Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Imortal (Tomás Noronha #10)” as Want to Read:
Imortal (Tomás Noronha #10)
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Imortal

(Tomás Noronha #10)

3.80  ·  Rating details ·  499 ratings  ·  60 reviews
Um cientista chinês anuncia de surpresa o nascimento de dois bebés geneticamente modificados. Logo a seguir é raptado. A imprensa internacional interroga-se, os serviços secretos mexem-se.

Tomás Noronha é interpelado em Lisboa por um desconhecido. Pertence à agência americana de tecnologia, DARPA, e revela-lhe um projeto secreto inspirado no Homem Vitruviano, de Leonardo da
...more
Paperback, Large print, 512 pages
Published October 24th 2019 by Gradiva
More Details... Edit Details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Imortal, please sign up.

Be the first to ask a question about Imortal

This book is not yet featured on Listopia. Add this book to your favorite list »

Community Reviews

Showing 1-30
Average rating 3.80  · 
Rating details
 ·  499 ratings  ·  60 reviews


More filters
 | 
Sort order
Start your review of Imortal (Tomás Noronha #10)
Jéssica | Chuvadeletras__
Feb 06, 2020 rated it really liked it
Shelves: read-2020
Este livro foi surpreendente.
À semelhança de outras histórias do autor, esta foca-se num tema base e explora, a partir do mesmo, várias vertentes, tais como o seu extremo, as suas repercussões, as suas vantagens e desvantagens. A temática em foco é a inteligência artificial e tudo o que a ela está associado, sendo que o autor conseguiu abordá-la de uma forma muito peculiar. E qual é a melhor maneira de acompanhar tudo isto? Penso que é unânime, através de uma das aventuras de Tomás Noronha, per
...more
Patricia Candeias
Nov 04, 2019 rated it it was amazing
Um livro fantástico, que tem tanto de real como de assustador. Este livro chama atenção para a evolução tecnológica e da IA, e até onde poderão chegar.
Sonya Serial Reader
Chronique complète sur le blog : https://liseuseenserie.blogspot.com/2...

Ce roman est une aubaine pour les passionnés par les thèmes de l'intelligence artificielle, l'avenir de l'humanité, la cyborgisation de l'homme, et toutes les folles avancées technologiques qui ne cessent de nous épater ou nous effrayer.
Fidèle à lui-même et à son métier de journaliste, Dos Santos nous livre ici des exposés scientifiques intéressants qui dénotent comme d'habitude de sa rigueur en matière de recherches et sa
...more
Rita Costa (Lusitania Geek)
Muito bom, adorei...o mais recente livro do JRS foi uma aventura de conhecimentos e arrepiante no que toca à tecnologia possa fazer à humanidade. Que consequências possa trazer este casamento tecnologia & humanos ? Será possível a imortalidade?! Recomendo este emocionante thriller da série Tomás Noronha. 5 ⭐️ ...more
Geraldina Nunes
Dec 04, 2019 rated it it was amazing
Há muito que um livro do José Rodrigues dos Santos não me entusiasmava tanto! Um tema super interessante (da inteligência artificial) bem construído.
Nuno Coelho
Dec 03, 2019 rated it it was amazing

Acabei “Imortal” de José Rodrigues dos Santos.

Não vale a pena fazer grande suspense sobre o tema: como seria de esperar gostei do livro. Surpresa seria o contrário.

O livro obedece à fórmula normal que JRS costuma utilizar: tem um tema de base que pretende desenvolver, neste caso a Inteligência Artificial os seus limites, perigos, alertas, e um revestimento com uma camada de ficção que tem como personagem central o historiador Tomás Noronha.

A natureza do tema não torna fácil a criação de um enred
...more
Paulo Teixeira
Dec 29, 2019 rated it it was ok
(PT) A minha primeira leitura no universo de José Rodrigues dos Santos e da sua personagem, Tomás Noronha, resultou num misto de interesse e rejeição. E de como mais de 500 páginas de enredo resultam num misto de muita conversa, e praticamente zero ação.

