Platão é considerado um dos nomes mais importantes para a compreensão do pensamento filosófico no Ocidente. Ele foi aluno de Sócrates, de quem registrou as ideias, e professor de Aristóteles – apesar das divergências que posteriormente os separaram. Assim, quando se pensa em filosofia clássica, é o nome de Platão que desponta. Um de seus legados maisimportantes é a concepção do mundo das ideias em contraposição ao mundo dos sentidos. Para explicar essa teoria, o filósofo grego formulou a “alegoria da caverna”. O que você faria se vivesse aprisionado numa caverna, de costas para sua abertura, e classificasse como reais asimagens refletidas na parede dessa caverna? Esse livro apresenta essa e outras ideias do pensador grego, que revolucionou para sempre as formas de interpretar a realidade.
Foda desses livros é que as vezes foca muito em outras pessoas, como nesse caso, focou tanto em Aristotle, apesar de importante para a história de Platão, por ser uma obra tão pequena, queria que fosse mais focado exclusivamente na pessoa...
Aristocles ou Platão foi um pensador muito importante para a humanidade com suas teses e também por expor as ideias de Sócrates que não havia escrito nada. Este livro é bom porém eu ainda prefiro o de Sócrates (se ele realmente existiu) então minha nota é 3,porém eu recomendaria para todos que querem entender a história de vida de Platão e suas ideias,por exemplo o mundo das ideias e mundo dos sentidos. Aristocles também chegou a questionou a democracia (que só funcionava para os homens com mais de 30 anos,ou seja 10% da população) e disse que o sistema perfeito seria que os filósofos controlassem o governo. Porém a parte que eu não gostei foi o fato do livro ser muito repetitivo e Platão acreditava nas ideias inatas.
This entire review has been hidden because of spoilers.