reviews3 followers
June 23, 2021
eu tô sem palavras de verdade pra essa coletânea de contos com protagonistas bissexuais, tô de cara com a perfeição da representatividade em cada um dos contos e como eles se conectam, simplesmente uau
Profile Image for Luís Fernando Roque dos Santos.
16 reviews3 followers
March 9, 2022
contos bissexuais para todos os gostos... ou não!

este eBook foi o que me fez instalar o aplicativo Kindle no celular, e agora recentemente, me fez comprar um aparelho Kindle. Realmente, pra quem pensa em comprar, não perca tempo!

mas voltemos ao assunto...

primeiro eBook, e primeiro contato que tenho com a escrita de Maria! uma linguagem fácil, sem muitos rodeios, apesar de pelo menos em uns 4 contos ter notado alguns erros bem bobos, sendo elu ume escritore que é bem relevante para a literatura infanto-juvenil nacional contemporânea (tô inventando palavra?! talvez, rs), esses erros me desanimaram um pouco, mas não me impediram de continuar a leitura. séries eu até paro de assistir quanto não curto, mas livros (pagos) eu já acho um absurdo, rs.

ler um livro repleto de representatividade bissexual, fugindo dos “clichês” (lê-se bifobia) na construções de personagens e histórias, é algo realmente muito, mas muito gratificante! eu, bissexual que sou, e recentemente no mundo da leitura, gostei demais! um universo cheio de personagens e até mesmo histórias conectadas (o que me pegou de surpresa umas 3 vezes) garante até mesmo continuações de praticamente todos os 12 contos - algo que já vem acontecendo, pelo que acompanho nas redes sociais.

falando em conexões e continuações, achei que alguns contos (“BregaFunk Do Amor”, por exemplo) acabam de uma forma muito estranha, como se do nada colocassem um ponto final na história. isso foi uma das coisas que me fez desanimar. puxando o gancho, outro desanimo que tive durante alguns pontos da leitura foi a excessiva contemporaneidade das histórias. algo extremamente pessoal.

um ponto que vou por aqui, é algo que há tempos se fala entre pessoas negras e/ou LGBTQIAP+, um incômodo mesmo: o excesso de relacionamentos interraciais e a caracterização, às vezes “exótica”, às vezes rasa, se tratando de personagens negres. acredito que autores branques (praticamente todes) terão (não sei até quando?!) de aprender sobre! e urgente!

mais, dou 3,5 estrelas considerando o eBook como um todo.

conto que mais gostei: “Estrela E A Flor”.
conto que eu menos gostei: “Um Papai Noel De Outro Planeta”.
conto que não sei descrever (até porque, senti certa romantização do relacionamento interracial das personagens, dada a época da história, inclusive): “Espero Que Não Perca”.
Profile Image for Leonardo Alves Dos Santos.
7 reviews
October 19, 2022
Este livro me agarrou já no primeiro conto, eu surtei de tanto que amei tudo no conto "Mas ... e se?" tudo nessa narrativa é perfeito e me pegou muito, a forma como é introduzida os personagens me cativou bastante. A forma como cada um deles vai evoluindo ao longo do conto me foi muito convincente e o melhor de tudo é uma história com um final super feliz e nada clichê. Quando eu comecei a ler "As razões de Henrique" e notei que era O MESMO HENRRIQUE, o surto foi ainda maior e ver os detalhes do passado dele, da Cris e do Pedro me fizeram sentir ainda mais amor pelo conto "Mas ... e se?".
Confesso que demorei um pouco para perceber que todos se passavam no mesmo multiverso, mas gostei muito quando percebi isso.
Os demais contos eu gostei bastante porém tem dois contos que pra mim destoaram dos demais um deles foi "Emma, Cobra e a criatura na parede" o conto em si eu gostei bastante, e tinha tido um entendimento do final,porém ao chegar em ¨Um Papai Noel de outro planeta" eu vi que tinha entendido errado (sim eles se conectam no ultimo conto) e por eu ficar meio perdido eu num sei se eu gostei tanto assim do primeiro kkkkkk, confuso? sim mas tudo em ¨Um Papai Noel de outro planeta" é confuso. E esse foi o conto que mais destoou pra mim dos demais. Eu passei o conto todo como o Noa sem entender nada do que estava acontecendo 😅.

No Geral eu AMEI MUITO a coletânea como um todo, e "Mas ... e se?" já é um dos meus contos favoritos da vida, vou guardar ele no mesmo lugar no peito que ¨Aí pelas três da tarde¨, de Raduan Nassar, que é até hoje meu conto favorito na vida.
Profile Image for Yumi.
11 reviews1 follower
July 23, 2022
A primeira metade é melhor que a segunda. Prefiro as história que são mais reais, das de ficção a única que achei boa foi “Estrela e a Flor”.
O último conto que termina o que aconteceu em “Emma, Cobra e a criatura na parede” foi meio entediante; eu entendo a proposta da escritora de conectar todas as histórias num mesmo universo/multiverso, mas não ficou interessante e ficou bem confuso, eu mal esperava acabar esse último conto.
Entretanto, as história realistas são muito mais legais, “As razões de Henrique” foi uma que me tocou muito pelo fato de que Henrique não sabia sobre o termo “bissexual”, que, apesar de eu já ter ouvido falar, era algo muito invisível pra mim o que fazia eu esquecer totalmente que tinha pessoas bissexuais e que eventualmente eu descobriria que eu sou uma delas.
Gostei muito do livro, que bom que o livro passa de ser apenas um protagonismo bissexual e passar a ser também sobre pessoas pretas, gordas e queer no geral, incluindo os não-binários!!!