O livro divide-se em três partes: uma parte de conversa - mais de 200 páginas! - sobre o que vêm aí em termos de futuro, de como as tecnológicas, a americana e a chinesa, estão numa corrida para chegar aos computadores quânticos, à Internet da c
...more
Gabriela Simões
Jun 13, 2020 rated it really liked it
3,9*
Como romance, em termos de historia, vale muito pouco, não acontece grande coisa e tem muito info dump, contudo é uma info dump que me interessa imenso e que eu gostei muito de ler pela informação.
Contudo, se a temática de Inteligência Artifial não vou interessar de todo, não aconselho a ler pois acaba por ser uma leitura pesada nesse aspeto.
Se por outro lado for um tema que vos desperta a curisidade e querem saber mais, ontem está atualmente e onde pode chegar, aconselho imenso.
Eu gostei do
...more
Gizela Cardoso
Sep 05, 2020 rated it really liked it
A forma é uma fórmula que funciona e mantém-nos presos à argumentação e à ação. Quanto ao conteúdo, revisita antigas distopias e questiona a sua natureza fantasiosa: “E se...?” transforma-se aqui em “E quando...?”
João Mendes
Jan 02, 2020 rated it liked it
3 estrelas pelo assunto abordado e as opiniões discutidas. Como romance vale muito pouco. Mais parece um livro de divulgação científica. Se fosse esse o objetivo seria um bom livro, assim, deixa bastante a desejar.
Why do I keep doing this to myself?
Rui Gel
Jan 30, 2020 rated it it was amazing
Permanece o estilo mágico a que nos habituou. Um passeio pelo conhecimento de ponta. Uma espécie de National Geographic da Tecnologia. Bem escrito e bem contado. Aqui e ali um pouco precipitado e previsível mas obrigamos assim obrigou, penso eu.
Obrigado, José. Forte abraço. Que a magia continue.
Ana Maria
Nov 10, 2019 rated it it was amazing
Dentro do género do autor e da sua personagem Tomás Noronha. Uma aventura com base num possível futuro...
Nuno Mesquita
Aug 19, 2020 rated it liked it
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Pedro Vieira
Jun 16, 2020 rated it really liked it
Muito bom, sobretudo porque, tal como em todos os romances do José Rodrigues dos Santos, contém muita informação bem fundamentada em investigação tipicamente jornalística, neste caso sobre avanços tecnológicos com particular foco na inteligência artificial, e o que podemos esperar do futuro próximo nesse campo. Quanto ao romance em si (semi-spoiler) oscila entre uma conversa que mais parece uma entrevista ou documentário, e ação, que se lê muito bem, embora sem nada de estrondosamente surpreende ...more
Mariana Leal
Jun 01, 2020 rated it liked it
Mais um livro típico do José Rodrigues dos Santos, onde 20% é história e 80% é information dump. Normalmente nem me importo porque já sei ao que vou, mas como o tema deste livro - assistentes virtuais e inteligência artificial - são coisas com que trabalho diariamente, não aprendi tanto como gostaria. E a história também foi um bocado ridícula. Mas recomendo, quem não está tão por dentro da temática ainda aprende umas coisinhas :)
João Nabais
Apr 08, 2020 rated it it was amazing
O epílogo está bom
cate
Jun 26, 2020 rated it did not like it
tudo o que eu queria era que parassem de me explicar as coisas em info dumps
Dina Pacheco
Mar 19, 2020 rated it liked it
Tema muito interessante.
No entanto veio a reforçar a já minha ideia de que não sou de todo fã da escrita do JRS.
Nuno Carola
Feb 25, 2020 rated it it was amazing
“Ora, ora, doutor”, riu-se Tomás, pegando na caneta para preencher o formulário. “Daqui a pouco vai anunciar-me o fim das doenças.”
O historiador disse-o por graça, esperando mostrar assim o ridículo das proposições implícitas nas palavras do médico, mas para sua surpresa o doutor Godinho não manifestou o menor embaraço. Pelo contrário, acolheu a ironia que lhe apimentava as palavras como se de uma afirmação normal se tratasse, uma verdadeira declaração de facto.
“Para a sua mãe tudo isto vem um p
...more
Catarina - cat.literary.world
Jun 04, 2020 rated it really liked it
A mais recente aventura de Tomás Noronha é uma história muito atual sobre os impactos da tecnologia na nossa vida e no futuro. Um livro que junta os dados de "Homo Deus" à realidade de "1984" e nos apresenta um futuro aterrador, onde a tecnologia coloca os humanos em segundo plano. Leva-nos a questionar o que partilhamos online e que impacto isso pode ter na nossa vida. Recomendo vivamente este livro.
Ricardo Galante
Feb 21, 2020 rated it it was amazing
Interesting, insightful and impossible to stop reading.
Definitely recommend.
Daniela Gomes
Jan 10, 2020 rated it it was amazing
É um livro muito empolgante e interessante do ponto de vista tecnológico.
A personagem Tomás Noronha não desilude e é um prazer acompanhar as suas aventuras.
Como sempre é um gosto ler os livros de José Rodrigues dos Santos que sabe como cativar o seu leitor da primeira à última página.

