A Terapia Cognitiva e Comportamental afirmou-se como uma modalidade nuclear na prática da psicoterapia. A sua evolução, diversidade e práticas validadas cientificamente confirmam-na como uma solução importante para diversas problemáticas e contextos de intervenção. Reunindo os contributos de psicoterapeutas reconhecidos, neste primeiro volume de um conjunto de dois, dedicados a esta modalidade de terapia o leitor poderá encontrar informação sobre dimensões da intervenção e aspetos técnicos, em áreas comunicação terapêutica; ganho de consciência e mudança de significados; regulação emocional; confronto e exposição; desenvolvimento de competências; uso de intervenções experienciais; intervenções na crise e contextos de saúde e uso de medicação durante a psicoterapia. Com recurso a casos clínicos e vinhetas de intervenção, os autores, com evidente preocupação pedagógica, proporcionam textos com exposições claras, práticas e de grande sensibilidade clínica. Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais é uma obra indispensável a todos os que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre estas práticas terapêuticas e suas relações com outras abordagens clínicas e contextos de atuação. (...) É assim um livro que nos fala de percursos para promover mudanças, que se desejam profundas, devolvendo à pessoa o sentido de autoria o qual, através da aceitação criativa e transformadora da realidade, permite caminhar no sentido da ‘libertação da liberdade’. Constança Biscaia, in Prefácio
Completa o curso de Psicologia na Universidade de Lisboa, em 2002, tendo realizado estágio profissional e exercido subsequentemente no antigo Hospital Júlio de Matos.
Neste contexto teve a oportunidade de trabalhar, entre outros, em internamento psiquiátrico, ambulatório e em núcleo de intervenção comunitária. No serviço de psicoterapia comportamental participou na Consulta de Stress Traumático e nos grupos de stress de guerra.
Durante este período termina a formação em Psicoterapia na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva e o mestrado em Stress e Bem-Estar.
Em 2007 sai do Hospital para fazer doutoramento em Psicologia Clínica, que termina em 2011. Atualmente para além da atividade como psicoterapeuta dá formação e leciona nas áreas da psicoterapia e psicologia clínica.
É um livro super completo, aprofundado e que inclui exemplos clínicos. Acho que pode ser bastante útil a quem, como eu, acabou recentemente o curso e quer clarificar alguns tópicos e procedimentos. Aconselho, imenso!