“Mas… e se?” ⭐️⭐️⭐️⭐️
“Um corpo de verão”⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
“Espero que não perca”⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
“Amor de janela”⭐️⭐️⭐️⭐️
“Outra dimensão para nós dois”⭐️⭐️⭐️
“Estrela e a Flor”⭐️⭐️⭐️
“Azeitonas”⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
“As razões de Henrique”⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
“Emma, Cobra e a criatura na parede”⭐️⭐️
“Emma, Cobra e a garota no freezer”⭐️⭐️
“Bregafunk do amor”⭐️⭐️
“Um Papi Noel de outro planeta”⭐️⭐️⭐️
Profile Image for Carolina Muriano.
70 reviews2 followers
July 23, 2022
Personagens cis e trans, binários e não-binários, vivendo suas vidas, se apaixonando pelo vizinho, ajudando o avô com as compras, descobrindo novos super poderes; trisais, casais, solteires; músicos, estudantes, alienígenas. Tudo isso reunido em uma série de 12 contos com protagonistas bissexuais.

Gostei de alguns contos, alguns sombrios e outros engraçados. Tiveram representatividade nordestinas, representatividade lgbtqa+. Tiveram também menções a cultura pop, como Selena Gomez. Dei nota 3.5
Profile Image for Yael.
77 reviews
November 8, 2022
demorei bastante pra terminar de ler. sendo sincera, tem contos MUITO bons e tem outros que me deixaram totalmente confusa.
não tem uma obrigatoriedade de ler todos eles na ordem disposta como está, mas sugiro que façam isso (não vou entrar em detalhes, mas isso acaba sendo importante).
tô dando 3 estrelas justamente pelo que falei no início, tem contos que são muito confusos ou apenas muito arrastados.
Profile Image for nathália.
145 reviews3 followers
June 15, 2022
"Sempre tentei entender o que é o amor. Não consigo ver o amor como uma prisão, como uma corrente, muito menos como um campo aberto e livre; o vejo como uma casa, onde você recebe quem deseja receber, sem prender ninguém. A maioria das pessoas que entram são visitantes, elas chegam, tomam um café, conversam e depois saem, vão embora, algumas nunca mais voltam."
Profile Image for Cristiane Oliveira.
149 reviews
February 27, 2024
A gente sabe quando um livro foi escrito com o coração
Sei lá, gostei de ficar com um sorrisinho bobo durante a leitura, gostei de não ser uma história complexa para abalar a escrita do mundo, mas de ser uma história que conversa com a identificação daqueles que queriam/mereciam ter lido coisas assim lá nos 14/16 anos.
Profile Image for Keila Costa.
152 reviews
January 4, 2022
Quando peguei esse livro me assustei com a quantidade de páginas, até entender que eram vários contos e a cada leitura eu me apaixonava mais e mais.
Não tenho como ter um conto preferido, todos são maravilhosos.
17 reviews
February 15, 2022
As histórias são contagiantes e com todo tipo de representatividade, ver todas elas se conectando em determinado momento foi maravilhoso. Impossível não acabar se identicando em algum momento e se emocionando. Meus favoritos foram " mas e se " " Azeitonas " e " Amor de janela "
Profile Image for Luísa Hoff.
149 reviews
May 20, 2023
eu amei todos os contos!!!! Sério a autora conseguiu fazer eu amar todos os contos, sem exceção! Sem contar na diversidade que eles tem, sensacional. Todos os contos tem seu jeitinho próprio mas ainda sim interligados entre eles.
Profile Image for Laura Esteves.
19 reviews
October 24, 2021
eu sempre fui feliz nunca tive depressão!!!! muito bom ler tantos contos bem escritos e me sentir representada em todos eles. eu amei demais <3
Profile Image for Matheus Pfeifer.
32 reviews
January 3, 2022
Caralho sem palavras pra definir, um livro incrível com diversos contos com uma representatividade absurda, entregou tudo
Profile Image for Diana.
61 reviews3 followers
May 7, 2022
Everything connects
Profile Image for Kevin Corrêa.
7 reviews
July 7, 2022
Infelizmente não gostei. Os contos mesmo sendo interligados são mal desenvolvimento, e o foco só nos romances faz tudo ficar repetitivo e tedioso.
16 reviews
October 30, 2022
A REPRESENTATIVIDADE Q EU SEMPRE PROCUREI!!!!!!! todas as histórias sao simplesmente um sabor delicioso
Profile Image for Thayssa Thayssa.
37 reviews
January 2, 2023
Amei demais os primeiros contos, principalmente das duas garotas falando de Conectadas, mas nos últimos comecei a ficar cansada. É bom de ler, tem muita representatividade e personagem legal.
Profile Image for Rafa Panchorra.
34 reviews
March 14, 2024
Histórias gostosas e clichês, como o nome já diz, mas com muitas camadas e com muita diversidade. Contos muito bons e outros nem tanto, mas no geral, me senti muito (bem) representada.
Displaying 1 - 27 of 27 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.