It's a book very exciting and interesting from a technological point of view.
The character Tomás Noronha does not disappoint and it is a pleasure to accompany his adventures.
As always it is a pleasure to read José
...more
Inês Varela
Dec 05, 2019 rated it it was ok
A minha primeira desilusão com José R. Dos Santos. O tema é interessante, e tinha tudo para dar certo. Mas não deu. As primeiras 300 páginas são um martírio. 300 páginas de 2 personagens a conversar sobre IAG e singularidade é simplesmente demais. São trezentas páginas que representam 2 ou 3 horas de conversa. Muito massador.
Aprendemos muitos com este livro, a temática é interessante e faz-nos de facto pensar no futuro. No entanto, para o que estamos habituados de Tomás Noronho, é aborrecido. E
...more
Inês
Jan 08, 2020 rated it it was amazing
Sem palavras... Sempre que leio um livro de José Rodrigues dos Santos penso que é o melhor que já li do autor até à data e acabo sempre por me surpreender tanto pela pertinência dos temas como pelo desenrolar das situações das suas obras. Super actual, dá imenso material em que pensar, toda a humanidade deveria ler este livro para ter uma noção do pé em que a ciência se encontra neste momento. Super recomendado! 5*
João Correia
Feb 17, 2020 rated it really liked it
Como sempre, #JRS inunda-nos de conhecimentos profundos sobre uma matéria, desta vez Inteligência Artificial e variadíssimos outros progressos tecnológicos recentes, alguns dos quais no limiar da ficcção científica. Uma leitura muitíssimo interessante e que recomendo sem hesitação.
Marlene Santos
Dec 17, 2019 rated it it was amazing
Fantástico como sempre -cheio de informação verídica numa forma fácil de seguir e perceber.
Adorei e recomendo.
L'atelier de Litote
Un livre qui n’a pas finit de nous inquiéter car lorsque l’auteur décide d’aborder le thème de l’Intelligence Artificielle, il le fait de manière extrêmement approfondie. Je n’ose même pas imaginer la somme du travail de recherche qu’il a dû effectuer pour nous livrer une nouvelle histoire en compagnie de Tomás Noronha. Par le biais du personnage de Weilmann, il va explorer, décortiquer, tous les tenants et aboutissants de l’IA, et c’est littéralement flippant. Tomás Noronha est le néophyte en l ...more
Mak Canhão
Apr 18, 2020 rated it it was ok
Shelves: 2020
📚✒ "Um cientista chinês anuncia o nascimento de dois bebés geneticamente modificados. Logo a seguir é raptado." Entra em ação Tomás Noronha, o célebre historiador e personagem principal de vários dos livros de José Rodrigues dos Santos, para investigar o desaparecimento do cientista envolvido no projeto secreto chinês de desenvolvimento do Homem Vitruviano.
Discorrem-se factos e dúvidas éticas e morais sobre o desenvolvimento da inteligência artificial e o fim da vida humana como a conhecemos, s
...more
Margarida Coelho
Jul 31, 2020 rated it it was ok
This book was really a journey. I think that this book completely shifted my perspective of the world, of the future and the human race. And that's truly amazing but also reallyyyyyyy SCARY. I recommend this book and I think is something that we should be aware of and we should reflect upon. However this book is all about the information and the story lacks a lot, that makes it truly hard to read sometimes, besides the fact that the information has to be told multiple times which makes its a lit ...more
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 next »
topics  posts  views  last activity   
Goodreads Librari...: Please add this book to the series 2 16 Nov 12, 2019 11:30AM  

Readers also enjoyed

  • A Noite em que o Verão Acabou
  • Margarida Espantada
  • A Morte do Papa
  • Ensina-me a Voar Sobre os Telhados
  • Frei Luís de Sousa
  • Equator
  • Baltasar and Blimunda
  • Suite 405
  • Nothing Ventured (Detective William Warwick, #1)
  • O Pianista de Hotel
  • Felizmente Há Luar!
  • A Célula Adormecida
  • Een Idea verschijnt (De moord op Commendatore, #1)
  • O Cavaleiro da Dinamarca
  • A Maldição do Marquês
  • D. Manuel I -  Duas irmãs para um rei
  • Ganhei Uma Vida Quando Te Perdi
  • A Fada Oriana
See similar books…
José Rodrigues dos Santos is the bestselling novelist in Portugal. He is the author of five essays and eight novels, including Portuguese blockbusters Codex 632, which sold 192 000 copies, The Einstein Enigma, 178 000 copies, The Seventh Seal, 190 000 copies, and The Wrath of God, 176 000 copies. His overall sales are above one million books, astonishing figures considering Portugal’s tiny market. ...more

Other books in the series

Tomás Noronha (10 books)
  • Codex 632 (Tomás Noronha #1)
  • A Fórmula de Deus (Tomás Noronha #2)
  • O Sétimo Selo (Tomás Noronha #3)
  • Fúria Divina (Tomás Noronha #4)
  • O Último Segredo (Tomás Noronha #5)
  • A Mão do Diabo (Tomás Noronha #6)
  • A Chave de Salomão (Tomás Noronha #7)
  • Vaticanum (Tomás Noronha #8)
  • Sinal de Vida (Tomás Noronha #9)

Related Articles

When two complete opposites meet—one who believes in soul mates and one who doesn’t—will they fall in love despite their differences?   A nod...
29 likes · 5 comments