Não importa se você tem 9 ou 90 anos. Se tem um espírito questionador aguçado, é provável que perguntas cabeludas fiquem martelando na sua cabeça. Afinal, o mundo é uma fonte inesgotável de curiosidade. Nesse livro, Mari e Iberê, criadores do Manual do Mundo – o canal do YouTube que, em 10 anos, conquistou mais de 11 milhões de inscritos –, reuniram 80 dúvidas cruéis escolhidas a partir das sugestões enviadas por seus seguidores. Aqui você encontrará informações científicas de qualidade com o jeito claro, atraente e divertido que virou marca registrada do canal.
Mais uma descoberta legal em meia aos e-books gratuitos que as editoras disponibilizaram na quarentena. O livro traz a resposta a várias dúvidas em uma linguagem simples e acessível, sem, no entanto, ser muito infantil. Acaba sendo uma ótima leitura tanto para crianças (mais velhas, claro) quanto para adultos. Adorei!
Sou fã do Iberê desde os primórdios do Manual do Mundo, onde ele fazia os experimentos na cozinha de casa e ele mesmo tocava e cantava a musiquinha da vinheta... Então é óbvio que não poderia deixar de prestigiar o livro Dúvida Cruel, que me lembrou muito o Guia dos Curiosos que foi um grande sucesso nos anos 90 (o qual também indico a leitura). Dúvida Cruel é uma leitura rápida, divertida e acessível a todas as idades.
Livro pequeno, porém muito interessante de ser lido, daqueles tipos de livros que valem a pena de serem lidos para aprender algo novo e diferente em um momento livre.
Gostei muito desse livro porque ele nos dá muitas informações de uma forma bem simples, e com bastante referências, muito melhor que o "Você sabia" que trás uma monte de informações errôneas.
Vale bem a pena a leitura para quem busca uma fonte de informação rápida e confiável, porém, o livro traz algumas informações que valem a pena serem aprofundadas, então para pessoas como eu a leitura acaba ficando mais intensa.
Foi meu livro de quarentena / pandemia! Esse ano entrei numa ressaca literária desgraçada e na vdd acabei descobrindo que: eu lia mais era em transporte público mesmo. Então, com a pandemia, meu ritmo de leitura diminuiu muito (vide meu desafio do ano que não cheguei nem na metade kkk) - e minha atenção e foco para ler também :( Esse livro ficou gratuito durante o início da quarentena e eu aproveitei - ele é curtinho, escrito de forma didática, e cobre várias dúvidas legais e genuínas, então foi uma boa leitura para pegar nesse contexto. Eu lia um pouquinho ao longo dos dias (geralmente 1 ou 2 dúvidas antes de dormir) e por isso "demorei" tanto. Recomendo pra todos, mas especialmente pra quem perdeu o ritmo na leitura, como eu, ou pra quem já não está tão acostumado assim a ler; e também para crianças mais velhas e adolescentes, já que estimula bastante a curiosidade. Um bônus legal é que algumas dúvidas vêm com links de vídeos do canal Manual do Mundo - e alguns são experimentos pseudocientíficos feito em casa mesmo.
Ao terminar desacreditei, pois tantas coisas abordadas neste livro estão na maioria das vezes em frente aos nossos olhos, sempre ao nosso derredor, porém, nunca paramos para prestar atenção nesse simples detalhes mas nesse livro abre o novo leque de curiosidades sobre nossa mente, sem dúvidas desperta sobre nossa vida uma grande vontade de aprender mais sobre esse misterioso mundo em que vivemos.
Gosto bastante de livros assim com curiosidades, algumas eu já sabia mas é sempre bom relembrar e aprender coisas novas. A Olga criança agradece hahaha